Quais os Impactos de Uma Liderança Autocrática e Como Solucioná-los?

Quais os Impactos de Uma Liderança Autocrática e Como Solucioná-los?

Você sabia que existem vários tipos de liderança que podem ser aplicados em uma empresa? Um deles é a liderança autocrática e entender como ela funciona, seus pontos altos e baixos, pode fazer a diferença em seu negócio!

Afinal, um bom empreendedor precisa compreender como se tornar um líder cada vez melhor.

Outros tipos de liderança que posso citar agora são a democrática, a liberal e a situacional.

Cada uma conta com algumas vantagens e desvantagens. Você precisa entender cada detalhes sobre elas para escolher a que mais se adequa a você, ao seu time a sua empresa. 

Afinal, o que é uma liderança autocrática? 

Afinal, o que é uma liderança autocrática?

No modelo da liderança autocrática, a primeira coisa que você precisa ter em mente é que o foco é totalmente no chefe.

Ele é o centro das decisões.

O líder autocrático centraliza todo o poder em si mesmo e foca apenas na realização de tarefas por parte dos colaboradores.

O líder faz a delegação das tarefas, decidindo quem vai ficar responsável por cada uma delas. Nesse cenário, normalmente não há (ou há pouca) permissão para os liderados expressarem a sua opinião sobre os temas. 

Esse é o tipo mais comum de liderança e o que vejo na maior parte das empresas por aí. 

Quais são os impactos que uma liderança autocrática pode causar?

Um dos maiores problemas que eu enxergo em empresas que adotam esse tipo de liderança é que ela pode acabar gerando um ambiente tóxico na empresa.

O líder em questão pode ficar com a famosa fama de “mandão”, já que querem, quase sempre, tarefas feitas na hora, decisões tomadas com rapidez e resultados ágeis e assertivos. 

Além disso, eles podem não gostar nada quando alguém questiona suas decisões. Dois líderes autocráticos bastante famosos são Steve Jobs — falecido gênio da Apple — e Jeff Bezos, fundador da Amazon. 

Os liderados podem, depois de algum tempo, se sentir insatisfeitos. É aquele clássico caso do funcionário que odeia o chefe, sabe?

Esse chefe não escuta as ideias do funcionário, e uma empresa que quer crescer de verdade, precisa ter um monte de ideias brilhantes na manga. Todo mundo poderia ajudar. 

Por último, mas não menos importante, não podemos nos esquecer que o estresse também é um impacto frequente em locais onde existe uma liderança autocrática. 

Afinal, como esse líder toma todas as dores para si mesmo e acaba tendo que lidar com as responsabilidades de qualquer tipo de acontecimento, o que acaba gerando um cansaço físico e mental nada saudável. 

Mas, calma. Nem tudo é tão negativo assim. 

Em determinados momentos, algumas características da liderança autocrática podem sim ser positivas. A visão sistêmica desse tipo de profissional é uma ferramenta incrível para quando é preciso tomar decisões rápidas em momentos de crise, por exemplo. 

É possível melhorar a liderança autocrática?

Como melhorar a liderança autocrática

Existem algumas práticas que podem te ajudar fazer com que a liderança autocrática seja melhorada.

A primeira e mais simples prática para ser implementada é a de escutar o que os outros colaboradores têm a te dizer. Mas não apenas escutar, genuinamente buscar entender o pensamento deles. 

Quem escuta o que os outros pensam, automaticamente já é visto como uma pessoa melhor, ainda mais se buscar implementar essas ideias, se for o caso. 

É sempre bom lembrar que colaboradores que não se sentem confortáveis no ambiente de trabalho vão embora. Ou seja, uma empresa que têm esse tipo de líder pode ter sérios problemas com retenção de talentos

E aí, já sabe se quer apostar nesse tipo de formato para sua empresa? Aqui na Ignição Digital eu já publiquei bastante material bacana sobre o tema. Confere lá!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *