Como Descobrir Qual o Sistema de Gestão de Projetos Ideal Para sua Empresa?

sistema de gestão de projetos

Quem deseja ter controle sobre os processos, tempo e atividades desenvolvidas na empresa, precisa implementar um sistema de gestão de projetos. Isso porque, além de mostrar detalhadamente todas as informações executadas por uma área, é possível traçar objetivos, identificar problemas e até mesmo definir valores de serviços, por exemplo. 

Já passou da hora de você melhorar seus processos internos com tecnologia e inovação. Conheça no artigo de hoje:

  • – o que é um sistema de gestão de projetos;
  • – benefícios para o seu negócio;
  • – como escolher a ferramenta ideal para seu tipo de negócio.

O que é um sistema de gestão de projetos?

Um sistema de gestão de projetos gerencia e otimiza, por meio de ferramentas técnicas, todos os aspectos operacionais de uma empresa, como tarefas executadas e tempo gasto. É possível analisar o desempenho e dificuldade das áreas e tirar um resultado final sobre as atividades desenvolvidas. 

O sucesso de um negócio depende de uma boa gestão, afinal, é preciso definir metas e objetivos para alcançar bons resultados e, consequentemente, evoluir no crescimento organizacional. 

O sistema de gestão de projetos é tão importante que até mesmo a rotina dos seus colaboradores pode ser transformada, uma vez que fornece informações precisas e estratégicas para estimular as equipes.

Entre os benefícios gerais que ele pode trazer internamente a sua empresa, estão:

Decisões estratégicas

A gestão de projetos permite que as informações e dados sejam mensurados de maneira clara e fácil. Dessa forma, é possível tomar decisões estratégicas com base nos indicadores e melhorar os processos internos da empresa. 

Monitoramento de processos

Ao contabilizar o tempo gasto em cada atividade, uma visão mais clara do esforço entre os colaboradores é adquirida. Afinal, com o número exato de cada equipe, a empresa pode estabelecer uma média estimada para as atividades, adicionar tarefas ao longo da semana e, ainda, definir os próximos projetos futuros. 

Além disso, permite que possíveis erros — tanto por parte dos líderes quanto dos funcionários — sejam expostos e reavaliados. 

Definição da lucratividade

Quanto mais um projeto demora, consequentemente, mais tempo nele é gasto, certo? Dessa forma, a lucratividade com ele é menor. Com o sistema de gestão de projetos implementado, você consegue avaliar a taxa de lucro e ajustá-la conforme o esforço. 

Maior engajamento dos colaboradores

Gerenciar equipes é ter uma maior integração entre as pessoas envolvidas. Se cada um dos colaboradores entender o seu papel e a importância que tem dentro do ambiente de trabalho, todos ficam mais motivados e trabalham em busca da sua evolução diária. 

Como escolher a ferramenta ideal para meu tipo de negócio?

Antes de escolher qual a melhor ferramenta para o seu tipo de negócio, primeiro, é essencial saber que algumas são bem específicas para um segmento determinado. 

Existem aquelas que atendem qualquer tipo de empresa, independentemente do porte e serviço realizado. Porém, há algumas, com dispositivos próprios para atender exatamente o que o negócio precisa. Conheça as mais usadas abaixo:

  • – Trello: um dos mais fáceis de usar e que atende qualquer tipo de negócio. O Trello é ótimo para organizar afazeres, ideias e projetos, pois, cria boards e post-its em um quadro em branco. O melhor de tudo é que é uma ferramenta totalmente gratuita;
  • – Asana: a ferramenta permite o compartilhamento de atividades em um board intuitivo. É mais indicada para empresas de pequeno porte, em até 15 membros;
  • – Pomodoro: essencial para quem deseja aumentar a produtividade da equipe. A técnica pomodoro se baseia na ideia de que o fluxo de trabalho deve ser dividido em blocos de concentração intensa, de 25 minutos. Dessa forma, será possível melhorar a agilidade do cérebro e estimular o foco. 
  • – Run run.it: ideal para grandes organizações, o Run.run.it é uma ferramenta extremamente completa, com relatórios individuais, e permite uma tomada de decisão mais precisa;
  • – Basecamp: permite que a empresa organize projetos e armazene todos os pontos essenciais, desde listas de afazeres, notas, eventos, arquivos e muito mais. Tem um período de teste gratuito de 60 dias.

Existem outras ferramentas, como Kanban Flow, Artia, 5W2H, entre outras. Confira as características de cada uma e escolha a que mais atende as suas necessidades. 

Conclusão

No artigo de hoje você aprendeu qual a importância de um sistema de gestão de projetos para dentro da empresa e conheceu os principais benefícios. Viu, também, que existem vários tipos de ferramentas para auxiliar na otimização dos processos organizacionais e que são capazes de estimular a produtividade dos colaboradores. 

Gostou? Então deixe o seu comentário! Nós queremos saber: você usa alguma dessa ferramentas, se sim, qual? Continue acompanhando o blog da Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Ebook

Entre os dias 29 de junho a 03 de julho de 2020, vai acontecer a Jornada 6 em 7 - Ao Vivo. Uma série de 5 encontros onde eu vou mostrar como faturar 6 dígitos em 7 dias no seu negócio atual ou em um novo negócio online.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Ao se inscrever, você também irá receber e-mails de promoção/marketing do Erico Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *