Definir o seu público-alvo e entender profundamente seus desejos e necessidades, é fundamental para direcionar suas ações de marketing com eficiência.
Ao elaborar o perfil de um cliente ideal, a tarefa de desenvolver peças de marketing e conteúdo voltadas para alguém que resume o seu público torna-se muito mais fácil.
Criar um avatar é essencial para definir a linguagem a ser utilizada nas suas estratégias de marketing digital, bem como para identificar o tipo de conteúdo a ser produzido e de quais redes sociais lançar mão, entre vários outros aspectos.
Sobre esse assunto, você verá neste artigo:
- como identificar meu público-alvo?;
- o que é um avatar?;
- como criar o seu avatar?;
Como identificar meu público-alvo?
Para determinar o seu público-alvo é preciso considerar uma série de informações, como hábitos, idade, nível socioeconômico, entre outras. Quanto mais dados você tiver, mais simples será compreender para quem o seu trabalho é direcionado.
Para a definição do público-alvo, separamos quatro dicas importantes:
- pesquise o mercado: conhecer e entender o mercado lhe dará conhecimento para que você enxergue as oportunidades e as opções que seu público-alvo já tem acesso;
- converse com pessoas interessadas: converse, peça a opinião sincera do público e ouça o que eles têm a dizer. Uma boa pesquisa pode ajudar a refinar o seu produto e a economizar bastante em alterações futuras;
- crie um avatar: apesar da definição do público-alvo ser extremamente importante para a eficiência de suas campanhas, só esse conhecimento não basta para aprofundar o conhecimento sobre os hábitos de compra dos consumidores.
Mas, afinal, o que é um avatar? Continue lendo este artigo.
O que é um avatar?
Não pense que o conceito de avatar é algo novo que surgiu com o filme de James Cameron.
O avatar é a personificação do seu público-alvo, e o simples fato de contar com este recurso em suas campanhas de marketing fará com que seus resultados cresçam.
Em uma conversa de um profissional de marketing com Maria, dona de uma escola de idiomas, ele descobriu que ela queria saber o que era preciso fazer para atrair mais alunos. Foi feito os seguintes questionamentos:
– adolescentes que querem viajar (Disney é um dos destinos mais comuns);
– pessoas que queriam oportunidades de empregos no ramo do entretenimento;
– jovens que eram obrigados a estudar pelos pais.
São três perfis completamente diferentes.O primeiro é formado por adolescentes que querem aperfeiçoar ou aprender a língua, o segundo são pessoas que querem inglês para o trabalho, já o terceiro é composto por pais que querem matricular o filho em um curso de idiomas.
Uma mensagem genérica não seria capaz de atrair a atenção de todos esses perfis.
O produto pode até ser o mesmo, mas se você quiser aprender inglês para o trabalho e receber uma mensagem de um curso que está ensinando inglês para viagens, é muito provável que você não seja atraído por aquele anúncio.
Isso quer dizer que o curso de Maria não era capaz de preparar alguém profissionalmente? Não, mas com uma mensagem genérica, que não era destinada para nenhum dos três perfis, ele não conseguiu demonstrar clareza na comunicação.

Como criar um avatar?
Alguns pontos precisam ser definidos para que você crie um bom avatar. Você precisará coletar informações sobre o seu público-alvo, seja por meio de pesquisas ou de métricas fornecidas por ferramentas que auxiliem o marketing digital. São exemplos de perguntas que precisam ser respondidas:
Demografia
Qual é o sexo do avatar? Onde ele mora? Qual a sua idade? Onde ele trabalha? Isso irá permitir que você escolha o vocabulário mais adequado durante a construção do email;
Necessidades
O que a pessoa necessita naquele momento?
Desejos
O que ela quer para se sentir realizada?
Pontos de dor
O que faz a pessoa não conseguir dormir à noite? Qual é a sua preocupação? Algumas pessoas têm medo de perder dinheiro, enquanto outras têm medo de não se casar.
Os medos podem ser os mais diversos, e eles lhe darão pistas preciosas sobre a personalidade do seu público.
Solução
O que fazer para solucionar aquele determinado problema?
Hábitos de compra
Com isso, será identificado quais são os seus principais concorrentes, podendo ser de um segmento diferente do seu. Academias de ginástica podem concorrer com clínicas de estética, pois ambas prometem um resultado para aparência, por exemplo.
Conclusão
O importante é que cada campanha seja feita pensando nos diferentes avatares. Você não pode comunicar-se da mesma forma. Personalize o relacionamento com o seu cliente, fazendo com ele tenha fidelidade a sua marca e indique seu negócio para outras pessoas.
Gostou das dicas? Continue lendo os artigos com grandes dicas para você e seu negócio aqui no blog da Ignição Digital.
Que incrível esse artigo para definir o avatar, sensacional a parte em que fala sobre identificar concorrente através da busca no Google. Vai me ajudar muito a trabalhar como afiliado autoridade
Eu gostaria de saber como literalmente eu faço a pesquisa, onde eu consigo encontrar essas informações? Eu tenho que usar alguga ferramenta, site, ou curso?
Desculpa mas eu estou muito interessada em criar meu avatar e poder envier meus conteúdos para os meus publicos, estou estudando bastante para gerar conteúdos de valor.
Olá Alice, vi que você não foi respondida e vou ver se consigo esclarecer aqui pra você.
Essa pesquisa você faz entendendo o cotidiano do seu publico-alvo.
A maneira mais eficiente de entender com clareza é fazendo uma pesquisa com os seus clientes e potenciais clientes, perguntando diretamente quais são as principais dúvidas e que esclarecimentos eles gostariam que você trouxesse sobre o seu mercado.
Caso não tenha clientes e potenciais clientes para perguntar, pode criar detalhadamente um perfil que você acredite representar melhor o seu público, levando em consideração os pontos abordados no artigo.
Com isso você vai ter uma clareza muito maior sobre o que é útil para as pessoas que você quer ajudar.
No meu instagram eu abordo bastante temas como esses.
Não sabia ao certo o que era um avatar. e como contruir um, seu artigo foi muito esclarecedor. Já me sinto um pouco melhor para fazer o meu “avatar” publico alvo.
I am so grateful for your article.
Ótimo conteúdo para identificar o nosso público-alvo. De estrema relevância o artigo! Agora é por em prática com nossos clientes. Parabéns!
Parabéns pela iniciativa!! Não tenho como participar do Fórmula mas com o conteúdo conquistado no workshop, estudarei minuciosamente e darei início a meus lançamentos! Gratidão Erico e equipe!!!!
wow, awesome!
muito boa essa ação
Muito bom realmente quem tenta o sucesso sem ao menos conhecer seu avatar, esta dando um tiro no proprio pé….
gostei da dica poderia criar aqui o avatar seria legal
Muito bom Érico! Não sou da área de Marketing Digital, porém foi extremamente esclarecedor esse post. Muito Obrigado!
gostei muito, estou fazendo o curso topafiliados e estou muito animado.
Muito bom. Aprendi e com certeza desde já vou começar a me inteirar sobe o assunto.
Muito bom este artigo. Não sabia o que referia um AVATAR no marketing digital e agora já tenho mais conhecimento sobre este tema.
Valeu muito!!!
Eu gostei, gostei bastante… como sempre seus artigos são fenomenais, aprendo muito com eles. Obrigado e sucesso sempre.
Mais Maravilhosas e preciosas dicas!
Muito obrigado mais uma vez Erico!