Se um dia alguém me perguntar “Erico, qual é o maior patrimônio do Ignição Digital?”, eu responderia sem hesitar que são os meus fiéis leitores. Sem vocês, nada disso faria sentido. Por isso, eu resolvi ensinar para vocês a como fidelizar clientes.
Isso não é um discurso “puxa saco”. Essa deveria ser uma posição obrigatória em todas as empresas. O maior patrimônio do seu negócio são os seus fiéis clientes.
Eu já escrevi para vocês 5 Dicas Essenciais para Fidelizar Clientes, e hoje será diferente, irei ensinar como fidelizar clientes com boas práticas que podem ser implementas na cultura do seu negócio.
Como fidelizar clientes com Monitoramento
O primeiro ponto para uma fidelização efetiva é mapear os seus atuais clientes. Entender para atender, entender para encantar.
Levante dados sobre os seus atuais clientes, utilize CRM – Customer Relationship Management, e caso você não possa investir nessa ferramenta, elabore um banco de dados próprio, que contenha todas as informações dos seus clientes.
Não ter informações é o inimigo número 1 da fidelização. Um simples gesto de parabenizar o aniversário do cliente é impossível sem monitoramento. Fique atento!
Programas de Fidelidade
Em um vídeo do meu Canal no Youtube, eu apresentei um estudo de marketing feito em um lava-rápido, contando como a estratégia certa, aliada a um simples cartão fidelidade, aumentou em 82% a fidelização dos clientes. Gostou? Imagine esses números na sua empresa!
Nessa modalidade, o importante é “gamificar” a ação, ou seja, isso deve ser um jogo para o seu cliente, em que as etapas são comprar, e as recompensas são grandes descontos ou gratuidade em produtos/serviços. Essa é uma das formas mais eficientes de como fidelizar clientes.
Invista em experiência de marca
Ter um excelente atendimento se tornou item básico e obrigatório no mercado. Então, como inovar? Proporcione experiências de marca inesquecíveis para o cliente! Assim, o seu negócio sempre será uma lembrança positiva na mente dele, fazendo-o voltar toda vez que precisar.
Em uma viagem a Europa, eu tive uma experiência de marca muito boa com uma operadora de telefonia, e eu conto tudo nesse vídeo.
Invista em conteúdo
Falar apenas sobre o seu produto/serviço não é interessante! Produza conteúdos relevantes, mantenha uma conexão marca/cliente, mesmo sem efetuar vendas e, assim, sua empresa certamente será lembrada no momento de compra.
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Sua marca deve ser um life style
Clientes fiéis não são apenas os que compram sempre, e sim, os que propagam sua marca!
Sua empresa deve fazer parte do dia a dia do consumidor, e ele deve viver esse estilo de vida, indicando, falando bem, consumindo e sendo o melhor amigo da sua empresa.
Conte para mim, como você fideliza os seus clientes? Aproveite e garanta nossos conteúdos em primeira mão, assinando nossa newsletter gratuitamente!