3 Ferramentas de Business Intelligence Que Você Precisa Conhecer

Ferramentas de Business Intelligence

Você sabe o que é Business Intelligence? Mais conhecido popularmente como BI, a prática consiste em reunir e analisar dados relacionados à atividade de um negócio. Essas informações coletadas são extremamente importantes para planejamentos estratégias, assim como tomada de decisão.

Para obter esses dados internos ou externos corretamente, é fundamental fazer uso de algumas ferramentas de Business Intelligence.

Confira no artigo de hoje:

  • – o que é Business Intelligence;
  • – por que adotar essa prática;
  • – quais são as ferramentas de BI mais utilizadas.

Afinal, o que é Business Intelligence?

Business Intelligence ou Inteligência de Negócios refere-se ao processo de organização, análise e coleta de informações internas ou externas para, enfim, identificar novas oportunidades de mercado, vantagem competitiva e futuras oportunidades para uma empresa.

Com base nos dados coletados, então, é possível criar estratégias e tomar decisões mais assertivas. Sendo assim, o Business Intelligence é uma ótima forma de assegurar a estabilidade do negócio em ações de longo prazo, por exemplo.

Além disso, com a ajuda de ferramentas de Business Intelligence (que abordaremos mais para a frente) você pode:

  • – auxiliar em outros sistemas de gestão corporativa, como ERP, CRM, etc;
  • – ampliar sua base de dados;
  • – dar suporte para aumentar a quantidade e a qualidade do fluxo de informações.

Ou seja, uma excelente estratégia para gestores, gerentes e coordenadores que desejam elaborar planos de ações mais seguros e objetivos.

Por que adotar ferramentas de BI para a minha gestão?

Embora o termo BI seja muito utilizado hoje em dia, ele não surgiu nos últimos anos. Seu surgimento foi em 1979 quando a empresa Gartner Group desenvolveu soluções tecnológicas para facilitar a tomada de decisão de seus gestores.

Porém, foi somente na década de 1990 que o termo ficou famoso e começou a ser utilizado no meio do empreendedorismo. Por fim, foi somente entre 2008 e 2010 que as empresas passaram a perceber a importância de coletar análises e desenvolver estratégias por meio de dados.

Atualmente, muitas empresas já fazem o uso de ferramentas de Business Intelligence e garantem conseguir resultados mais eficiente e com mais facilidade graças a tecnologia.

Em suma, as ferramentas de BI promovem uma maior compreensão de informações, de modo a garantir maior potencial competitivo. Inclusive, muitas garantem acessibilidade ao histórico de relacionamento em redes sociais, uma vez que esse é um canal excelente para:

  • – captação de leads;
  • – divulgação de produtos e serviços;
  • – vendas.

3 ferramentas de Business Intelligence

Abaixo selecionamos quatro ferramentas populares de BI. Escolha a que mais se adéqua ao seu negócio e, claro, seus objetivos! Confira:

1. Google Data Studio

Tem empresas que usam o Google Data Studio sem mesmo saber que ele é uma das poucas e melhores ferramentas de Business Intelligence, inclusive, gratuita! Para utilizá-la é bem simples: tenha uma conta no Gmail.

Por ser do Google, a plataforma se integra com outras ferramentas da marca, como Analytics, AdWords e Trends. Ou seja, é possível se beneficiar com estratégias para outras áreas!

Além disso, o Data Studio é totalmente intuitivo e gera relatórios de fácil compreensão, personalizados e compartilháveis.

2. Microsoft Power BI

No Microsoft Power BI é possível integrar diferentes fontes de dados, como planilhas de Excel, redes sociais, aplicativos na nuvem, entre outros. Seus painéis oferecem um entendimento amplo de métricas e possibilita a criação de relatórios e dashboards dinâmicos.

As atualizações podem ser feitas em tempo real e disponíveis para visualização em desktops, tablets e smartphones.

3. Adobe Analytics

O Adobe Analytics permite que você implemente, em tempo real, análises e segmentações detalhadas em todos os seus canais de marketing. Permite também identificar qual é o público-alvo de maior relevância para a sua estratégia.

Os relatórios podem ser personalizados e compartilhados por e-mails ou smartphones.

Conclusão

As empresas que adotam o Business Intelligence na sua gestão, com certeza, saem na frente no mercado competitivo. Afinal, com essa prática é possível adotar estratégias mais eficazes e assertivas para o negócio como um todo.

As ferramentas de BI são essenciais para quem deseja uma análise aprofundada, detalhada e, é claro, com foco no mercado!

Gostou do artigo? Outros como esse você encontra na Ignição Digital. Acompanhe!

Fórmula de Lançamento - Ebook

Participe do meu grupo no Telegram! Sacadas e conteúdo exclusivo para quem quer se aprofundar mais no mundo do marketing digital, lançamentos e 6 em 7.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Ao se inscrever, você também irá receber e-mails de promoção/marketing do Erico Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *