O Que é Trabalho Autônomo?

O que é trabalho autônomo

Você sabe, de fato, o que é trabalho autônomo? Cada vez mais profissionais de diferentes áreas estão optando por esse modelo de trabalho, seja pelas grandes vantagens que traz ou como uma  alternativa do desemprego. 

Por isso, hoje, o artigo vai falar um pouco sobre:

  • – o que é trabalho autônomo;
  • – quais são as principais vantagens e desvantagens dessa categoria;
  • – liberal vs. autônomo.

Entenda mais sobre o assunto e veja se esse é o caminho que você deseja seguir!

Afinal, o que é trabalho autônomo?

Definir o que é trabalho autônomo é bem simples, pois trata-se da atividade exercida por profissionais que não têm nenhum tipo de vínculo trabalhista com uma empresa e que assumem os próprios riscos do seu ofício.

Além disso, esse tipo de trabalho não exige nenhum tipo de certificação e permite que o profissional tenha total autonomia para tomar todas as decisões relacionadas ao seu próprio jeito de trabalhar.

Outra característica importante é que não há subordinação e nem exclusividade de prestação de serviços.

Alguns trabalhos autônomos que podem ser altamente lucrativos são:

  • – professor particular;
  • – coach;
  • – advogado;
  • – desenvolvedor;
  • – designer;
  • – consultor. 

Você se encaixa em uma dessas profissões? Se sim, talvez seja a hora de olhar o mercado com uma nova perspectiva!

Porém, é importante dizer que neste tipo de trabalho há uma certa confusão com o termo “profissional liberal”, afinal, são a mesma coisa?

O que faz um profissional liberal?

Um profissional liberal não é a mesma coisa que um autônomo. Nesta categoria, o trabalhador pode ter vínculo empregatício com uma empresa ao mesmo tempo que trabalha por conta própria.

Ou seja, médicos, veterinários e arquitetos, por exemplo, podem oferecer os seus serviços de forma particular mesmo tendo contrato com uma organização.

Diferentemente dos autônomos, esses profissionais devem conter uma certificação de área, pois são representados por órgãos certificadores. Dessa forma, devem pagar os encargos e taxas necessárias para exercerem a profissão.

As vantagens do trabalho autônomo

O crescimento do número de profissionais que optam pelo trabalho autônomo, assim como o de empresas que recorrem a essa modalidade, está relacionado a diferentes fatores. Veja abaixo alguns:

Do ponto de vista do funcionário

É fato que muitos funcionários têm recorrido ao serviço autônomo como uma maneira de vencer a crise e encontrar novas oportunidades para garantir um rendimento financeiro ao fim do mês. Porém, é grande também o número de pessoas que adotam esse tipo de trabalho pensando em uma melhor qualidade de vida.

Há inúmeras vantagens de se tornar um profissional autônomo, como:

  • – possibilidade de conciliar a carreira com a família;
  • – mais qualidade de vida podendo uni-la com com o lazer;
  • – não é necessário, em muitos casos, enfrentar o trânsito das cidades, podendo fazer home office;
  • – flexibilidade de horários e locais alternativos, de acordo com a agenda pessoal.

Vale dizer que, apesar de não ter as mesmas garantias de um profissional CLT, com férias remuneradas e décimo terceiro garantido, por exemplo, ao se organizar e ter controle financeiro, o autônomo pode até mesmo ganhar mais dinheiro do que quem é contratado por alguma empresa.

Do ponto de vista da empresa

Ao optar por trabalhadores autônomos para exercerem atividades específicas, empresas de diferentes segmentos e tamanhos conseguem economizar recursos. Isso porque, os encargos são menores, assim como a burocracia.

Esse tipo de contratação é comum e vantajosa quando uma organização precisa de um profissional para uma atividade esporádica ou para um projeto com tempo determinado para acontecer. Por exemplo, engenheiros, pedreiros e programadores. Em situações assim, o trabalhador autônomo é a opção mais viável e econômica. 

As desvantagens do trabalho autônomo

Assim como qualquer tipo de trabalho, no autônomo também tem as suas desvantagens. Para o profissional contratado pode ser a instabilidade financeira, uma vez que depende da demanda de serviços para ter uma renda, a alta carga de trabalho e a falta de interatividade com outras pessoas. 

Além disso, não pense que ser um profissional autônomo você está isento da declaração do Imposto de Renda. Se os seus serviços oferecidos somarem mais que R$ 28 mil reais ano-base, prepare-se para a declaração.

Já para o ponto de vista empresarial, a necessidade de ter alguém fixo e exclusivo para resolver problemas específicos na empresa, o pagamento de um profissional autônomo pode ser mais alto do que um de regime CLT, uma vez que ele pode ganhar por horas trabalhadas.

Conclusão

Agora você entendeu o que é trabalho autônomo e porque ele é vantajoso na maioria dos casos. Viu também que toda modalidade de trabalho possui as suas desvantagens e com essa categorias não seria diferente. Depois do artigo, você está pensando em trabalhar por conta própria? Aproveite para ver também três exemplos de trabalho autônomo para mudar de profissão. 

Confira mais assuntos assim no blog da Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Ebook

Estão abertas as inscrições para uma nova turma da Fórmula de Lançamento. A FL é para você que quer alavancar suas vendas ou criar um negócio digital do absoluto zero que seja capaz de fazer um faturamento de 6 dígitos em 7 dias.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Ao se inscrever, você também irá receber e-mails de promoção/marketing do Erico Rocha

5 thoughts on “O Que é Trabalho Autônomo?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *