Conheça a Metodologia Scrum

Clique e conheça a metodologia scrum

Nos dias de hoje é muito difícil empreender, e isso se deve graças aos fatores internos e externos, distrações, acesso à informações, divergências, trabalhos simultâneos e prazos curtos. Por isso, gerenciar equipes e tocar projetos é sempre um imenso desafio. Para ajudar sua missão, nós apresentamos a metodologia de trabalho 5W2H, mas hoje será um pouco diferente, você aprenderá o que a metodologia scrum.

Metodologia scrum

Criada pelo piloto da aeronáutica Jeff Sutherland, a metodologia scrum, de acordo com seu criador, representa um “elo de comparação” entre a gestão de projetos e o pouso de um avião.

Como assim? Entenda que cada pouso é diferente, devido ao peso da aeronave, condição climática, aeroporto, etc. Idem para um ou mais projetos dentro do seu negócio, pois envolvem pessoas diferentes, atividades distintas, itens que não podem falhar, prazos inadiáveis, entre outras coisas.

De forma resumida, um pouso de avião requer vários ajustes pontuais, como velocidade, altura, ângulo, acionamento do trem de pouso, freio, etc. E todos esses ajustes pontuais também devem acontecer com os seus projetos, no decorrer do tempo é claro, para atingir um melhor resultado final. Entendeu?

E onde entra a metodologia scrum? Ela consiste em dividir o objetivo final do seu projeto em pequenos ciclos de atividades a serem cumpridas, que devem ser revistas, analisadas e mensuradas em reuniões pontuais, para que sua equipe troque figurinhas, ajuste o que foi feito e melhore os resultados finais.

Como você pode aplicar a metodologia scrum?

Eu vou dar um exemplo real que funciona muito bem aqui no escritório do Ignição Digital. Utilizamos a metodologia scrum em todos os projetos e, normalmente, começamos o processo no início da semana, definindo as funções de cada um para aquele pequeno ciclo.

Depois, no final da semana, nos reunimos novamente para verificar o que já foi feito e mensuramos os resultados finais.

Para acompanhar os projetos em tempo real utilizamos um quadro, onde atualizamos os status de todos os projetos com post its. O quadro é dividido em três espaços com: tarefas a fazer, tarefas em produção e tarefas prontas.

Vamos simular que o seu negócio precise entregar um site para um cliente. O objetivo final pode ser dividido em pequenos ciclos como:

– Coleta de briefing;

– Reunião para apresentação e delegação do projeto;

– Divisão de tarefas;

– Criação de layout;

– Começo da programação;

– Entrega da home;

– Entrega de x páginas;

– Testes finais;

– Apresentação para o cliente.

Todas essas tarefas também podem ser segmentadas em subtarefas, dívidas ao decorrer do tempo e ajustadas sempre que necessário. Entendeu?

Essa é a metodologia scrum. Gostou de aprender o que ela é? Se ficou com alguma dúvida deixe nos comentários, aproveite e se inscreva para receber nossas newsletters gratuitamente.

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *