Quais São as Tendências de Marketing Para 2021

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A pandemia do coronavírus impactou o mundo do comércio de diversas formas. Mas não foi apenas isso. A tecnologia e a mudança de comportamento dos consumidores também tiveram uma participação muito grande para a criação das tendências de marketing para 2021. 

Estar por dentro das novidades é fundamental para qualquer empresário que não quer que sua empresa perca vendas pelo fato de estar por fora das mudanças. Por isso, neste artigo, vamos falar sobre: 

  • – o que são as tendências de marketing e sua importância;
  • – participação e interação do cliente;
  • – criação e disseminação do propósito do negócio;
  • – tecnologia e automação do marketing; 
  • – conteúdos ao vivo;
  • – otimização focada na pesquisa por voz.

O que são as tendências de marketing e qual sua importância?

As tendências para o marketing nada mais são do que estratégias de vendas e posicionamento de marca que surgiram nos últimos anos e vêm tomando força. Para 2021, por exemplo, as estratégias que deverão ser mais utilizadas surgiram devido a tecnologia e também a pandemia do novo coronavírus. 

Se você tem um negócio, é preciso estar por dentro dessas tendências. E não apenas isso, será necessário aplicá-las nas ações da empresa para que ela cresça cada vez mais. 

Participação e interação do cliente

De acordo com o estudo global “2021 Global Marketing Trends: Find your focus”, é esperado que as empresas percebam mais a importância da participação dos clientes como estratégia de marketing. 

Isso porque ao longo de 2020, segundo o estudo, fazer marketing em uma pandemia passou a ser engajar os clientes, tornando-os embaixadores ou até mesmo colaboradores das empresas e marcas. 

A interação e participação dos clientes é importante porque deixa toda a experiência deles mais humana e próxima do seu negócio. Isso é algo que você vai perceber também em outras tendências de marketing para 2021: a palavra-chave será aproximação. 

Uma das formas do seu negócio se aproximar mais dos clientes é por meio de pesquisas, quizzes, vídeos interativos, e-mails personalizados e únicos. Hoje, as pessoas querem saber que não são apenas números. 

Criação e disseminação do propósito do negócio

Ainda usando como base a pesquisa “2021 Global Marketing Trends: Find your focus”, 79% das pessoas indicam empresas que ajudam a comunidade, colaboradores e consumidores. Isso quer dizer que humanizar a marca será mais uma das tendências de marketing para 2021.

Para isso, é preciso pensar qual é o propósito do seu negócio e como você pode mudar a vida dos seus clientes para melhor, mas também como pode ajudar a comunidade com os seus recursos. Pode ser o apoio a uma ONG, campanha de doação de agasalhos, comprometimento em utilizar embalagens recicláveis. A lista é grande!

Tecnologia e automação do marketing

A tecnologia já vem sendo uma peça fundamental para qualquer negócio. Mas, sem dúvida, é uma das principais tendências de marketing para 2021. 

Isso quer dizer um uso maior de ferramentas que ajudam na personalização de conteúdo e ações publicitárias. Com o uso do big data, por exemplo, será possível ter análises mais completas sobre o perfil dos seus consumidores e, com elas, melhorar seu serviço e comunicação com o público. 

Outro ponto é que, com a pandemia, muitas empresas passaram a investir no comércio virtual, comprovando a união do online e off-line como tendência de marketing para 2021.

Para que o seu negócio não deixe de ser competitivo, será preciso investir em ferramentas, sites e lojas virtuais que proporcionem uma boa experiência para o usuário, como, por exemplo, os chatbots

Conteúdos ao vivo como tendência de marketing para 2021

Nos tópicos anteriores citamos a aproximação e humanização da empresa como uma das tendências de marketing para 2021. No mesmo caminho estão as transmissões ao vivo de conteúdos pelas redes sociais. 

Alguns negócios encontrarão maior facilidade para criarem e transmitem lives focados no seu segmento (como música, moda e produtos e serviços que estão ligados direta ou indiretamente pelo entretenimento). Mas isso não quer dizer que outros tipos de empresas não tenham seu espaço. 

Um dos meios de fazer lives, engajar seus atuais clientes e conquistar novos são:

  • – proporcionar um bate papo com especialistas;
  • – fazer transmissões voltadas para soluções de dívidas sobre sua empresa e produto;
  • – anunciar de novos produtos;
  • – lançar promoções;
  • – filmar do backstage da empresa, apresentando como os produtos são feitos e os serviços desenvolvidos.

Otimização focada na pesquisa por voz

Você provavelmente já conhece a importância do SEO para atrair mais clientes (você pode relembrar a importância do SEO neste artigo). Ele vai continuar sendo fundamental para o marketing em 2021, mas, além da pesquisa escrita, será preciso focar na pesquisa por voz. 

Afinal, assistentes virtuais, como Alexa, já estão entrando na casa dos brasileiros. 

De acordo com uma pesquisa feita pela empresa americana de análise da internet ComScore, o aumento das pesquisas por voz é uma das tendências de marketing para 2021. 

Segundo esse estudo de 2020, 50% das pesquisas serão feitas por voz em 2021 e as empresas que querem aparecer nos resultados dessas buscas deverão otimizar o seu site. Isso porque a semântica das buscas por voz é diferente das pesquisas digitadas. 

Conclusão

As tendências de marketing para 2021 basicamente se resumem em dois pilares: tecnologia e humanização. Apesar de parecer contraditório, a tecnologia vai ajudar empresas a se aproximarem mais do seu público-alvo, gerando leads e melhorando o engajamento. 

Além disso, será fundamental que as empresas passem a mostrar seu lado humano por meio de propósitos voltados para a sociedade. 

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