O Que É CRO (Conversion Rate Optimization)?

O que é CRO (Conversion Rate Optimization)?

Você já ouviu falar ou leu o que é CRO? Conversion Rate Optimization, ou Otimização de Conversão, em português livre, consiste em um conjunto de técnicas totalmente focadas no usuário, com o objetivo de induzir ele a concluir uma ação, ou seja, a converte em um site, blog, redes sociais, etc.

Só por essa breve explicação, você já deve ter notado que esse tal de CRO é importante. Certo? Então, confira mais detalhes a seguir.

Importância do CRO

Se a sua presença digital está ruim, deve melhorar. Se ela está estagnada, pode melhorar. E se a sua presença digital está bem, ela é capaz de melhorar ainda mais!

Portanto, independentemente do estado em que se encontra o seu negócio digital, sua presença na web pode ser maximizada no quesito Otimização de Conversões, por meio do CRO.

Afinal, o que é CRO na prática?

Esse é o processo que testa, analisa e otimiza a eficiência das conversões da sua marca como um todo, seja no site, nas landing pages, no blog, nos anúncios e nas redes sociais. Tudo isso é feito em relação ao design, conteúdo, disposição de informações, títulos e vários outros aspectos.

CLIQUE e baixe o ebook!

Em analogia, CRO é a lapidação do seu conteúdo na web, definindo o que é bom e ruim, o que funciona e não funciona, o que está bem e o que pode ser excelente. Entendeu?

Como implementar CRO na sua empresa

Saiba o que é CRO

Ao otimizar a sua presença digital, as conversões começam a acontecer com mais frequência, aumentando os seus lucros consequentemente. Interessante, não é? Veja então qual é o processo para otimizar suas conversões e como implementar o CRO.

Comece pela segmentação

A minha primeira dica está voltada para a segmentação. Dentro do seu público-alvo existem pessoas com diversas personalidades, classes sociais, localizações, gostos e estilos. Portanto, manter uma comunicação padrão para todos é arriscado. O ideal é implementar mudanças por segmentação.

Um exemplo simples é fazer o anúncio de acordo com o sexo. Um tom mais feminino para as mulheres e um tom mais masculino para os homens, alterando também cores, fontes, imagens, etc.

Além disso, você pode alterar uma landing page de acordo com a localização do usuário, oferecendo serviços específicos para determinadas cidades ou regiões.

Faça testes A/B

Com o público devidamente segmentado, a ideia é testar as mudanças propostas no seu site. E como verdades absolutas e “achismos” não funcionam no marketing digital, é necessário verificar quais opções são mais eficientes e convertem mais.

Para isso, uma excelente maneira é recorrer ao teste A/B. Assim, você pode, por exemplo, comparar dois títulos diferentes, duas landing pages distintas, dois anúncios desiguais, duas CTA’s dissemelhantes e por aí vai.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Caso queira, pode utilizar ferramentas como o Google Analytics, além da Klick Pages, em que você consegue criar e testar páginas.

Produza conteúdos

Por fim, indico a produção de conteúdos como uma ótima maneira de implementar o CRO em seu negócio. Teste variações de chamadas para e-books, blog, vídeos, etc. E se quiser melhorar ainda mais, implemente técnicas de rapport e copywriting.

Entendeu o que é CRO? Gostou do conceito? Não deixe dinheiro sobre a mesa, implemente as melhorias propostas e aumente sua taxa de conversão! Aproveite e assine nossa newsletter, ao final desta página, para receber outros conteúdos como este.

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *