Estrutura Organizacional de uma Empresa: Saiba a Importância

estrutura organizacional de uma empresa

Já falei muito sobre como criar o próprio negócio e, inclusive, dei dicas do que você não deve fazer. Contudo, desta vez, vou falar sobre algo que toda empresa precisa, quase que obrigatoriamente, ter! Não importa se você está diante de uma startup ou de uma multinacional, uma boa estrutura organizacional de uma empresa faz toda a diferença e é fundamental para crescer e alcançar o tão sonhado sucesso. Veja só:

O Que é a estrutura organizacional de uma empresa?

Você já ouviu que não é possível abraçar o mundo sozinho, não é mesmo? Dentro de uma empresa não é diferente! Tentar resolver todos os problemas, ao mesmo tempo e sem a ajuda de outros profissionais só vai levá-lo ao desespero. É por isso, dentre outros motivos, que a delegação de tarefas existe. E para te ajudar a controlar isso, você precisa de muita organização!

CLIQUE e baixe o ebook!

É nesse ponto que a estrutura organizacional de uma empresa entra. É ela que define os níveis hierárquicos, os cargos, os setores, as tarefas e a alocação de todos os seus funcionários. Se você comparar sua empresa ao corpo humano, podemos dizer que a estrutura organizacional é o esqueleto, onde você tem de forma bem estabelecida a coluna cervical, as principais articulações e todos os ossos, dos maiores aos menores, que juntos contribuem para manter o corpo sempre em pé.

Conheça as Vantagens de uma Boa Estrutura Organizacional

Quando é bem planejada, a estrutura organizacional de uma empresa é capaz de proporcionar diversas vantagens, tanto para o funcionamento do negócio, quanto para quem está envolvido com ele.

No que diz respeitos aos funcionários, a estrutura organizacional pode auxiliar no plano de carreira de cada colaborador. Isso porque, ao ter os cargos bem definidos, todos conseguem enxergar as possibilidades de crescimento, o que gera condições mais motivadoras dentro da empresa. Assim, os seus funcionários podem, por exemplo, pensar nos estudos necessários para uma possível promoção.

Outros pontos que favorece muito o desenvolvimento do negócio e das atividades diárias, é a identificação das tarefas e a organização das funções. Quando todos dentro de uma empresa sabem quais as responsabilidades que possuem, os processos tendem à andar com mais eficiência e as soluções de problemas também acontecem com maior rapidez. Isso tudo também é facilitado pelo fluxo de informação, que fica bem mais definido.

Além disso, a estrutura organizacional de uma empresa possibilita que você tenha um controle maior do quadro de funcionários, de modo a contratar novas pessoas apenas quando realmente necessário e de forma que você consiga enxergar o que precisa ou não de maior supervisão.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Por fim, e como o nome sugere, a estrutura organizacional trará para você um controle maior de como a sua empresa funciona, ou deve funcionar. Assim você pode corrigir erros estruturais, realocar pessoas, e ter todos os benefícios que uma boa organização traz: menos prejuízos, eficiência e maior produtividade!

Gostou? Então não perca tempo, assine nossa newsletter gratuitamente e conquiste cada vez mais sucesso com as nossas dicas! Também fique à vontade para acessar o nosso site e descobrir outras formas de melhorar a gestão de funcionários.

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *