Como Estimular a Criatividade em Times Remotos

como estimular a criatividade

Uma das grandes dúvidas dos gestores é sobre como estimular a criatividade, sobretudo dos times remotos. Afinal, as equipes que pensam fora da caixa podem trazer muitos benefícios para as empresas, como encontrar soluções diferentes dos concorrentes, atender a uma necessidade específica do cliente e identificar melhorias nos produtos. 

Existem várias táticas que você pode usar para incentivar os profissionais a serem mais criativos. Quer saber quais? Neste artigo, você verá: 

  • • o que significa ter um time criativo?;
  • • por que a criatividade é importante nas empresas?;
  • • como estimular a criatividade a distância?

O que significa ter um time criativo?

A criatividade não é um dom que apenas algumas pessoas possuem. Trata-se de uma habilidade que pode ser incentivada pelas empresas e cultivada pelos profissionais. 

Segundo o Fórum Econômico Mundial, essa é uma das competências mais buscadas pelas organizações. Conforme consta no relatório “O Futuro do Trabalho”, em 2020, a criatividade é a habilidade mais importante para ter sucesso do mercado de trabalho. 

O fato de a capacidade ser tão buscada não é à toa. Os times criativos conseguem enxergar mais oportunidades — mesmo em meio a uma crise —, desenvolver projetos melhores e, consequentemente, tornar a empresa mais competitiva. 

Por que a criatividade é importante nas empresas?

Independentemente de qual seja o setor do negócio, é sempre importante pensar sobre como estimular a criatividade da equipe. Isso fará com que os profissionais se sintam motivados a buscar novas soluções e entregar as tarefas de um jeito diferente. 

Quem é designer, por exemplo, pode buscar usar templates inusitados para testar com o público. Já para uma pessoa que faz atendimento, é interessante pensar em novas formas de abordagem. 

Todas as áreas têm tarefas que podem ser melhoradas. Somadas, essas ações permitem que a empresa entregue resultados mais alinhados com as expectativas do mercado e cresça. Afinal, quem sempre faz o mesmo uma hora pode estagnar, principalmente se o concorrente estiver inovando e evoluindo. 

Em outras palavras, ter um time criativo significa manter a empresa à frente das novidades, além de apta a atender às necessidades do público. 

Como estimular a criatividade a distância?

Um dos desafios de trabalhar a distância é a gestão. Porém, quem se questiona sobre como estimular a criatividade, não precise se preocupar. É possível, sim, incentivar os profissionais mesmo de longe. 

Confira algumas ações que você pode implementar para aumentar essa capacidade no seu time: 

Incentive a comunicação entre as equipes

Apesar da distância física, é importante que os profissionais se mantenham unidos. Para isso, você pode implementar ligações semanais de equipes e incentivar que haja comunicação para todos os projetos. 

Durante essas reuniões, vale a pena ouvir o que todos têm a dizer, inclusive para melhorar produtos, processos e formas de atender os clientes. Mesmo que as ideias não sejam implementadas agora, elas devem ser discutidas, pois podem gerar novos pontos de vista. 

Forneça um pouco de liberdade

Caso deseje saber do que a sua equipe é capaz, é fundamental que abra um pouco de espaço para isso. Então, mesmo que a empresa adote uma estrutura mais rígida para cumprir as metas de produtividade, deve haver certa liberdade para as novas ideias.

Vale alinhar com o time quais são esses limites e o que se espera dele. Assim, todos terão condições de seguir as regras e, dentro de uma margem, pensar em soluções diferentes. 

Converse sobre o home office

Será que o home office da equipe pode ser mais criativo e produtivo? Certamente que sim. Porém, para entender como cada um trabalha longe do escritório é necessário ter uma conversa franca. 

Muitos ainda não têm experiência em trabalho remoto e, por isso, podem se sentir deslocados. Nesse sentido, vale até dar algumas dicas para melhorar a rotina, como: fazer as atividades em um ambiente silencioso, ouvir músicas, realizar pausas para comer algo ou descansar e manter a organização.

Conclusão

Bastante desejada pelas empresas, a inovação é uma competência que todos os profissionais podem ter. No caso dos times remotos, há uma grande dúvida sobre como estimular a criatividade. 

Como visto nesse artigo, existem diversas maneiras de manter o time engajado e motivado a sempre buscar soluções diferentes. Basta colocá-las em prática para ver o quanto a sua empresa será beneficiada. 

Quer saber mais sobre gestão de negócios? Continue acompanhando a Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Ebook

Estão abertas as inscrições para uma nova turma da Fórmula de Lançamento. A FL é para você que quer alavancar suas vendas ou criar um negócio digital do absoluto zero que seja capaz de fazer um faturamento de 6 dígitos em 7 dias.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Ao se inscrever, você também irá receber e-mails de promoção/marketing do Erico Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *