Consultoria de Marcas e Patentes: Vale a Pena Contratar?

para registrar marcas e patentes é necessário consultoria

Proteger a autoria da sua marca ou dos produtos que você inventou é uma necessidade. É muito importante registrar os seus inventos junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que é o órgão oficial do governo federal para a concessão de registro de marcas e patentes.

Muitas empresas privadas oferecem serviços de consultoria para ajudar o empreendedor a registrar os seus produtos com sucesso. No entanto, essa ajuda não é uma obrigatoriedade, o que leva muitos empreendedores a pensar se contratar este serviço vale a pena.

Veja como as consultorias de Marcas e Patentes funcionam

CLIQUE e baixe o ebook!

As consultorias de marcas e patentes prestam serviços de auxílio na elaboração dos relatórios necessários para a realização do pedido de registro junto ao INPI. Além disso, também acompanham todo processo, dando orientação sobre as diversas etapas até a obtenção do registro de marca ou da patente.

Elas cobram taxas específicas para cada fase do processo e podem aumentar bastante o custo do empreendedor que recorre aos seus serviços, pois ele precisa arcar com as taxas do INPI e da consultoria.

Contratar serviços de consultoria não é obrigatório, do mesmo modo que interromper este serviço antes do fim do processo não afeta o andamento do seu pedido de registro junto ao INPI. Contudo, as consultorias podem ser de grande ajuda aos empreendedores que não têm tempo ou familiaridade com os processos burocráticos.

Saiba se a consultoria que você deseja contratar é de confiança

Os empreendedores que decidem contratar uma consultoria para auxiliar no processo de registro da sua marca ou patente se deparam com inúmeras opções de serviço, alguns confiáveis, outras nem tanto.

Saber identificar quando uma empresa de consultoria está trabalhando de maneira fraudulenta é essencial para não desperdiçar recursos valiosos. O o INPI publicou uma série de alertas que mostram como as empresas fraudulentas agem para que você possa se proteger deste tipo de ação.

É importante que você saiba que não precisa, necessariamente, contratar uma empresa especializada para dar andamento no seu pedido de registro de marca ou patente. Advogados especializados em direito industrial ou até mesmo pessoas físicas com qualificação podem representar a sua empresa no instituto. O INPI tem mais informações sobre a representação legal dos usuários em sua página.

Gostou dessas dicas? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de novas sacadas sobre empreendedorismo.

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *