5 características essenciais de todo negócio lucrativo

5 características de um negócio lucrativo

Criar um negócio lucrativo com pouco é o sonho de qualquer empreendedor digital, mas você sabe quais são as características que trazem a lucratividade para um negócio digital?

Na minha jornada, esse foi um dos primeiros desafios: garantir uma boa margem de retorno trabalhando com produtos intangíveis. E mesmo depois, ao prestar consultoria para milhares de empreendedores digitais ao longo dos anos, descobri que todos começam com a mesma dúvida:

Como garantir a lucratividade em um negócio digital?

A primeira coisa que você deve ter em mente é que a tão sonhada lucratividade não é um bicho de sete cabeças. Ela é muito mais fácil de atingir quando se constrói um negócio digital justamente porque os investimentos iniciais, que precisam ser pagos antes que você obtenha lucro real, são muito mais baixos.

Negócios lucrativos estão preparados para o crescimento

O primeiro passo rumo a um negócio lucrativo deve acontecer logo na fase de planejamento. Quando o empreendedor cria o seu plano de negócio já deve ter em mente quais são as possibilidades de crescimento do seu negócio e como ele irá agir para aproveitar estas oportunidades.

É muito importante que o seu plano de negócio contenha uma estratégia para o crescimento ao longo do tempo. Metas, planos de ação e análises contínuas devem ser feitas regularmente pelo empreendedor para que ele não perca as novas oportunidades do mercado e também possa neutralizar ameaças com agilidade.

O custo fixo baixo é fundamental para um negócio lucrativo

Manter um custo fixo baixo é um dos principais fatores para garantir a lucratividade de qualquer empresa, e neste quesito qualquer negócio digital já apresenta vantagens em relação aos negócios tradicionais.

Alguns gastos típicos de empresas físicas são superficiais em negócios digitais, tais como a locação de sedes em grandes centros financeiros, com aluguéis mais caros, custos com a compra de matéria-prima para a criação de produtos e assim por diante. Quanto mais enxuta for a sua estrutura, maior será a rentabilidade do seu negócio. Só é preciso ficar atento e encontrar um ponto de equilíbrio para proporcionar a qualidade necessária aos seus produtos com custos baixos.

Fidelizar clientes aumenta a lucratividade do seu negócio

Os clientes se tornam cada vez mais lucrativos ao longo do tempo. Pense comigo: você investe em produção de conteúdo, criação de produtos e materiais ricos para a captação de leads, e-mail marketing, relacionamento, tudo para conquistar um novo cliente. Por mais que estes esforços dependam somente do seu trabalho, são muitos recursos investidos para captar um novo cliente.

É muito mais barato manter o relacionamento com um cliente já conquistado do que partir atrás de novos, pois basta cultivar uma boa relação com ele para garantir a sua volta às negociações com a sua empresa sem despender tantos recursos.

Eu não estou dizendo que você não deve empregar esforços para conquistar novos clientes, você deve fazê-lo, mas dividir a sua atenção com as pessoas que já compraram seus produtos e serviços é uma forma inteligente de garantir a satisfação delas e, assim, aumentar a lucratividade do seu negócio.

A importância do controle financeiro para aumentar a lucratividade

Empresas lucrativas têm as contas em dia. Dados atualizados sobre as entradas, saídas e dívidas da empresa são essenciais para manter a saúde financeira do seu negócio. Somente com o controle absoluto das contas, o empreendedor poderá tomar medidas estratégicas em relação aos próprios gastos e possibilidades de investimento, fazendo o negócio crescer e lucrar.

Um negócio lucrativo faz a diferença na vida das pessoas

Outra característica fundamental de um negócio lucrativo é a entrega de valor na vida de seus clientes. Empresas que fornecem soluções podem cobrar mais do que empresas que vendem simples produtos. Por isso é essencial que você posicione o seu negócio de acordo com a diferença que ele faz na vida das pessoas e cobrar o quanto a sua solução vale e não o que ela custa.

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