O Que Significa Compliance? Descubra Aqui!

O Que Significa Compliance? Descubra Aqui!

Você sabe o que significa compliance? Essa é uma área importantíssima para o funcionamento correto de uma empresa, e se você ainda não tem conhecimento sobre como aplicá-la, é hora de começar!

Quer saber o que é e como você pode utilizar o compliance para facilitar as funções burocráticas de seu negócio? Confira este artigo que preparei para você!

O que significa compliance e como ele funciona dentro da empresa?

Compliance vem do verbo em inglês “to comply”, que em português significa algo como “agir de acordo com o que estabelece uma regra”. Isso já dá uma boa ideia do que significa compliance, certo?

CLIQUE e baixe o ebook!

Essa função tem como principal objetivo manter os ideais e o fluxo de trabalho da empresa alinhados aos preceitos apontados pelas principais normas. Isso é importante desde os códigos trabalhistas até as áreas fiscais, contábeis, financeiras e ambientais, por exemplo.

Porque trabalhar com compliance é importante para o seu negócio

Não basta saber o que significa compliance, mas também as razões pelas quais você deveria aplicá-lo à sua empresa, ainda que em níveis menos expressivos, de acordo com o tamanho do negócio que você comanda.

Tenha em mente que essa área não é somente uma “fiscalização” das regras vigentes relacionadas ao seu segmento, mas também um ponto de incentivo para melhorias internas e externas, além de uma colaboração efetiva para a mediação de conflitos.

Regulamentar as questões envolvidas em seu trabalho diário é fundamental para atingir mais solidez e tranquilidade diante dos objetivos buscados. Seria impossível gerar uma estratégia eficiente sem saber se isso está sendo feito de maneira ética e correta, e por isso uma função que faça tal controle é tão importante.

Como funciona na prática?

A teoria por trás da função de compliance parece simples, mas como isso é aplicado na prática?

É essa área que é responsável por conectar de maneira satisfatória a felicidade do trabalhador em fazer parte da equipe aos preceitos éticos e humanos de seu negócio.

Porém, como previsto, não é um trabalho exatamente simples! Isso não exige somente um conhecimento ímpar de sua empresa, mas também dos processos realizados ali. Todo detalhe interno ou externo, relacionado às estratégias ou ao cotidiano da empresa deve ser levado em conta e muitas análises são necessárias.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Resumidamente, amigo empreendedor, a ideia geral da função de compliance é pegar uma mistura entre as concepções e estratégias da empresa tanto para si mesma quanto para o ambiente ao qual está associada. A partir disso, então, os responsáveis pela área irão gerar um mapeamento de processos de mudança ou com o objetivo de manter o trabalho feito até então.

E você? Gostou dessa sacada? Já pensou em adicionar essa função ao seu negócio? Saiba mais sobre como gerenciar sua empresa com as dicas do Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *