Tudo O que Precisa Saber Sobre Arquitetura de Informação

Arquitetura de informação (AI) não é um termo fácil de ser compreendido, mas hoje você sairá deste post sabendo tudo sobre o assunto.  Para entender a ideia de arquitetura de informação é preciso imaginar um site. Pense em site que você considera bom. Pensou? Se você considera esse um site intuitivo e fácil de usar, bem estruturado e relevante, saiba que deve tudo isso à arquitetura da informação.

Na prática, arquitetura de informação é sobre organizar e disponibilizar informações de forma clara e estruturada. Pode ser um pouco difícil definir esse conceito, que é muito mais fácil de ser explicado quando se mostra na prática.

Como a arquitetura de informação pode influenciar no meu negócio?

Tudo que é criado de forma virtual depende da arquitetura da informação. Sites, páginas, aplicativos, programas, serviços digitais, lojas virtuais, etc. Se, a primeira vista, o produto não for inteligível para quem está acessando, a pessoa simplesmente deixará de usá-lo. Ela vai fechar a página, excluir o aplicativo, desinstalar o programa. Assim, você perderá um cliente.

Da mesma forma, a arquitetura de informação tem o poder de turbinar sua presença digital e moldar o site de acordo com seu público-alvo e sua segmentação. Uma boa AI pode aumentar consideravelmente a sua conversão de leads, por exemplo.

A AI está diretamente ligada ao design, apesar de não fazer parte dele. É a partir da representação visual da arquitetura de informação que a mágica acontece. Quando não encontramos algo que estamos procurando em algum site ou aplicativo, pode culpar a arquitetura de informação. É papel dela fazer com que nós entendamos aquele ambiente. Se a organização foi mal feita ou as categorias não fazem sentido, o mesmo.

Arquitetura de informação e SEO

O que a AI e o SEO tem a ver? Toda a arquitetura de informação precisa ser desenvolvida juntamente com um profissional de SEO, caso contrário, será preciso realizar muitas mudanças para tornar o site otimizado no futuro.

As tarefas e responsabilidades de quem realiza a AI de um site, por exemplo, coexistem com as de SEO, como desenvolvimentos de persona e fluxos, por exemplo.

Gostou de saber um pouco mais sobre arquitetura da informação? Continue acompanhando a Ignição Digital e saiba tudo sobre marketing digital!

 

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *