O que é Lean Thinking e Como Aplicar?

O que é Lean Thinking e Como Aplicar?

Lean thinking é um termo de língua inglesa que, em uma tradução livre, significa algo como “mentalidade enxuta”. 

Esse conceito é, na verdade, um tipo de filosofia. A ideia é trazer o máximo de valor com o mínimo de desperdício em uma estratégia de negócios. 

Apesar de parecer uma ideia contemporânea, o lean thinking é baseado no conceito do Sistema Toyota de Produção, o Toyotismo. A origem vem da década de 1980, mas foi apenas em 1990 que o conceito se tornou famoso no mundo, depois da publicação do livro “A Máquina que Mudou o Mundo”. 

Hoje eu desenvolvi um conteúdo completo sobre essa filosofia de gestão de produção para você compreendê-la de uma vez por todas e ainda descobrir como pode fazer para aplicar no seu negócio. 

Os cinco passos do lean thinking

Criar mais valor para os clientes com menos recursos. Isso é lean thinking. Na época em que desenvolveu esse método, a Toyota não estava entre as maiores montadores do mundo — nem perto disso, na verdade. 

Cinte anos depois, em 2009, ela havia se tornado a maior fabricante de automóveis do planeta em volume de vendas. Com um resultado incrível desses, nada mais justo do que aplicar a ideia em outras indústrias também.

A filosofia conta com cinco princípios ou passos que devem ser seguidos em ordem para alcançar os objetivos. 

1. identificar o que é de valor para o cliente;

2. mapear o fluxo de produção e identificar os desperdícios — dissecar a cadeia produtiva e separar os processos entre os que geram valor, os que não geram valor e os que não geram valor, mas são necessários para o funcionamento da empresa;

3. estabelecer um fluxo contínuo para os processos;

4. estabelecer a produção puxada — neste ponto a empresa para de empurrar os itens para o consumidor comprar por meio de promoções e outros incentivos. É ele que passa a “puxar” a produção e, dessa forma, os produtos não são esquecidos parados no estoque;

5. a busca pela perfeição — a partir daqui é preciso se guiar pelo busca pelo aperfeiçoamento. É a melhoria continua de tudo aquilo que envolve o fluxo de produção. 

Apesar de ser frequentemente aplicada e mais conhecida por seu sucesso quando o assunto é produção em escala, o lean thinking também é entendido como um sistema de gestão e estratégia de negócios voltado para aumentar a satisfação dos clientes. 

A implementação do lean thinking 

Apesar dos cinco passos para a implementação do sistema de lean thinking serem muito bem definidos, é preciso entender como fazer isso funcionar na prática. 

Você já sabe que o objetivo da estratégia é reduzir desperdícios quando, ao mesmo tempo, está maximizando o valor para o cliente. Para começar a buscá-lo de maneira sistemática, o primeiro passo é identificar, priorizar e eliminar os desperdícios ao longo das cadeias de valor. 

A ideia central é criar processos que precisem cada vez menos de esforço humano, que peçam menos espaço e também, é claro, menos dinheiro para funcionar. 

A partir daí, será possível oferecer os seus produtos ou serviços com muito menos custo para o cliente e com menos problemas ou defeitos, o que é uma enorme vantagem em relação aos sistemas tradicionais.

Inúmeras empresas conseguiram alcançar resultados excepcionais com a implementação do lean thinking e a sua também pode ser uma dessas!

Agora que você aprendeu de maneira simples e sem termos técnicos difíceis de entender, seu processo de implementação da filosofia na empresa será muito mais assertivo e você poderá, finalmente, maximizar a entrega de valor com a menor quantidade possível de desperdício. 

Lembre-se de que aqui na Ignição Digital eu sempre publico conteúdos novos para você se manter atualizado no mercado. Confira nossa

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

One thought on “O que é Lean Thinking e Como Aplicar?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *