Saiba Como Consultar Marcas e Patentes Existentes

consultar marcas e patentes

Quando você precisa consultar marcas e patentes o que costuma fazer? É comum que nesse momento sejam feitas algumas pesquisas no Google ou outras mídias para checar se determinado nome já é usado por alguma empresa.

Essa prática não é errada. Porém, também não é suficiente. Isso porque há o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o local oficial para realizar essas consultas e checar não só o nome das marcas, mas várias outras características pertinentes.

O que é preciso saber antes de consultar marcas e patentes?

Quando surge a intenção de criar e registrar sua marca, há diversos fatores que envolvem essa inscrição oficial. É por conta desse motivo que procurar apenas pelo nome que quer utilizar não é suficiente, pois pode ser que ele esteja disponível, mas que a marca “já exista”.

Vou te explicar o porquê. Uma marca não é composta apenas de um nome. Ela tem identidade visual, característica de produtos, imagem acústica e vários outros aspectos que a compõem e a tornam conhecida pelo público. É por conta disso que não é só o nome que conta, mas sim todas essas características.

Dessa forma, mesmo que sua marca não tenho o mesmo nome que ela, mas tenha uma denominação parecida, logo semelhante, identidade visual, etc, que possa gerar uma confusão para os consumidores, principalmente se as marcas são do mesmo segmento, provavelmente o INPI não vai autorizar o seu registro. Isso porque existe você pode ser considerado um concorrente desleal.

Como ter o registro de sua marca aprovado pelo INPI?

Ao consultar marcas e patentes e perceber que a nomenclatura que deseja está disponível, pesquise pelo termo na web e veja se não há marcas parecidas, que também atuam no seu ramo, ou que tenham uma identidade visual muito semelhante à sua. Isso é importantíssimo.

Sei que buscar inspiração é uma ótima forma de aflorar a criatividade. Porém, tente ser totalmente autêntico e crie nome, cores, logo, etc, de forma natural, utilizando apenas fontes estratégicas para despertar o interesse de consumidores e não de outras empresas existentes.

O mesmo vale para um produto. A ideia tem que ser totalmente original — isso vai até chamar mais atenção dos clientes — e não reproduzida de alguém ou, muito menos, copiada. Se o INPI te considerar um concorrente desleal, sua patente ou marca não serão aprovadas.

Para consultar marcas e patentes, você já sabe que o local ideal é o INPI. Além disso, também pode entender que apenas buscar pelo nome não é garantia de aprovação.

Se quiser receber mais dicas para começar o seu negócio, registrá-lo e fazer dar certo, continue acompanhando o Ignição Digital e assine a newsletter!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

One thought on “Saiba Como Consultar Marcas e Patentes Existentes”

  1. Tenho um projeto Presença Digital e tenho dificuldade para entender como conseguir o domínio presencadigital.com.br , não esta disponível…porem o endereço não esta também em uso.

    Gostaria de uma orientação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *