Qual a Diferença Entre Ideia e Oportunidade?

ideia e oportunidade

Olá leitores do Ignição Digital, tudo certo? O título deste artigo parece até uma charada, não é? A diferença entre ideia e oportunidade! Tratando-se de empreendedorismo, existe um buraco muito grande entre um conceito e outro. Portanto leia o texto e saiba mais sobre essas diferenças!

O que é ideia e oportunidade?

Segundo o dicionário, uma ideia consiste em “um objeto imediato do nosso pensamento, representando um conceito ou noção sobre algo que temos, resultando em um pensamento concreto ou abstrato”. Ou ainda, “uma ideia pode ser um conhecimento, noção ou opinião de algo”, além de poder também representar “plano ou meio a ser realizado”.

Já oportunidade, o dicionário define como “ocasião favorável; circunstância oportuna e propícia para realização de algo; situação útil, benéfica ou vantajosa”. Ficou claro?

CLIQUE e baixe o ebook!

Além da simples diferenciação do dicionário, eu posso resumir os conceitos de ideia e oportunidade como: uma se baseia no que acreditamos, maquinamos e pensamos sobre algo, já outro tem ligação com situações externas, momentos e até sobre o que fazemos com uma ideia.

Diferença entre ideia e oportunidade

Diferença entre ideia e oportunidade

Ter uma ideia, boa ou ruim, não faz de ninguém empreendedor. Já aproveitar uma boa oportunidade está na premissa básica dessa profissão.

Quer um exemplo? Eu posso ter a ideia de viajar para os Estados Unidos da América, aproveitar minhas férias, conhecer cidades novas e relaxar. Já um empreendedor encara essa ideia por outra ótica, pois se alguém quer viajar para os EUA, ele pode monetizar esta ação, vendendo passagens, hospedagens, passeios, pacotes etc. Ficou clara agora a diferença entre ideia e oportunidade?

Não basta ter uma simples ideia, muito menos identificar a oportunidade, a construção de um negócio de sucesso está baseada na execução, ou seja, em como você vai aproveitar de fato o mote da ideia e o time da oportunidade. Entendeu?

Como aproveitar uma boa oportunidade?

Você já ouviu falar que a inspiração só encontra quem está trabalhando? A oportunidade é mais ou menos assim, ela é atraída por gente que vive o trabalho, transpira boas ideias, está sempre em busca de inovação e novos negócios.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Fique atento ao que rola nos mercados nacionais e internacionais, não descarte nenhuma ideia e use sempre o filtro do público. Uma boa ideia só se tornará uma excelente oportunidade se ela for útil e vantajosa para você e para o seu público. Entendeu?

Gostou do artigo de hoje? Acesse também o canal do Ignição Digital no Youtube e fique por dentro de centenas de sacadas para empreendedores!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *