4 Sinais de Uma Boa Oportunidade de Negócios

4 sinais de uma boa oportunidade de negócios

O empreendedor que deseja ter sucesso com a sua própria empresa precisa saber identificar quando uma oportunidade de negócios é realmente boa. Alguns já possuem um talento natural para isso e sabem identificar as grandes chances de sucesso entre todas as possibilidades que aparecem no mercado.

Entretanto, todos os empreendedores podem aprender a identificar boas oportunidades, pois elas emitem alguns sinais e deixam rastros, permitindo que um olhar atento possa encontrá-las com alguma facilidade.

Ideia de Negócio X Oportunidade de Negócios

A ideia de negócio é relacionada com o seu desejo de empreender. Pode ser que você tenha vontade de abrir uma loja virtual de casacos de lã, por exemplo, mas você ainda não testou a demanda ou fez uma pesquisa de mercado. Esta é a sua ideia de negócio.

CLIQUE e baixe o ebook!

A oportunidade de negócios está em um estágio acima deste patamar: ela precisa estar conectada com possibilidades reais de atender demandas não resolvidas de uma boa quantidade de pessoas, que serão o público do seu negócio.

Voltando para o exemplo da loja de casacos, ela só será caracterizada como uma oportunidade de negócio após uma pesquisa detalhada mostrar que há a demanda por este tipo de serviço por uma boa parcela do público. As oportunidades de negócio normalmente apresentam alguns sinais de que podem se tornar empresas de sucesso no futuro.

As oportunidades de negócios resolvem problemas novos ou recorrentes

O sinal mais óbvio de uma boa oportunidade de negócio é a sua capacidade de solucionar algum problema do seu público-alvo, seja esta demanda algo novo, que surgiu em função de uma nova tecnologia ou uma mudança de contexto, ou um problema recorrente, que ninguém conseguiu solucionar, pode ser um serviço que falta na sua cidade ou uma demanda que não é atendida por grandes empresas, etc.

O potencial de lucratividade da sua ideia é expressivo

Quanto maior o potencial de lucratividade do seu negócio, melhor é a oportunidade. De modo geral, quanto mais a sua ideia contribui para resolver problemas ligados à auto realização e à autoestima do seu público, maior é o potencial de ter alta lucratividade com a sua ideia de negócios.

É importante que a lucratividade do seu negócio seja suficiente para cobrir as despesas de funcionamento da empresa, seu salário, e compense o risco do investimento. Logo a lucratividade mínima de um negócio precisa ser maior do que a apresentada por investimentos financeiros de pouco risco, como a poupança.

O ciclo de vida do setor em que você quer atuar é longo

Um dos fatores mais importantes para saber se a oportunidade de negócios é realmente boa é a longevidade dela. Muitas vezes negócios da moda, que apresentam grande possibilidade de lucro inicial, não são boas oportunidades, pois a tendência passa e os ganhos caem na mesma proporção. Este foi o caso das lojas de Frozen Iogurte, dos diversos (e milhares) estabelecimentos Gourmet que surgiram de uma hora para a outra e desapareceram tão rapidamente quanto tinham iniciado. É mais inteligente investir em uma oportunidade que seja mais perene, que traga lucratividade também no longo prazo.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Há potencial para inovação na sua ideia de negócio

O índice de mortalidade dos negócios aumenta proporcionalmente à sua falta de capacidade de se renovar. Isso porque, uma vez que a sua fórmula apresente sucesso, aparecerão outros empreendedores interessados em copiá-la, tirando parte da sua fatia de mercado. Também há o risco de surgir uma nova ideia que torne a sua obsoleta. Por isso boas oportunidades de negócios possuem uma boa flexibilidade para que a empresa possa se reinventar ao longo do tempo.

Quer mais dicas para encontrar a oportunidade de negócios perfeita para você? Assine a newsletter do Ignição Digital! É só cadastrar o seu e-mail no campo destacado nessa página que você receberá, gratuitamente, novas sacadas que facilitarão a sua jornada pelo empreendedorismo.

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

6 thoughts on “4 Sinais de Uma Boa Oportunidade de Negócios”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *