Tipos de Investidores — Descubra Qual é o Seu Perfil

tipos de investidores

Antes de fazer qualquer tipo de investimento, é importante planejar-se, reconhecer seus recursos e, ainda mais importante, descobrir o seu perfil. Isso é necessário porque existem diversos tipos de investidores e isso é determinante para se chegar a melhor alternativa para você e ao que espera a curto, médio ou longo prazo.

Para te ajudar a reconhecer o seu perfil e descobrir qual investimento é ideal para as suas expectativas, separamos os tipos existentes. Veja cada um deles e entenda com qual se identifica mais. Além disso, vale ressaltar que não só você chegará a essa conclusão. As instituições financeiras também farão pesquisas para entender que tipo de perfil é o seu.

Os três tipos de investidores do mercado

Essencialmente, existem três tipos de investidores. Cada um deles determina um caminho a seguir, uma possibilidade de risco diferente e rentabilidade. Veja se você é conservador, moderado ou agressivo.

Conservador

Os investidores conservadores buscam segurança acima de tudo. Para investir, mesmo que a rentabilidade não seja alta, esse perfil precisa de garantias e previsibilidade. Por conta disso, é mais comum que apliquem em renda fixa pré-fixados ou com alta liquidez, como a poupança.

É importante dizer também que esses investidores têm uma baixa disposição para lidar com riscos, além de, consequentemente, terem uma baixa rentabilidade com a carteira.

Moderado

Os tipos de investidores moderados não são tão receosos assim, mas ao mesmo tempo precisam de alguma segurança. Por conta disso, eles têm características dos outros dois perfis e estão, de forma mediana, dispostos a lidar com os riscos.

O nível deste perfil é exatamente intermediário. Então, eles também costumam investir em renda fixa, mas têm disposição a variáveis para potencializar os ganhos. Assim, sua rentabilidade com a carteira vai de intermediária a elevada.

Agressivo

O agressivo é o que tem mais disposição a lidar com risos. Ele dá valoriza a segurança, mas dá prioridade para gerar mais rentabilidade. Por isso, está disposto a colocar dinheiro em opções menos garantidas. Consequentemente, a rentabilidade obtida com a carteira costuma ser elevada.

Agora que você já entende quais são os tipos de investidores e pode ver qual perfil tem mais a ver com o seu, fica mais fácil pensar qual caminho seguir para fazer bons investimentos.

Continue acompanhando o Ignição Digital e assine a newsletter para receber sempre conteúdos relevantes!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *