5 Ideias para Trabalhar por Conta Própria

Ideias para trabalhar por conta própria

É fato que o mercado de trabalho e os hábitos dos consumidores mudaram com o avanço da tecnologia. Consequentemente, profissionais de diferentes áreas encontraram oportunidade para trabalhar por conta própria, aumentar sua renda ou ter estabilidade financeira sem precisar do regime CLT.

No entanto, para conseguir êxito no trabalho autônomo é necessário muito empenho, resiliência e planejamento para, de fato, ter um negócio saudável.

Sabendo disso, no artigo de hoje você vai aprender:

  • – o que é trabalhar por conta própria;
  • – vantagens e desvantagens do trabalho autônomo;
  • – cinco ideias para você abrir seu próprio negócio.

Confira!

O que é trabalhar por conta própria?

Trabalhar por conta própria, isto é, ter um trabalho autônomo, é a alternativa de muitos profissionais brasileiros que buscam estabilidade financeira sem um vínculo empregatício.

Trata-se de uma atividade exercida por profissionais que oferecem seus serviços para uma empresa. Eles, por sua vez, assumem os próprios riscos do seu ofício.

Diferentemente do trabalho CLT, trabalhar por conta própria não envolve exclusividade de prestação de serviços, podendo o profissional ter uma série de demandas em várias empresas.

Além disso, esse modelo de trabalho não exige, necessariamente, nenhum tipo de certificação e permite que o trabalhador tenha autonomia para tomar todas as decisões relacionadas ao seu ofício.

Vantagens do trabalho autônomo

Assim como o trabalho CLT tem suas vantagens e desvantagens, o autônomo também tem.

Embora haja o crescimento do número de profissionais que optam por esse modelo, é importante estar ciente dos diferentes fatores relacionados à essa modalidade.

Confira abaixo as vantagens e desvantagens de quem deseja trabalhar por conta própria:

Vantagens

Para o profissional autônomo há inúmeras vantagens, como:

  • – conciliação da carreira com a família;
  • – oportunidade de poder trabalhar em locais alternativos;
  • – sem necessidade de cumprir uma tabela de horários;
  • – menos burocracia empregatícia;
  • – recebimento de salário bruto, sem os descontos obrigatórios da CLT.

Desvantagens

Entre as desvantagens podemos citar:

  • – instabilidade financeira;
  • – dificuldade na prospecção de novos clientes;
  • – isolamento, uma vez que trabalho sozinho e não com uma equipe;
  • – ausência dos benefícios empregatícios da CLT, como férias remuneradas, décimo terceiro, etc.

5 ideias rentáveis para você abrir seu próprio negócio

Existem infinitas possibilidades para quem quer trabalhar por conta própria. Porém, o importante é que você encontre algo que realmente goste fazer. Para começar, planeje cada passo do seu novo negócio.

Já sabe qual nicho ou segmento deseja trabalhar? Abaixo selecionamos algumas sugestões de sucesso:

1. Artesanato e trabalhos manuais

Como trabalhar por conta própria

Quem tem habilidade para fazer trabalhos manuais pode apostar em negócios que envolvam artesanato ou decoração. Este tipo de atividade pode ser exercida de casa e necessita de pouco investimento inicial.

Que tal apostar em um nicho específico dentro deste segmento, como casamentos, festas infantis ou datas comemorativas? Esses são apenas alguns exemplos de oportunidades. Outra sacada é usar a internet e as próprias redes sociais para divulgar seu trabalho.

2. Alimentação saudável

O público fitness ou adapto à uma vida saudável tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Isso abre uma ótima oportunidade para quem comercializa produtos dentro deste mercado.

Se você sabe e gosta de cozinhar, apostar no ramo de alimentação saudável está entre as melhores ideias para trabalhar por conta própria. Marmitas e sucos detox, por exemplo, são alguns exemplos de produtos que fazem sucesso entre esses consumidores.

Outro ponto positivo, com a rotina cada dia mais atribulada, nem todas as pessoas tem tempo ou habilidades para prepararem sua própria refeição.

3. Consultor online

Se você é um profissional com alguma especialização diferenciada e está com dificuldades de encontrar um emprego registrado, a internet pode ser um ótimo caminho para mudar de área e criar seu próprio negócio. Afinal, é cada vez mais comum o número de pessoas que prestam consultoria na web.

Além do atendimento em tempo real, que pode ser dado por qualquer tipo de programa com videochamada ou streaming, é possível também montar alguns cursos ou materiais ricos no seu campo de conhecimento. Como por exemplo, montar uma base de videoaulas para as pessoas que te seguem.

4. Professor particular

Como trabalhar por conta própria
trabalhar por conta própria

Quer complementar a renda ou trabalhar de maneira totalmente autônoma na área da educação? Então você pode investir em aulas on-line! Além dos idiomas estrangeiros, as aulas de reforço ou específicas para pré-vestibular costumam atrair pais e alunos.

5. Serviços para internet

Qualquer profissional que se encaixe nas áreas do marketing digital pode oferecer seus serviços de maneira autônoma. Designers, redatores e programadores são muito requisitados, mesmo quando não estão ligados a uma agência.

Para facilitar, tenho o seu próprio MEI e cadastre-se em grupos de freelancers, que são comuns em redes sociais.

Conclusão

Hoje você viu como funciona um trabalho autônomo e conheceu algumas oportunidades rentáveis para ter sucesso nessa modalidade. Ficou ciente das principais vantagens e desvantagens de trabalhar por conta própria e descobriu que, na verdade, para alcançar sucesso na área escolhida é preciso dedicação e encontrar o que realmente gosta.

Gostou das ideias? Aproveite para conhecer outros assuntos na Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Ebook

Vagas abertas para Fórmula de Lançamento.

Entre para nova turma de lançamento e receba um bônus exclusivo.

Mais Informações

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever autorizo Erico Rocha a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concordo com sua Política de Privacidade.

5 thoughts on “5 Ideias para Trabalhar por Conta Própria”

  1. Ótimas dicas amigo! Se a pessoa realmente encontrar algo que goste de fazer, o seu trabalho será prazeroso. E naturalmente os resultados positivos serão uma feliz consequência.
    Sucesso nos seus projetos!!!.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *