Por que e Como Utilizar a Metodologia Lean na Sua Gestão?

Garantir um trabalho que seja, ao mesmo tempo, eficiente e que promova uma maior integração entre os colaboradores pode não ser tão fácil assim. Por conta disso, implantar métodos como a metodologia lean podem simplificar os processos.

Se você ainda não conhece esta maneira de otimizar o trabalho, leia esse post que eu vou te ensinar mais sobre ela!

O que é a metodologia lean?

Ela tem como objetivo utilizar nada mais que os elementos necessários para o seu trabalho. Ela serve para eliminar as complicações e promover uma rotina mais simples e, ao mesmo tempo, eficiente. Desta forma, há um aumento da agilidade.

O conceito surgiu em 1980, quando a Toyota começou a usar o termo “lean manufacture” (manufaturação enxuta) para caracterizar a otimização de sua linha de produção.

CLIQUE e baixe o ebook!

Ele foi popularizado nos anos 1990, quando o professor James Womack, do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), publicou o livro “A Máquina que Mudou o Mundo”, relatando o seu estudo sobre a indústria automobilística, que incluía a Toyota.

Por que aplicá-la a minha empresa?

Com uma maior agilidade de produção, você garante o sucesso e o maior valor da sua equipe. Melhorar a produtividade é extremamente importante se você pensar que os clientes estão cada vez mais exigentes.

A crescente demanda da sua empresa acaba necessitando de algum modelo de trabalho que possa atender a todas elas. A metodologia lean consegue estabelecer as prioridades e reduzir o tempo gasto com coisas que não são tão importantes.

Além disso, ela consegue gerenciar melhor os seus prazos, de forma que eles podem ser diminuídos sem comprometer a qualidade. Isso faz com que a sua relação com seus clientes seja ainda melhor e a gestão de projetos seja bem sucedida.

Como aplicar a metodologia lean?

Existem pequenos passos que devem ser seguidos logo no começo deste processo para obter bons resultados

1. Planejamento

O gestor da área onde você pretende adotar a metodologia lean deve definir os objetivos que devem ser alcançados nesta nova etapa da empresa. É necessário elaborar um escopo do projeto, os participantes e qual a responsabilidade de cada um.

2. Deixar todos animados com a mudança

Para garantir a efetividade, você precisa engajar todos os envolvidos nesse projeto. Se eles não se sentirem confortáveis com as mudanças, não haverá bons resultados.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

3. Apoio dos líderes

É imprescindível que todos os líderes da empresa estejam de acordo com o projeto. Eles devem mostrar apoio à equipe e oferecer auxílio aos participantes, além de demonstrar que a nova organização irá melhorar o trabalho.

4. Começar devagar

Por se tratar de um novo modelo, não comece a aplicá-lo em trabalhos mais detalhados e que exigem mais urgência. Comece por algo mais simples para testar o funcionamento.

Gostou das dicas de hoje? Não se esqueça de acessar o site Ignição Digital para aprender mais sobre Empreendedorismo e Marketing Digital!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *