Como Remover uma Página do Índice do Google

Aprenda como remover uma página do índice do Google

No marketing digital, indexar páginas é importantíssimo. No entanto, pode ser que, por algum motivo, seja por desatualização ou porque um produto ou serviço não existe mais, você também precisará aprender como remover uma página do índice do Google.  E é exatamente isso o que eu explico neste artigo. Veja!

banner-klicksite

Passo a passo para remover URLs

Se você já sabe como descobrir se o seu site está sendo indexado pelo Google, essa é a primeira atitude que precisa tomar. Confirme isso e, se for necessário, siga o procedimento a seguir de como remover uma página do índice do Google temporariamente:

Informe ao Google o que você quer

Muitos não sabem, mas você pode informar ao Google quando não quer que determinada página seja ou permaneça indexada. Para isso, basta acessar a ferramenta do Google Search Console, “Remover URLs“.

Lá você consegue remover temporariamente a exibição de páginas da sua propriedade, que deixam de ser exibidas nos resultados de busca por 90 dia.  Porém, precisará seguir algumas regras, como:

  • não incluir âncoras na URL;
  • diferenciar URLs com letras maiúsculas e minúsculas;
  • possuir uma marca “/” de início.

Conheça as opções de remoção

Dentro da ferramenta citada você vai precisar escolher o que você quer remover do buscador. As opções são:

  • ocultar temporariamente a página dos resultados da pesquisa e removê-la do cache;
  • ocultar diretório temporariamente;
  • remover a página do cache apenas.

Primeiramente, você precisa saber que o cache é a última informação que o Google gravou do seu website, ou seja, a última vez que o Google rastreou a página. Portanto, se você não quer que ele apresente a última alteração feita, escolha a opção “remover do cache apenas”.

Já a opção “ocultar temporariamente a página dos resultados da pesquisa e removê-la do cache” elimina a página do Google por apenas 90 dias. Depois desse período ela volta a aparecer.

Além disso, também pode escolher opção de “remover a página do diretório”, o que é muito recomendado para os sites que possuem várias páginas com o mesmo conteúdo. Nesses casos, aliás, é muito importante fazer essa exclusão para otimizar as categorias e não sofrer com a duplicidade de conteúdos.

Como remover uma página do índice do Google permanentemente?

Se quiser excluir uma URL para sempre, será preciso tomar mais de uma medida. Segundo o próprio Google, terá que:

1. Colocar uma espécie de senha na página em questão, a fim de bloquear o acesso ao conteúdo.

2. Atualizar ou remover o conteúdo do site, tanto as páginas quanto as imagens e os diretórios, além de garantir que o servidor retorne o código HTTP 404 ou 410.

3. Incluir uma metatag noindex indicando que a página não deve ser indexada (método menos seguro).

Agora que já sabe como remover uma página do índice do Google, assine minha newsletter, ao final desta página, e receba conteúdos exclusivos sobre marketing digital!

banner-klicksite

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *