Como criar um negócio: autor de 42 best sellers dá dicas para a criação de um negócio lucrativo

como criar um negócio

Ser capaz de identificar um nicho de sucesso e montar um negócio lucrativo a partir disso é o sonho de muitas pessoas.

Se você não sabe como fazer isso, uma das melhores formas de aprender é com os ensinamentos de um empreendedor de sucesso, uma pessoa que teve que começar do zero para construir seus negócios.

Andrei Parabellum, detentor do recorde de maior seminário online de negócios do mundo e autor de 116 livros, dos quais 42 são best sellers na Rússia, dá dicas de ouro sobre o que você deve fazer para encontrar um bom nicho de mercado e desenvolver os seus negócios a partir disso.

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Os temas da entrevista são:

Como começar: servir ou criar um mercado?
Escolhendo o nicho
Estabelecendo um negócio: criando seu marketing
Se destacando da concorrência
Como criar um mercado
O passo mais importante para começar

Como começar: entrar no mercado

Ou você entra, ou você cria um mercado.

Servir o mercado é escolher entrar em um mercado já existente. Essa opção, segundo Andrei, é a mais fácil. E por que seria mais fácil entrar em um mercado cheio de concorrentes? Exatamente por isso. A presença da concorrência deixa as coisas mais fáceis…

Se você tem concorrentes significa que já existe público para os seus produtos. Além disso, esse público já consome o seu tipo de produto. Se ele não consumisse, você não teria concorrentes. É por isso que entrar em um mercado com concorrentes é mais fácil: as pessoas já possuem a vontade de consumir aquilo que você vai vender. A única coisa que você precisa fazer é que eles escolham o seu produto.

Escolhendo o nicho

Para escolher, basta que você siga dois simples passos.

Utilize ferramentas como as do Google (Trends e Adwords são boas opções) para saber a popularidade que o seu produto teria. Se pelo menos 10mil pessoas procurarem mensalmente por isso, você já pode começar.

Quanto maior o número, melhor. No entanto, fique atento. A partir de 1 milhão de pessoas o nicho deixa de ser uma boa escolha, pois será muito difícil atingir a audiência de modo geral sem ser necessário investir grandes quantias.

Estabelecendo um negócio: criando o seu marketing

É aqui que muita gente se complica. Basicamente, existem três opções:

1. Ser um expert/guru

Essa é a opção mais difícil por duas razões: nem todo mundo é um expert, e você pode pensar que é um quando na verdade não é. Mesmo que você seja, ser reconhecido do zero já como um guru dificilmente irá funcionar.

2. Ser um estudante

Segundo Andrei, esta é uma das mais simples e eficazes.

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Como estudante de um determinado assunto, você cria uma identificação com o seu público, que pode estar procurando pelas mesmas respostas que você.

Aqui, você precisa deixar claro o que você estudou e está estudando, mostrando como seus resultados foram promissores e dizendo como eles podem ajudar outras pessoas naquela situação.

3. Encontrar um expert

Encontre um expert que não seja bastante conhecido, mas que já tenha um certo nível de popularidade.

Você precisa mostrar a essa pessoa que com a sua ajuda será possível aumentar bastante a renda que ela tem atualmente. O objetivo é que cada um fique com 50% dos lucros. Sua função será transformar o conhecimento daquela pessoa em um produto.

Você será, basicamente, um produtor. Cuidando do planejamento de eventos ao vivo, online, E-books, entre outras coisas. No final das contas você vai fazer tudo que teria que fazer para que seu negócio atingisse o sucesso. A grande diferença é que você não é a fonte criadora do produto vendido.

É uma boa opção, pois você e o expert sairão felizes.

Se destacando da concorrência

Essa etapa é simples, mas exige uma boa visão e criatividade. Você precisa encontrar os furos no seu mercado.

Quais são as abordagens que ainda não foram exploradas?

Se seus concorrentes fazem somente eventos ao vivo, o que você precisa fazer? Eventos online. Mas não se esqueça de também fazer os ao vivo. A grande sacada é fazer o que o seu oponente faz, além de serviços exclusivos. Sempre é possível encontrar um terreno inexplorado. Faça isso.

Outro ponto que pode ser explorado é a grande opção de serviços com preços distintos. Muitas vezes os clientes não podem pagar por um produto ou serviço mais completo, e é aí que a opção de planos mais simples se encaixam. É algo comum em vários segmentos, desde companhias aéreas, que contam com passagens de classes diferentes, até consultorias, que possuem planos com uma maior variedade de serviços de acordo com o preço pago.

Como criar um mercado

Se você decidiu explorar um tipo de produto que não foi explorado ainda, alguns cuidados especiais devem ser tomados.

Andrei começou do zero quase que por acidente…

Por conta de uma aposta ele resolveu criar um blog que mostraria para as pessoas tudo que ele estava fazendo para conseguir criar um livro em três semanas. Seu negócio de sucesso começou aí, por conta dos seguintes passos:

Aulas grátis

Como era gratuito, qualquer pessoa podia ter se inscrito no blog de Andrei para conferir o progresso dele com a tentativa de escrever um livro em 3 semanas.

Depois do experimento, 56 pessoas haviam concluído um livro em 3 semanas.

Foi assim que ele conseguiu o seu primeiro “case”, ou seja, ele conseguiu dados que mostravam que seu programa funcionava.

Esse é o grande motivo de oferecer treinos grátis: você pode construir um case, e ele vai estimular outras pessoas a participarem de seus treinamentos.

Andrei aconselha que você consiga reunir 100 pessoas que tiveram uma mudança de vida por conta de seu treinamento.

Não precisa ser nada de outro mundo. Pequenas conquistas são ótimas, pois mostram que é algo fácil de ser alcançado e fazem o seu futuro cliente se sentir mais confortável.

Por que é importante educar seu público?

Crie serviços pagos

Agora, com um case que mostra a eficiência de seu produto/serviço, é possível criar planos pagos. No caso de cursos, você pode fechar seu curso gratuito e reabri-lo como um pago, mas cuidado.

O ideal é que você continue criando cursos gratuitos, mesmo que já esteja com um bom curso pago.

Eles servem para atrair novas pessoas que precisam experimentar o seu conhecimento antes de adquiri-lo por completo.

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Uma forma garantida e prática é oferecer, gratuitamente, 20% do seu conteúdo pago. Fazendo isso a pessoa terá uma ideia de como o seu programa de treinamento funciona.

Ela pode até mesmo começar a aplicar algumas das técnicas que você utilizou durante a demonstração desses 20% e perceber que elas geram resultado.

Esse resultado será um forte motivo para que elas voltem e consumam o seu produto completo.

O passo mais importante para começar

Andrei acredita que o passo mais importante para qualquer pessoa que esteja começando é a dedicação. Todos os dias, incluindo sábado e domingo, você deve dedicar pelo menos 1h do seu dia para o seu sonho.

Se você não for capaz disso, ou se não quiser se dedicar todos os dias, mesmo que compense durante o resto da semana, significa que você não está pronto para correr atrás do seu sonho ou que não está levando ele a sério.

Recapitulando

Você precisa:

Decidir se vai criar um mercado ou entrar em um já existente
Definir o seu nicho
Estabelecer o seu marketing
Se destacar da concorrência aproveitando as brechas deixadas por ela
Se dedicar diariamente

Todas as pessoas que começam do zero seguem esse caminho, estejam elas conscientes disso ou não. Você também pode fazer o mesmo para alcançar o sucesso.

Veja outra entrevista com Andrei: Conheça os 3 passos para criar um infoproduto

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One thought on “Como criar um negócio: autor de 42 best sellers dá dicas para a criação de um negócio lucrativo”

  1. Esse Andrei é o cara!
    Adorei a entrevista. Vai me ajudar muito nas minhas decisões daqui pra frente.
    Obrigado Érico por colocar tanto conteúdo de qualidade.

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