Problemas de Planejamento – Conheça a Dica Nº1 para Acabar com Os Problemas nos Seus Negócios

Dicas planejamento negócios

Você quer executar projetos sem nenhum obstáculo interno, ter uma equipe com ideais compatíveis aos seus e fazer parte, ativamente, das grandes mudanças de seu mercado?

Eu posso te dizer que tudo isso é possível, contudo, é bem provável que você esteja falhando em um aspecto que, quando ignorado, torna todas essas metas algo bastante inviável.

Aqui, vou revelar para você qual é a sacada que eu uso para conseguir libertar as minhas empresas das correntes da estagnação.

Ao seguir o conceito simples que vou te passar, tenho certeza que você terá em suas mãos uma grande ferramenta para empurrar os seus negócios com força total.

No entanto, antes de explicar a sacada que vai te ajudar a acabar com os problemas de planejamento nos seus negócios, preciso que você entenda o que é uma declaração de guerra.

Neste texto, você vai saber

  • O que é uma declaração de guerra
  • Como identificar seus problemas
  • Como atacá-los de maneira eficiente
  • Como declarar guerra para inovar o seu setor

O que é uma declaração de guerra?

No mundo dos negócios, declarar guerra não é algo tão raro. Pode ser contra um concorrente, um funcionário, uma ideia…

Contudo, como o nome diz, declarar guerra significa que você não quer dar um susto ou simplesmente machucar, e sim abater o seu alvo, pegá-lo pela jugular.

E isso pode acontecer por conta de alguns motivos…

Quem assistiu ao documentário “Jobs” sabe que Steve Jobs era um homem que declarava guerras. Uma vez, Jobs demitiu um dos seus melhores desenvolvedores, já que este não compartilhava da mesma visão que ele.

Declarar guerra, então, é lutar, com todas as suas forças, contra algo que possa atrapalhar a conclusão de seus projetos. A questão é que para declarar uma guerra, é preciso saber quem é o inimigo.

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Identificando o problema

Se engana quem pensa que o inimigo é o concorrente. Às vezes o nosso verdadeiro problema está bem mais próximo de nós. E eu vou te dar um exemplo.

No passado, passei por alguns problemas dentro de uma de minhas empresas. Quem me conhece sabe que eu sempre tento trazer ideias novas para o Brasil.

O problema é que, muitas vezes, as pessoas que trabalhavam comigo, colaboradores, funcionários ou parceiros, não compartilhavam a mesma opinião sobre as ideias que eu queria trazer.

É bom conversar com pessoas com opiniões diferentes, desde que essas saibam analisar a situação e dar uma opinião construtiva, mas sabemos que na vida pessoal isso não ocorre com frequência, e o mesmo vale para o âmbito profissional.

Os meus inimigos, então, eram todos os que diziam que a ideia inovadora não funcionaria no Brasil. Mas eu sabia que eles não estavam enxergando o potencial da coisa, pois tudo que eu queria trazer para o Brasil tinha conceitos baseados em como a mente do ser humano funcionava, e eu sabia disso por conta da minha experiência fora do país. Mas fique atento, pois as pessoas não são seus únicos inimigos.

Como atacar os problemas de maneira eficiente

No caso dos meus funcionários, eu era bem radical. Se a pessoa falasse duas vezes que “isso não funciona no Brasil”, eu demitia. Pode parecer muito espartano, mas trabalhar com alguém que não concorda com seus ideais não é produtivo para você e nem para a outra pessoa.

Mas o que eu faço quando os inimigos não são pessoas?

A mesma coisa: identifico tudo, seleciono as prioridades e inicio o ataque. Recentemente, listei os 10 maiores problemas que eu tinha na minha empresa e declarei guerra contra todos.

Qual é a diferença entre declarar guerra e resolver os problemas?

Muitas vezes, ao encontrar um buraco, você põe uma placa de madeira em cima, achando que isso será o suficiente para resolver a situação. É o que muitos chamam de “resolver”. Ao declarar guerra, eu não ponho uma tábua, eu passo o cimento no buraco.

Basta identificar as fontes dos problemas, definir uma solução, designar os responsáveis pela aplicação e estabelecer uma meta com ordem de prioridade. Quem não tiver comprometimento com isso, está fora.

Como declarar guerra para inovar o seu setor

Eu reparei que, no marketing digital, o design feio possui uma forte presença. Infelizmente, por esse ser um setor que se foca muito em gatilhos mentais, criação e veiculação de conteúdo, o design sempre foi deixado para trás, e eu resolvi que isso tem que mudar.

Por isso, contratei dois grandes designers, que são muito bem pagos, com o objetivo de tirar essa ideia de que o marketing digital não precisa do bonito. O fato de conseguirmos bons resultados não justifica o descaso com o design.

Recapitulando

Os passos, em ordem, são:

Identificar os problemas, que são responsáveis por lhe atrapalharem durante a conclusão ou andamento de seus negócios.

Atacá-los de maneira eficiente, com a utilização de estratégias e distribuição de metas.

Como se forcar em inovar o seu setor, identificando algum ponto ignorado e que, por conta disso, tem a função de elo fraco da corrente.

Eu te deixo o seguinte desafio: declare guerras sempre que necessário. Você vai notar o quanto seus negócios estavam deixando de progredir por conta da falta de atitude.

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2 thoughts on “Problemas de Planejamento – Conheça a Dica Nº1 para Acabar com Os Problemas nos Seus Negócios”

  1. Ótimo video!
    Quem sonha em viver só de lucros da internet, com certeza deve se jogar de corpo e alma nisso.

    E infelizmente a questão de visão é assim mesmo:
    Normalmente idéias geniais, são ridicularizadas no começo.

    E é extremamente irritante ver uma pessoa com visão fechada, opinar sobre idéias que podem mudar tudo.

    Mas esse é mais um dos obstáculos que temos que superar!

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