A primeira questão que nos vêm à mente quando abrimos uma nova empresa é a questão do registro de marca. Quanto custa para registrar uma marca? Qual o procedimento que deve ser feito? Como é o processo de registro? Essas são apenas algumas das perguntas que nos fazemos.
No artigo de hoje nós vamos responder todas essas perguntas e ainda explicar como você realizar o registro e o acompanhamento do processo da sua marca sem muitas dores de cabeça.
Afinal, quanto custa para registrar uma marca?
A verdade é que existem várias taxas que devem ser pagas durante o seu processo. A primeira delas é ao solicitar o pedido de registro. Essa pode variar de R$ 142 até R$ 530. A segunda taxa é paga após o sinal de positivo ser dado para a marca, o que pode acontecer em um prazo de até dois anos. Essa taxa pode ir de R$ 298 até R$ 1.115, dependendo da data em que será pago.
Em geral os valores são bastante elevados, e seu pedido ainda tem a chance de ser indeferido. Pensando nesse tipo de situação é sempre mais vantajoso contratar um serviço especializado em registro de marcas para te ajudar nesse processo. Pode parecer que não vale a pena contratar esse tipo de assessoria, mas é preciso ter em mente que a burocracia é grande e realizar o procedimento sozinho pode fazer com que você tenha que o realizar de novo.
Por que os valores variam tanto?
É difícil dizer exatamente quanto custa para registrar uma marca sem conhecer com totalidade a situação da empresa. Os valores das taxas variam de acordo com o tipo de empresa (Ltda., Eireli, EI, etc) e com a fase em que o seu processo de registro se encontra. Existem quatro fases (pedido, publicação, deferimento e concessão do registro), mas só a primeira e a terceira exigem pagamentos.
É sempre bom lembrar que é possível parcelar os valores de todas as fases do processo.
Quer saber mais sobre o assunto? Leia sobre a importância de se ter uma marca registrada!
Boa noite, preciso consultar um nome para ver se a registro ou pedido do mesmo.
Como consigo isso
Muito bacana este tipo de conteúdo! Compartilhar informação ao nosso público é fundamental.
eu tenho uma pergunta, aonde eu registro a marca?