A Origem do Marketing

Conheça a origem do marketing!

Aqui no blog Ignição Digital você já viu diversos posts sobre marketing e suas várias formas de aplicação, mas em nenhum desses textos nós exploramos o nascimento da técnica. Conhecimento é poder, por essa razão é interessante que você saiba a origem do marketing antes de partir para a ação e começar a aplicá-lo no seu negócio. 

Ao longo deste artigo, você irá saber sobre:

  • –  a era pré marketing
  • – origem do marketing na pós guerra
  • – surgimento do Market Studies
  • – o marketing nos meios de comunicação
  • – o marketing nos dias de hoje
  • – a história do marketing digital 

Como foi a era pré marketing?

Antes do marketing, o mundo empresarial não tinha carência de explorar todo o potencial da técnica para maximizar suas vendas. Isso porque a demanda era muito maior do que a oferta, logo, tudo o que era produzido tinha consumo garantido e fácil distribuição.

Mas com o passar do tempo, um pouco antes das grandes guerras, nasceu um processo chamado revolução industrial, que mudou nossa forma de pensar, trabalhar, produzir, comprar e vender.

A revolução industrial proporcionou grandes aumentos nas produções mundiais e, consequentemente, a oferta aumentou muito em relação à demanda, fazendo com que os clientes tivessem mais escolha e poder de decisão entre um produto e outro. Daí nasceu a concorrência e diferenciação de marca e o propriamente dito marketing.

Como foi a origem do marketing no pós guerra?

Depois das grandes guerras do início do século 20, a revolução industrial se intensificou de tal forma que as marcas passaram a investir em propaganda para sanar seus problemas. Mas em vários casos ela não era suficiente, por isso se deu a origem do marketing.

Alguns setores como o de alimentos industrializados, cigarros, bebidas e produtos de limpeza precisavam mais do que um bom discurso para vender mais, era preciso entender o cliente para conquistá-lo, retê-lo e lucrar ao longo do tempo. 

Como foi o surgimento do Market Studies?

Com essa demanda, empresas e agências passaram a operar de modo empírico num campo chamado Market Studies (estudo do mercado), e por volta dos anos 50 algumas universidades dos Estados Unidos integraram este estudo em suas grades curriculares nos cursos de administração e negócios.

Contudo, se você conhece o conceito de administração e marketing, sabe que a disciplina vai muito além do que o estudo do mercado. Por isso, com a evolução e os anos de experiência, os americanos passaram a chamar esse campo de Marketing, envolvendo pesquisas com distribuição, produto, promoção, cliente, comportamento, marca, preço, dentre várias outras coisas. 

O termo marketing nasceu por volta dos anos 50 também, e chegou no Brasil por meio do professor Karl A. Boedecker, da Fundação Getúlio Vargas. Desde então o marketing vem evoluindo, por meio de estudos e especialistas publicando livros que relatam detalhes da técnica.

origem do marketing

Como se deu o Marketing nos meios de comunicação?

Não tem como não falar da origem do marketing sem mencionarmos sua atuação nos meios de comunicação. O telefone, por exemplo, foi uma das primeiras ferramentas a serem utilizadas para as estratégias de marketing. Para que as transmissões fossem feitas, do mesmo jeito que é hoje, empresas anunciavam seus produtos. 

Já no começo dos anos quarenta foi que surgiram os anúncios na TV, que até hoje fazem parte do marketing. Já a origem do marketing digital aconteceu praticamente junto à própria era digital, com os celulares, computadores e, claro, a internet. 

Mas antes disso, na década de 70, a tecnologia permitiu que anúncios impressos fossem feitos com maior facilidade e outdoors e anúncios em jornais e revistas começaram a se tornar uma competição para o rádio e TV. 

Como é o Marketing nos dias de hoje?

Com a tecnologia avançando a cada dia, da origem do marketing até os novos meios de fazer marketing aconteceram muitas coisas. A internet e o gigante Google, por exemplo, tornaram-se o foco do que hoje chamamos de marketing digital, onde uma das principais preocupações passou a ser o SEO.

Por meio de  Search Engine Optimization, muitas marcas passaram a produzir conteúdo para serem encontrados de forma orgânica no Google e outros mecanismos de busca. Portanto, se você se pergunta “qual a origem do marketing digital?”, já pode entender que foi a partir daí.  

O que é o marketing digital?

A origem do marketing digital se deu exatamente com o nascimento da internet, na década de 60 e, posteriormente, tornando-se popular a acessível nos anos 80 e 90.  Mas, antes dos mecanismos de busca, o marketing digital era basicamente SPAM e banners invasivos nas páginas de provedores. 

Só foi depois, quando os mecanismos de busca, blogs e posteriormente redes sociais surgiram é que o marketing digital começou a tomar a forma que hoje conhecemos dando origem também ao marketing de conteúdo, inbound marketing e marketing de influência. 

Conclusão

O Marketing nasceu com a revolução industrial, quando a fabricação de produtos passou a ser feita em grande escala, aumentando as opções dos clientes. Isso deu origem a necessidade das empresas conquistarem melhor o seu público-alvo para convencê-los de que aquele produto era melhor que outro. 

A partir daí, as propagandas começaram a ser feitas no rádio, TV, jornais e revistas e, como boom da tecnologia, se deu a origem do marketing digital. 

Se você gostou de saber como surgiu o marketing, continue acompanhando o blog da Ignição Digital. Com conteúdos sobre marketing, gestão de empresas, finanças e administração ajudamos você a cuidar do seu negócio da melhor maneira! 

Fórmula de Lançamento - Ebook

O Mundo FL é um encontro virtual de 3 dias inteiros, das 9h da manhã às 9h da noite, aprofundando o conteúdo da Fórmula de Lançamento com as sacadas, as táticas e as estratégias que eu e os meus faixas-preta aplicamos e fizemos funcionar nos nossos negócios ao longo de 2021. Garanta seu ingresso agora mesmo!

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever autorizo Erico Rocha a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concordo com sua Política de Privacidade.

One thought on “A Origem do Marketing”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *