Público alvo: O poder de um avatar nos lucros do seu negócio (você precisa saber disso)

Público Alvo: O Poder De Um Avatar Nos Lucros Do Seu Negócio

Definir o seu público-alvo e entender profundamente seus desejos e necessidades, é fundamental para direcionar suas ações de marketing com eficiência. 

Ao elaborar o perfil de um cliente ideal, a tarefa de desenvolver peças de marketing e conteúdo voltadas para alguém que resume o seu público torna-se muito mais fácil.

Criar um avatar é essencial para definir a linguagem a ser utilizada nas suas estratégias de marketing digital, bem como para identificar o tipo de conteúdo a ser produzido e de quais redes sociais lançar mão, entre vários outros aspectos.

Sobre esse assunto, você verá neste artigo: 

  • – como identificar meu público-alvo?;
  • – o que é um avatar?;
  • – como criar o seu avatar?;

Como identificar meu público-alvo?

Para fazer a identificação do seu público-alvo é necessário analisar diversas informações, como idade, sexo, localização, hábitos de compras entre outras. Assim, quanto mais dados você tiver, mais fácil será entender as necessidades e desejos dos seu público.

Para a definição do público-alvo, separamos quatro dicas importantes:

  • pesquise o mercado: conhecer o mercado te dará referências para que você consiga entender as oportunidades e os hábitos que seu público-alvo já possui.

  • converse com pessoas interessadas: realizar pesquisas podem ajudar a prestar atenção aos detalhes do seu produto, assim não sendo necessário fazer muitas alterações no futuro;

  • crie um avatar: definir e entender o seu público-alvo é de extrema importância, mas só esse conhecimento não basta para aprofundar o conhecimento sobre os hábitos de compra dos consumidores. Para isso, é fundamental criar um avatar. 

Mas, afinal, o que é um avatar? Continue lendo este artigo. 

O que é um avatar?

Não pense que o conceito de avatar é algo novo que surgiu com o filme de James Cameron. 

O avatar é a personificação do seu público-alvo, e investir nessa estratégia em suas campanhas de marketing fará com que seus resultados cresçam. 

Em uma conversa de um profissional de marketing com Maria, dona de uma escola de idiomas, ele descobriu que ela queria saber o que era preciso fazer para atrair mais alunos. Foi feito os seguintes questionamentos:

– adolescentes que querem viajar (Disney é um dos destinos mais comuns);

– pessoas que queriam oportunidades de empregos no ramo do entretenimento;

– jovens que eram obrigados a estudar pelos pais. 

São três perfis completamente diferentes.O primeiro é formado por adolescentes que querem aperfeiçoar ou aprender a língua, o segundo são pessoas que querem inglês para o trabalho, já o terceiro é composto por pais que querem matricular o filho em um curso de idiomas.

Uma mensagem genérica não seria capaz de atrair a atenção de todos esses perfis.

O produto pode até ser o mesmo, mas se você quiser aprender inglês para o trabalho e receber uma mensagem de um curso que está ensinando inglês para viagens, é muito provável que você não seja atraído por aquele anúncio.

Público Alvo: O Poder De Um Avatar Nos Lucros Do Seu Negócio

Como criar um avatar?

Será necessário coletar informações sobre o seu público-alvo, por meio de ferramentas que te ajudarão a identificar esses dados com precsão. São exemplos de perguntas que precisam ser respondidas:

Demografia

Qual é o sexo do avatar? Onde ele mora? Qual a sua idade? Onde ele trabalha? Com isso, você conseguirá saber em qual localização está concentrado o seu público-alvo.

Necessidades

O que a pessoa necessita naquele momento?

Desejos

O que ela quer para se sentir realizada?

Pontos de dor

Por que eu preciso daquele produto? Qual dor eu quero suprir utilizando determinado serviço? Essas perguntas precisam ser respondidas para conseguir identificar este problema.

Solução

O que fazer para solucionar aquele determinado problema? 

Hábitos de compra

Com isso, será identificado quais são os seus principais concorrentes, podendo ser de um segmento diferente do seu. Academias de ginástica podem concorrer com clínicas de estética, pois ambas prometem um resultado para aparência, por exemplo. 

Conclusão

O importante é que cada campanha seja feita pensando nos diferentes avatares. Você não pode comunicar-se da mesma forma. Personalize o relacionamento com o seu cliente, fazendo com ele tenha fidelidade a sua marca e indique seu negócio para outras pessoas. 

Gostou das dicas? Continue lendo os artigos com grandes dicas para você e seu negócio aqui no blog da Ignição Digital.

Fórmula de Lançamento - Ebook

Participe do meu grupo no Telegram! Sacadas e conteúdo exclusivo para quem quer se aprofundar mais no mundo do marketing digital, lançamentos e 6 em 7.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever autorizo Erico Rocha a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concordo com sua Política de Privacidade.

18 thoughts on “Público alvo: O poder de um avatar nos lucros do seu negócio (você precisa saber disso)”

  1. Érico, tenho uma dúvida: Se o produto digital é para jovens (estudantes) que não tem poder aquisitivo para comprar o curso, devo focar o avatar nos pais deles, sendo uma decisão de carreira profissional?

  2. Que incrível esse artigo para definir o avatar, sensacional a parte em que fala sobre identificar concorrente através da busca no Google. Vai me ajudar muito a trabalhar como afiliado autoridade

  3. Eu gostaria de saber como literalmente eu faço a pesquisa, onde eu consigo encontrar essas informações? Eu tenho que usar alguga ferramenta, site, ou curso?
    Desculpa mas eu estou muito interessada em criar meu avatar e poder envier meus conteúdos para os meus publicos, estou estudando bastante para gerar conteúdos de valor.

    1. Olá Alice, vi que você não foi respondida e vou ver se consigo esclarecer aqui pra você.

      Essa pesquisa você faz entendendo o cotidiano do seu publico-alvo.

      A maneira mais eficiente de entender com clareza é fazendo uma pesquisa com os seus clientes e potenciais clientes, perguntando diretamente quais são as principais dúvidas e que esclarecimentos eles gostariam que você trouxesse sobre o seu mercado.

      Caso não tenha clientes e potenciais clientes para perguntar, pode criar detalhadamente um perfil que você acredite representar melhor o seu público, levando em consideração os pontos abordados no artigo.

      Com isso você vai ter uma clareza muito maior sobre o que é útil para as pessoas que você quer ajudar.

      No meu instagram eu abordo bastante temas como esses.

  4. Não sabia ao certo o que era um avatar. e como contruir um, seu artigo foi muito esclarecedor. Já me sinto um pouco melhor para fazer o meu “avatar” publico alvo.

  5. Muito bom Érico! Não sou da área de Marketing Digital, porém foi extremamente esclarecedor esse post. Muito Obrigado!

  6. Muito bom este artigo. Não sabia o que referia um AVATAR no marketing digital e agora já tenho mais conhecimento sobre este tema.
    Valeu muito!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *