A Origem do Marketing

Conheça a origem do marketing!

Aqui no Ignição Digital você já viu diversos posts sobre marketing e suas várias formas de aplicação, mas em nenhum desses textos nós exploramos o nascimento da técnica. Por isso leia nosso artigo e conheça a origem do marketing.

Era pré marketing

Bom, entenda que antes do marketing, o mundo empresarial não tinha carência de explorar todo o potencial da técnica para maximizar suas vendas. Por quê? A demanda era muito maior do que a oferta, logo, tudo o que era produzido tinha consumo garantido e fácil distribuição.

Mas nem tudo são flores, não é? Com o passar do tempo, um pouco antes das grandes guerras, nasceu um processo chamado revolução industrial, que mudou nossa forma de pensar, trabalhar, produzir, comprar e vender.

CLIQUE e baixe o ebook!

Fato é que a revolução industrial proporcionou grandes aumentos nas produções mundiais, consequentemente, a oferta aumentou muito em relação a demanda e os clientes passaram a ter poder de decisão entre um produto e outro. Daí nasceu a concorrência, diferenciação de marca e o propriamente dito marketing.

Origem do marketing: pós guerra

Depois das grandes guerras, datadas no início do século 20, a revolução industrial se intensificou de tal forma que as marcas passaram a investir em propaganda para sanar seus problemas, mas em vários casos ela não era suficiente, por isso se deu a origem do marketing.

Alguns setores como o de alimentos industrializados, cigarros, bebidas e produtos de limpeza precisavam mais do que um bom discurso para vender mais, era preciso entender o cliente para conquistá-lo, retê-lo e lucrar ao longo do tempo.

Market Studies

Com essa demanda, empresas e agências passaram a operar de modo empírico num campo chamado Market Studies, ou seja, estudo do mercado, e por volta dos anos 50 algumas universidades dos Estados Unidos integraram este estudo em suas grades curriculares nos cursos de administração e negócios.

Contudo, se você conhece o conceito de administração e marketing, sabe que a disciplina vai muito além do que o estudo do mercado, por isso, com a evolução e os anos de experiência, os americanos passaram a chamar esse campo de Marketing, envolvendo pesquisas com distribuição, produto, promoção, cliente, comportamento, marca, preço, dentre várias outras coisas.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

O termo marketing nasceu por volta dos anos 50 também, e chegou no Brasil por meio do professor Karl A. Boedecker, da Fundação Getúlio Vargas. Deste então o marketing vem evoluindo, por meio de estudos e especialistas publicando livros que relatam detalhes da técnica.

Gostou de conhecer a origem do marketing? Existem variações como marketing 1.0, 2.0, 3.0, de conteúdo, inbound, entre muitas outras, mas isso fica para um próximo artigo. Aproveite, assine nossa newsletter e conheça mais a cada dia sobre o marketing!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *