8 Etapas do Planejamento Estratégico que São Essenciais Para Seu Negócio

etapas do planejamento estratégico

O planejamento estratégico de empresas é a melhor forma de atingir as metas desejadas sem se perder nos prazos e organização. Por isso, vamos entender mais sobre as oito etapas fundamentais do planejamento estratégico.

1.Missão

Quem é a sua empresa e para que ela está no mercado? Qual a sua missão no setor? Definir esse fator é o primeiro passo entre as etapas do planejamento estratégico.

2.Visão

Essa é a idealização da empresa, os objetivos de longo prazo. O que o seu negócio pretendo e onde quer chegar.

3.Valores

Os ideais e cultura defendida dentro da empresa. Aqui deve-se listar no que vocês acreditam. Afinal, é importante que o corpo de funcionários esteja alinhado com seus valores. Sendo uma grande etapas do planejamento estratégico.

4.Etapas do planejamento estratégico: SWOT

É durante essa análise que se definem os pontos fracos e fortes de uma empresa. Nela estão presentes tópicos como oportunidades e ameaças. Também podemos encontrar no Brasil, esse método sendo chamado pela sigla FOFA (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças).

Deve-se observar as vantagens que a sua empresa possui em relação aos concorrentes. Também questionar se sua mão-de-obra é bem capacitada, quais os pontos positivos na concorrência. A imagem da empresa, o relacionamento entre funcionários e o engajamento em comum.

5.Diretrizes estratégicas

Nesta etapa são definidos as ações para alcançar as metas, que as empresas irão tomar. São traçadas diretrizes estratégicas, ou seja, formas possíveis e tangíveis com a realidade econômica e administrativa do negócio, de se atingir o resultado desejado.

6.Objetivos estratégicos

Essas são as chamadas metas. Aqui definem-se os objetivos de curto, médio e longo prazo para o negócio. Engloba-se todas as áreas, seja o relacionamento interno, a cultura da empresa ou as vendas e faturamento. Todos os setores devem possuir objetivos isolados e em comum.

7.Indicadores estratégicos

Os indicadores estratégicos são as problematizações. Ou seja, os pontos que necessitam de melhora e devem ser definidos com ajuda de toda a equipe. Afinal, para que um planejamento estratégico faça-se completo, todos devem estar presentes.

8.Planos de Ação

Ao final das etapas do planejamento estratégico, estará mais fácil entender como atuar em prol da melhora e otimização do seu negócio. Aposte em ações práticas e concretas. Ideias muito subjetivas podem atrapalhar a execução das etapas do seu planejamento estratégico.

Ficou com alguma dúvida sobre as etapas do planejamento estratégico empresarial? Deixe aqui nos comentários e continue acompanhando o blog Ignição Digital para mais dicas matadoras para seus negócios!

 

Fórmula de Lançamento - Ebook

GARANTA SEU INGRESSO PARA O MAIOR EVENTO DE MARKETING DIGITAL DA AMÉRICA LATINA
Preencha o formulário e faça parte do Mundo Paralelo

Mais Informações

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever autorizo Erico Rocha a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concordo com sua Política de Privacidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *