Just in Time – Conceito e Definição Deste Sistema de Administração

just in time

Você já ouviu falar no termo “just in time”? Ele é um modelo de gestão adotado pelo Japão há muito tempo e faz sucesso no mundo inteiro. A proposta pretende reorganizar o ambiente para que ele se torne ainda mais produtivo. No post de hoje, você vai saber mais sobre o Just in Time e o conceito deste sistema de administração.

Afinal, o que é Just in Time?

Termo de origem inglesa, Just in Time significa “o momento exato”, “a hora certa”. Ele é bastante adotado na área de administração de empresas e o objetivo principal é mostrar que existe uma hora certa para que cada processo seja executado no empreendimento. Portanto, deve haver também um momento certo para comprar, transportar, vender, produzir e outras atividades. Esse sistema pode ser adotado por qualquer organização e é importante para poder auxiliar a reduzir estoques e custos decorrentes do processo.

Como esse sistema surgiu?

No inicio dois anos 50, nascia no Japão o conceito Just in Time, sendo que seu desenvolvimento foi creditado à Toyota Motor Company, que procurava por um sistema de gestão que fosse capaz de coordenar de acordo com a procura específica dos diferentes modelos de veículos com o mínimo de atraso. Pensando nisso, a Toyota, após a Segunda Guerra Mundial, percebeu que com pouca variedade de modelos seria necessário maior flexibilidade para fabricar pequenos lotes com os mesmos níveis de qualidade dos fabricantes norte-americanos.

A filosofia de produzir apenas o que o mercado solicitava foi adaptada e os japoneses assumiram uma posição bastante competitiva por meio dos veículos que eles mesmos produziam. Por isso, o Just in Time vai um pouco além da simples técnica de gestão de produção e pode ser considerado também como um conceito que prioriza aspectos de qualidade, organização e gestão dos recursos humanos.

Veja como o Just in Time atua no mundo dos negócios

No mundo dos negócios, o Just in Time atua como um sistema de administração que visa principalmente o aumento da eficácia e eficiência do processo produtivo e/ou prestação de serviços, reduzindo também custos operacionais. O uso do Just in Time pode ser feito por qualquer organização. Para que surta efeito, é necessário que o trabalho de logística seja bastante preciso, uma vez que fornecedores devem estar comprometidos para que não haja falhas no fornecimento da matéria-prima e a demanda possa ser seja atendida. As vantagens da implementação do Just in Time podem ser mostradas por meio da análise de contribuição nos principais critérios competitivos.

Gostou de saber um pouco mais sobre o conceito de Just in Time? Então assine agora mesmo a nossa newsletter para receber mais conteúdos sobre empreendedorismo!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *