Entenda a Diferença e O que é Ideia e Oportunidade

ideia e oportunidade

Você sabe responder o que é ideia e oportunidade? Será que existe diferença entre essas duas palavras? Tratando-se de empreendedorismo, existe um buraco muito grande entre um conceito e outro. Afinal, quando aproveitar e aplicar um e outro? 

É por isso que neste artigo nós explicaremos:

  • – o que é ideia e oportunidade;
  • – quando aplicá-las;
  • – como aproveitar uma oportunidade.

Veja abaixo!

O que é ideia e oportunidade?

Segundo o dicionário da Língua Portuguesa, uma ideia consiste em “um objeto imediato do nosso pensamento, representando um conceito ou noção sobre algo que temos, resultando em um pensamento concreto ou abstrato”.

Ou seja, podemos classificar a ideia como um conhecimento, noção ou opinião sobre alguma coisa. Além disso, pode também representar um plano ou um desejo de algo a ser realizado.

Já a oportunidade, de acordo com o dicionário é: “ocasião favorável; circunstância oportuna e propícia para realização de algo; situação útil, benéfica ou vantajosa”. Resumindo, a oportunidade é uma situação externa que pode ser gerada por um momento e até mesmo surgir de uma ideia.

Entendeu agora o que é ideia e oportunidade? Com essa simples explicação fica mais fácil entender as diferenças dos termos e de quando aplicá-los. 

Quando aplicar cada palavra corretamente?

Ter uma ideia boa ou ruim, não faz de ninguém empreendedor. Já saber aproveitar uma boa oportunidade está na premissa básica dessa profissão. Quer um exemplo? Imagine que você tenha a ideia de viajar para os Estados Unidos. O seu principal objetivo é aproveitar uns dias de folga para conhecer cidades novas e, sobretudo, relaxar.

Se um empreendedor de sucesso tiver essa mesma ideia, por exemplo, ele a olhará sobre outra ótica. Ao invés de aproveitar sua estada no EUA a passeio, ele pode planejar ações para conhecer empreendedores internacionais, entender sobre o mercado, vender seu produtos, entre outros. 

Diferença entre ideia e oportunidade

Basicamente, não basta ter uma simples ideia, muito menos identificar a oportunidade, a construção de um negócio de sucesso está baseada na execução, ou seja, em como você vai aproveitar de fato o conceito da ideia e planejá-la em uma ação de oportunidade. 

Como aproveitar uma boa ideia?

A ideia vêm de inspiração e para ter uma boa inspiração é preciso estar por dentro do seu mercado. Ou seja, enriquecer as suas referências. Para começar, que tal analisar seus concorrentes e o que eles andam fazendo? Pode ser que a a análise resulte em uma ótima ideia para a criação de algo novo, por exemplo.

Faça também uma lista com as referências que você gosta — pode ser de qualquer segmento. Depois, tente implementar a ideia no mercado pedindo a opinião dos seus atuais consumidores. Por fim, trabalhe nela até que vire uma excelente oportunidade. 

Como aproveitar uma boa oportunidade?

Você já ouviu falar aquela frase de que a inspiração só encontra quem está trabalhando? A oportunidade é mais ou menos assim, ela é “atraída” por pessoas que vive o trabalho, transpira boas ideias e, consequentemente, está sempre em busca de inovação e novos negócios.

Para não deixar nenhuma oportunidade escapar, tente aplicar no seu dia a dia de trabalho essas dicas abaixo:

  • – atenção nos detalhes: muitas vezes, passamos por ideias que não souberam ser aproveitadas. Por isso, preste atenção em tudo o que surgir na sua mante. Analise o pensamento com cautela e as possibilidades que ele tem em se tornar uma oportunidade de negócio;
  • – encare o desafio: a ideia é uma excelente oportunidade inovadora? Então, arrisque-se! Se você acredita nela, encare o desafio e defenda-a até que ela se concretize;
  • prepare-se: aqui a intenção é planejar um plano de ação com essa oportunidade. Faça pesquisas de mercado e com o seu público-alvo para ver se ela será bem aceita. 

Conclusão 

Conseguiu entender, de fato, o que é ideia e oportunidade? Se quer uma dica, fique atento ao que acontece nos mercados nacionais e internacionais e não descarte nenhuma ideia que passe pela sua cabeça. Analise-a! Lembre-se que uma boa ideia só se tornará uma excelente oportunidade se ela for útil e vantajosa para você e para o seu público-alvo.

Está gostando do blog da Ignição Digital? Acesse também o nosso canal do YouTube e fique por dentro de outras centenas de sacadas para empreendedores!

Fórmula de Lançamento - Ebook

Mundo Paralelo Virtual

O caminho do zero aos 2 milhões por ano - participe do maior evento virtual de lançamentos da América Latina com Erico Rocha.

Mais Informações

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever autorizo Erico Rocha a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concordo com sua Política de Privacidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *