Conheça A Fórmula Para Calcular EBITDA

conheca-a-formula-ebitda

A fórmula EBITDA é uma das mais populares no empreendedorismo. Também conhecida pela sigla LAJIDA, vem do inglês Earnings Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization (Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização).

Mas você sabe como calcular o EBITDA de sua empresa e como utilizar essa informação? Saber isso é importante para melhorar análises e conferir qual é a situação operacional, sem distorções que atrapalham a tomada de decisão e podem até esconder resultados ruins que prejudicam o futuro do negócio.

Por isso, conheça a fórmula para calcular EBITDA e veja também por que calcular ele.

O começo do EBITDA

Em termos gerais, o EBITDA é uma forma de se mensurar a saúde financeira de uma empresa, considerando o que ela consegue gerar de receita, sem incluir efeitos financeiros ou o abatimento de impostos de qualquer natureza.

CLIQUE e baixe o ebook!

Antes de começar de fato a usar a fórmula EBITDA, você precisa calcular o lucro operacional. Ele é formado por Receita Líquida –  Custo por Mercadoria Vendida – Despesas operacionais e despesas líquidas financeiras.

Esse não é o lucro bruto, que vem antes da subtração de valores como as despesas administrativas, comerciais e operacionais.

É bom lembrar também que o valor consta na Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).

A fórmula EBITDA

Com o valor do lucro operacional em mãos, agora é hora de utilizar a fórmula EBITIDA:

Lucro operacional +  Depreciação + Amortização.

Depreciação é a perda de valor dos itens físicos de uma empresa, como maquinários que ficam ultrapassados. Nela, avalie o que está rendendo menos do que antes.

Com essas informações, ficará mais fácil você ver se as atividades operacionais estão de fato trazendo dinheiro ou não. Mesmo assim, não olhe exclusivamente para o EBITDA.

Por que não analisar apenas o EBITDA

O EBITDA é um cálculo importante para qualquer empresa, mas se ele não for complementado com outras informações, pode gear distorções que prejudicarão as análises de qualquer empresa.

O valor mostra a situação operacional, mas movimentações financeiras podem prejudicar o caixa do negócio. Então é possível uma situação na qual um EBITDA seja muito positivo esconda um negócio que está no vermelho, endividado ou com poucas vendas.

Agora que você aprendeu mais sobre o EBITDA, veja como calcular o resultado operacional da sua empresa!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *