5 passos para melhorar a gestão de processos no seu negócio

como fazer gestão de processos

Um dos maiores desafios para quem tem uma empresa é conseguir fazer a gestão de processos. E sabe porque, muitas vezes, isso pode ser difícil?

Pois, para gerenciar processos e melhorá-los é preciso também mudar o comportamento das pessoas.

Mas, apesar de trabalhoso, ao investir tempo e energia para aprimorar os fluxos de trabalho e mudar as atitudes da sua equipe, você conseguirá elevar a produtividade,otimizar o tempo de produção, reduzir os seus custos e aumentar a competitividade da sua empresa.

Quer saber como fazer tudo isso?

Siga os cinco passos abaixo e melhore a gestão de processos no seu negócio!

Identifique os processos atuais

 

Você sabe dizer, com precisão, qual o processo de cada tarefa, projeto ou serviço da sua empresa?

Se a sua resposta foi negativa, então, a primeira atitude que você deve tomar é a de mapear o cenário atual da sua empresa, identificando como são os fluxos de trabalho, do começo ao fim, principalmente quando esses fluxos envolvem diferentes áreas. Só assim você terá mais clareza para saber onde existem os gargalos e onde acontecem os maiores falhas,

Com essa visão, você já terá os insights necessários para as melhorias e para começar a planejar um processo mais amarrado e que funcione de forma mais clara para todos.

Envolva outras pessoas nesse processo

A maneira mais assertiva de construir processos melhores para o seu negócio é chamando as pessoas que estão envolvidas em cada uma das etapas para colaborar com opiniões e apontamentos do que pode ser aprimorado.

Isso pode ser feito independentemente do tamanho da sua empresa e equipe. Faça um fluxograma com todas as ações para cada tipo de tarefa, serviço ou produção, tentando sempre prever as variáveis para garantir que tudo tenha uma resposta padrão e nada fuja do controle.

Invista em tecnologia para gestão de processos

Nos dias de hoje, nós temos à disposição diferentes tipos de sistemas e tecnologias que conseguem automatizar muitas atividades de gestão.

Por isso, depois de conseguir desenhar com a sua equipe o modelo ideal de processos para o seu negócio, procure uma ferramenta que atenda melhor às necessidades da sua empresa e que facilite a adaptação de todos nessa nova estrutura de trabalho.

Comunique sua equipe

Definido o modelo de gestão de processos e feita a escolha da ferramenta, o passo seguinte é comunicar à equipe sobre as decisões tomadas. Nesse momento, é muito importante explicar os motivos das mudanças e como esses movimentos afetarão positivamente a rotina de todos.

Ao convencer as pessoas envolvidas, você consegue fazer com que elas abracem a causa e diminui o impacto inicial de todas as mudanças.

Acompanhe os resultados

Depois de implementar os novos processos, é preciso acompanhar de perto os resultados. E fique tranquilo se no começo for necessário arrumar algumas coisas. É completamente normal!

Com o monitoramento constante, você consegue fazer os ajustes necessários e otimizar cada vez mais esses processos, de maneira que eles tragam gradativamente resultados mais expressivos para a sua produção.
Gostou das dicas? Aproveite para ver também 8 Ferramentas de Gestão para Alavancar seus Resultados e não deixe de assinar a nossa newsletter!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

One thought on “5 passos para melhorar a gestão de processos no seu negócio”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *