O Que é um Gateway de Pagamento?

O Que É um Gateway de Pagamento?

Se você está pensando em abrir sua lojinha online ou trabalha com e-commerce, provavelmente já ouviu falar de gateway de pagamento. Para quem ainda não sabe do que se trata, adianto que é uma mão na roda, viu? Vem comigo que eu explico tudo o que você precisa saber sobre ele.

Gateway de pagamento é?

Uma interface utilizada por e-commerces para administrar a transmissão de dados entre clientes, comerciantes, administradoras de cartão de crédito e bancos.

Ainda não entendeu? Eu explico melhor. Gateways de pagamento são usados para processar transações com cartão de crédito e débito, além de outras formas de pagamento em compras online. Existem muitas companhias que oferecem esse serviço, sendo o PayPal uma das mais conhecidas.

Como funciona um gateway de pagamento?

CLIQUE e baixe o ebook!

Gateways de pagamento funcionam muito similarmente aos terminais de pagamento por cartão que encontramos em lojas físicas. Ele controla todos os processos relacionado às transações financeiras nas compras realizadas em um site.

Quando o cliente coloca os dados para finalizar a compra, essas informações são administradas (recebidas, codificadas e transmitidas) pelo gateway, que as envia ao banco e à administradora do cartão para confirmá-las e verificar se existem fundos disponíveis para realizar a operação. Caso tudo esteja correto, em pouco tempo o cliente recebe a aprovação do pagamento.

Os gateways de pagamento podem ser implementados de duas maneiras: levando para outro site, onde é realizado todo esse processo, ou dentro do próprio e-commerce, permitindo que o pagamento seja processado através de um API integrado ao servidor do site.

Por que usar um gateway de pagamento?

Como funciona um gateway de pagamento?

Como eu disse lá no começo do artigo, o gateway de pagamento é uma mão na roda para quem trabalha com e-commerce. Ele permite que os cartões de crédito sejam processados de maneira fácil e segura, facilitando inclusive a identificação de cartões roubados, falsificados ou sem fundos.

Os gateways de pagamento são também muito positivos para os clientes, pois os dados pessoais deles são analisados pelo próprio gateway, os protegendo de pessoas mal intencionadas.

Como escolher um gateway de pagamento?

Hoje em dia existem várias empresas que oferecem o serviço de gateway de pagamento, então é bem importante pesquisar antes de decidir qual contratar.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Alguns pontos a serem considerados na hora da escolha é se o gateway é compatível com o sistema usado no seu site, se possui a certificação PCI-DSS (Payment Card Industry – Data Security Standard); quais tipos de pagamento são suportados; se há formas de detectar fraudes ou operações suspeitas; dentre outros.

Espero que tenha gostado do artigo sobre gateway de pagamento! Não deixe de me seguir também nas redes sociais. Acesse e curta a página da Ignição Digital no Facebook para não perder nenhum dos meus conteúdos.

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *