22 Perguntas para Conhecer a Personalidade de uma Pessoa

16 Perguntas para Conhecer a Personalidade de uma Pessoa

Você sabia que existem perguntas para conhecer a personalidade de uma pessoa da maneira correta? Isso mesmo! Com algumas questões principais, é possível ir extraindo as informações que você precisa o que ajuda muito, principalmente, na hora de fazer contratações para entrevistas de emprego.

Mas não vamos falar só daquelas perguntas comuns que mais aparecem e que todos já conhecem. Neste post, você vai conhecer outras perguntas que podem aparecer e melhorar a sua conexão com o outro. Entender melhor as pessoas traz inúmeros benefícios, como uma relação mais harmoniosa, entrega de demandas mais certeira, clima mais leve no ambiente e mais conexões humanas!

Por isso, neste artigo, você vai ver:

  • • o que forma a personalidade de alguém?;
  • • como faço para conhecer melhor uma pessoa?;
  • • 22 perguntas para conhecer a personalidade de uma pessoa;
  • • como entender a personalidade de uma pessoa?

O que forma a personalidade de alguém?

Antes de você saber quais são as perguntas para conhecer a personalidade de uma pessoa, é importante entender como essa personalidade se forma.

Nós somos seres feitos de pensamentos e experiências.

Tudo o que somos é reflexo da criação dentro de casa e na escola, da interferência do meio, da forma como crescemos, do convívio com amigos e outros familiares, do que consumimos livros, filmes, notícias , do que admiramos e das oportunidades que a vida nos dá ou nos tira.

Acontecimentos podem marcar pessoas, para o bem ou para o mal, e interferir na construção da personalidade delas.

A personalidade, em si, é denominada como uma característica do ser humano responsável por organizar os sistemas físicos, fisiológicos, psíquicos e morais.

De modo geral, ela é criada com base nos valores morais de cada um, pelo seu modo de agir, pensar, sentir, julgar e ser julgado. E ela é quem pautar quem nós somos.

Como faço para conhecer melhor uma pessoa?

Para conhecer alguém você precisa se aproximar, conversar, se mostrar solicito, gentil e ser observador.

Isso nada mais é do que se relacionar com o outro, seja no âmbito pessoal, emocional, profissional, etc.

É claro que conversas “jogadas ao vento” podem ajudar você a notar diversos aspectos da pessoa. Mas algumas perguntas específicas conseguem ser mais eficientes neste quesito.

Por isso, você vai conhecer algumas agora!

22 perguntas para conhecer a personalidade de uma pessoa

As perguntas para conhecer a personalidade de uma pessoa precisam ser feitas de forma natural e fluir durante a conversa. Isso porque é importante não deixar o outro se sentindo pressionado.

Conhecer a personalidade de alguém antes mesmo do convívio é ideal em muitos casos, principalmente no ambiente de trabalho, uma vez que a boa convivência é necessária para que os negócios possam fluir.

Além disso, é importante que os perfis sejam compatíveis. Mesmo buscando diversidade e novas percepções, é importante contar com indivíduos que estejam engajados na causa, focados e comprometidos com o trabalho.

Por isso, é ideal fazer essas 16 perguntas para conhecer a personalidade de uma pessoa:

  1. 1. quais são seus hobbies?;
  2. 2. qual é a sua maior paixão?;
  3. 3. qual é o seu maior sonho?;
  4. 4. qual é o seu maior medo?;
  5. 5. qual é o seu livro ou filme preferido?;
  6. 6. que tipo de conteúdo você consome nas redes sociais e na internet?;
  7. 7. o que você queria ser quando era pequeno?;
  8. 8. como você acha que seus pais descreveriam você?;
  9. 9. você se considera uma pessoa feliz?;
  10. 10. qual acontecimento de sua vida mais marcou você?;
  11. 11. quais são as suas maiores qualidades e defeitos?;
  12. 12. você mudaria algo em você? o que seria?;
  13. 13. qual a qualidade em outra pessoa que mais agrada a você?;
  14. 14. como você lida com um colega de quem não gosta?;
  15. 15. como você lida com o estresse no trabalho?;
  16. 16. quando você está sozinho, sente liberdade ou solidão?;
  17. 17. como você lida com imprevistos? qual o primeiro sentimento que aparece ao se deparar com um?
  18. 18. qual frase te representaria melhor?;
  19. 19. o que mais te irrita em você mesmo?;
  20. 20. o que você gostaria de tentar e nunca teve a chance?;
  21. 21. o que você ainda gostaria de aprender?;
  22. 22. caso tenha apenas mais um dia de vida, o que você faria?

Como entender a personalidade de uma pessoa?

A partir das respostas dadas durante os diálogos, é possível identificar aspectos comportamentais e psicológicos do indivíduo, compreendendo a forma como ele se enxerga e vê o mundo.

Assim, também é possível entender as percepções e o que a pessoa espera dos outros, identificando suas frustrações, medos, conquistas, necessidades e anseios.

Dessa forma, quem está “observando e analisando” o comportamento e a personalidade do “entrevistado” poderá tirar conclusões mais sólidas e não precipitadas.

Para entender a personalidade da pessoa, é possível cruzar as respostas com o aspecto psicológico que se espera para um cargo, por exemplo. Ou, então, em uma relação comum, um diálogo entre colegas, você percebe quem tem mais a ver com você, os mesmos gostos ou ambições. É possível, ainda, admirar uma personalidade que você gostaria de ter.

Mas como isso é possível?

Por exemplo, quando alguém responde que não sabe como se vê no futuro, podemos esperar que seja alguém livre de amarras, que não é ansioso e que gosta de focar no momento presente. Pode ser que essa pessoa se dê bem com quem gosta de aventuras, viagens ou pessoas que não seguem uma rotina.

Por outro lado, no âmbito empresarial, por exemplo, é possível que seja alguém ideal para ficar no cargo por muito tempo ou alguém que não tenha ambições e, por isso, pode ficar estagnado.

Com uma resposta, você tem mais de uma possibilidade. O que vai ajudar a dar clareza será a combinação das respostas.

Ainda seguindo o mesmo exemplo, analise a resposta da pergunta mais o que a pessoa disse ao ser questionada sobre “como seus pais te descreveriam”.

Caso diga uma pessoa sem futuro, sem limites ou que vai continuar sempre vivendo na casa deles, pode ser que não seja um perfil profissional ideal para trabalhos que necessitem de solidez e comprometimento.

Já se a resposta for “alguém maduro, espontâneo e focado no presente”, é provável que essa pessoa mergulhe de cabeça na profissão, na oportunidade presente, e não fique encantada com outras propostas de trabalho fora da empresa atual.

Mas as perguntas para conhecer a personalidade de uma pessoa vão além de criar laços, fazer amizades ou passar em uma entrevista de emprego. Elas podem ser até mesmo ser um meio viável para a criação de personas no ambiente profissional ou ao dar algum diagnóstico médico para um paciente, por exemplo.

Porém, é importante lembrar que não devemos ultrapassar os limites e nem forçar o outro a responder nada que não esteja confortável. Até porque, as negações também têm muito a dizer sobre o perfil do indivíduo.

Conclusão

Neste artigo você entendeu como se forma uma personalidade, um conjunto de aspectos físicos, psicológicos e morais de um indivíduo.

Além disso, viu como compreender alguém melhor e quais são as perguntas para conhecer a personalidade de uma pessoa. Por fim, viu que por meio destas perguntas, é possível fazer conexões entre as respostas para entender melhor o perfil de cada um.

Gostou de saber como conhecer melhor o próximo? Coloque essas perguntas em prática e veja como você pode se surpreender! Aproveita e saiba como fazer o Teste de Eneagrama para descobrir mais sobre você!

Continue acompanhando a Ignição Digital para mais conteúdos como este e deixe seu comentário com mais perguntas para conhecer a personalidade de uma pessoa!

Fórmula de Lançamento - Ebook

Participe do meu grupo no Telegram! Sacadas e conteúdo exclusivo para quem quer se aprofundar mais no mundo do marketing digital, lançamentos e 6 em 7.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Ao se inscrever, você também irá receber e-mails de promoção/marketing do Erico Rocha

One thought on “22 Perguntas para Conhecer a Personalidade de uma Pessoa”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *