Como Remover uma Página do Índice do Google

Aprenda como remover uma página do índice do Google

No marketing digital, indexar páginas é importantíssimo. No entanto, pode ser que, por algum motivo, seja por desatualização ou porque um produto ou serviço não existe mais, você também precisará aprender como remover uma página do índice do Google.  E é exatamente isso o que eu explico neste artigo. Veja!

banner-klicksite

Passo a passo para remover URLs

Se você já sabe como descobrir se o seu site está sendo indexado pelo Google, essa é a primeira atitude que precisa tomar. Confirme isso e, se for necessário, siga o procedimento a seguir de como remover uma página do índice do Google temporariamente:

Informe ao Google o que você quer

Muitos não sabem, mas você pode informar ao Google quando não quer que determinada página seja ou permaneça indexada. Para isso, basta acessar a ferramenta do Google Search Console, “Remover URLs“.

Lá você consegue remover temporariamente a exibição de páginas da sua propriedade, que deixam de ser exibidas nos resultados de busca por 90 dia.  Porém, precisará seguir algumas regras, como:

  • não incluir âncoras na URL;
  • diferenciar URLs com letras maiúsculas e minúsculas;
  • possuir uma marca “/” de início.

Conheça as opções de remoção

Dentro da ferramenta citada você vai precisar escolher o que você quer remover do buscador. As opções são:

  • ocultar temporariamente a página dos resultados da pesquisa e removê-la do cache;
  • ocultar diretório temporariamente;
  • remover a página do cache apenas.

Primeiramente, você precisa saber que o cache é a última informação que o Google gravou do seu website, ou seja, a última vez que o Google rastreou a página. Portanto, se você não quer que ele apresente a última alteração feita, escolha a opção “remover do cache apenas”.

Já a opção “ocultar temporariamente a página dos resultados da pesquisa e removê-la do cache” elimina a página do Google por apenas 90 dias. Depois desse período ela volta a aparecer.

Além disso, também pode escolher opção de “remover a página do diretório”, o que é muito recomendado para os sites que possuem várias páginas com o mesmo conteúdo. Nesses casos, aliás, é muito importante fazer essa exclusão para otimizar as categorias e não sofrer com a duplicidade de conteúdos.

Como remover uma página do índice do Google permanentemente?

Se quiser excluir uma URL para sempre, será preciso tomar mais de uma medida. Segundo o próprio Google, terá que:

1. Colocar uma espécie de senha na página em questão, a fim de bloquear o acesso ao conteúdo.

2. Atualizar ou remover o conteúdo do site, tanto as páginas quanto as imagens e os diretórios, além de garantir que o servidor retorne o código HTTP 404 ou 410.

3. Incluir uma metatag noindex indicando que a página não deve ser indexada (método menos seguro).

Agora que já sabe como remover uma página do índice do Google, assine minha newsletter, ao final desta página, e receba conteúdos exclusivos sobre marketing digital!

banner-klicksite

Fórmula de Lançamento - Ebook

Entre os dias 29 de junho a 03 de julho de 2020, vai acontecer a Jornada 6 em 7 - Ao Vivo. Uma série de 5 encontros onde eu vou mostrar como faturar 6 dígitos em 7 dias no seu negócio atual ou em um novo negócio online.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Ao se inscrever, você também irá receber e-mails de promoção/marketing do Erico Rocha

2 thoughts on “Como Remover uma Página do Índice do Google”

  1. Olá Erico Rocha,
    parabéns pelo arquivo, gostaria de expor meu problema para possível dica na solução do mesmo, sou leigo porém já fiz práticamente todos os passos para remoção de 3 links os quais não consigo me livrar, indexados com meu nome. Devido a processos judiciais administrativos relativos a empresa ligada a mim, antigos e já extintos, foram indexados ao longo do tempo pelo jusbrasil (onde consta apenas o link sempre em primeira posição, porém sem conteúdo pois foram removidos) e outros dois sites replicadores de informações jurídicas com meus dados contidos,chamados; justiça.online e justiça.club que, apesar de conter campos de remoção e link de contato, não obtive resposta nem sucesso em remover.. sendo este último (justiça.club) conforme especialistas, um site de origem irregular.
    O fato é que por ter obtido sucesso em outros sites, não me convenci quanto a estes últimos, haveria outra possibilidade ou teria de entrar com ação cominatória-obrigação de fazer? e se for o caso poderia me indicar instituição? Agradeço pelo seu trabalho, att

  2. Ola pessoal boa tarde, preciso de uma mega ajuda, é que tem fotos minhas da com a ex no casamento que esta aparecendo na google pesquisas,o fotografo ja apagou todas fotos as tem duas que esta dando so negado pra mim la no site do google de remoçao de site desatualizados, o que posso fazer para sumir de vez com isso, pq esta causando ja muitos constrangimentos…agradeço desde ja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *