Por Que os 4Ps do Marketing São Tão Importantes?

Conheça os 4Ps do Marketing

Se você acompanha o Ignição Digital há algum tempo ou já estudou marketing alguma vez na sua vida, com certeza já ouviu falar dos 4Ps do Marketing, não é mesmo? Este conceito também é conhecido como marketing mix e diz respeito a quatro aspectos que devem ser observados dentro da estratégia de uma empresa. São eles: Produto, Preço, Praça (ou Ponto de Venda) e Promoção.

Conheça os 4Ps do Marketing

Os 4Ps do marketing são aspectos chave que devem ser pensados e elaborados de maneira estratégica dentro da empresa, pois eles são determinantes para o sucesso ou fracasso de qualquer modelo de negócios. Conheça cada um deles, em detalhes, a seguir.

Produto

O primeiro dos 4Ps do marketing é um dos mais importantes. O produto é aquilo que a sua empresa oferece ao consumidor. Ele pode ser um produto tangível, como um objeto, roupa, calçado, bem de consumo, etc, ou intangível, como é o caso dos produtos de informação ou de serviços de consultoria, por exemplo.

Para criar um bom produto, a empresa deve pensar em alguns aspectos, tais como:

Qual valor ela deseja criar para o seu público-alvo;

Como ela poderia sanar as dores dos potenciais clientes através do produto;

Qual é a missão da empresa;

Os atributos e funcionalidades do produto ou serviço.

Preço

Este é um dos mais complexos dos 4Ps do marketing. O preço deve ser formado com base na estrutura de custos da sua fabricação, tributação e venda, mas também serve para definir o posicionamento de mercado da empresa.

Produtos mais caros podem ser encarados como artigos de luxo e atingirão uma parcela do público, já os mais baratos serão mais atrativos para um segmento de público mais popular.

O modelo de cobrança também deve ser pensado neste momento. O produto ou serviço será vendido com um preço único ou será cobrada uma mensalidade por ele? É muito importante observar as práticas da concorrência e realizar pesquisas de mercado até acertar um valor justo para a comercialização do seu produto ou serviço.

Ponto de Venda

De importância estratégica, a praça, ou ponto de venda, diz respeito ao local onde serão comercializados os produtos ou serviços da empresa.

Este conceito é importante tanto para negócios tradicionais, que tenham uma estrutura física, quanto para negócios digitais. Pense comigo: se o seu negócio dispõe de uma loja, quiosque ou qualquer ponto de vendas físico, você deve cuidar para que esta praça seja atrativa, bem localizada e possa atingir o seu público-alvo, certo?

O mesmo vale para negócios 100% digitais, que devem ter um site atrativo, landing pages que estimulem o fechamento da compra e presença nos locais digitais onde está a atenção do seu público-alvo.

Promoção

Todo o conjunto de estratégias para a divulgação do seu produto ou serviço é definida através deste dos 4Ps do marketing. A promoção engloba todo o plano de comunicação da sua marca, estratégias de aquecimento das vendas, planejamento e execução de estratégias de marketing da sua empresa.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os 4Ps do Marketing, fique por dentro de novas sacadas sobre marketing digital com a newsletter do Ignição Digital. Para recebe-la, basta cadastrar o seu e-mail gratuitamente.

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