Como Administrar Meu Dinheiro? 5 Dicas Infalíveis

Como administrar meu dinheiro? 5 dicas infalíveis

Essa é a pergunta de um milhão de dólares (ou pelo menos gostaríamos que fosse): como administrar meu dinheiro? Eu adianto que é muito mais fácil do que parece – não é necessário nenhum diploma em Economia para saber cuidar das suas finanças pessoais.

Basicamente o que você precisa para administrar seu dinheiro é atenção e organização. E a boa notícia é que organização se aprende! Quer saber como? Então vem comigo!

Coloque tudo na ponta do lápis

O básico eu sei que você sabe de cabeça: quanto é o seu salário, quanto você paga por telefonia móvel, quanto gasta de gasolina ou de transporte público por semana. Mas e o todo? Você sabe quanto recebe por mês juntando salário, vales, pensão e afins? E quanto você gasta no total com moradia, transporte, alimentação, lazer?

Entenda que é indispensável saber exatamente tudo o que entre e tudo o que sai do seu bolso, só assim você vai conseguir administrar as suas finanças.

Avalie seus gastos

Se você sabe com o que gasta, sabe também o que é essencial e o que é dispensável. Essa é a hora de avaliar seus gastos e decidir como seguir, o que cortar, onde ajustar. Será que você realmente precisa de um cartão de crédito? E aquele cheque especial, será que realmente tem sido útil ou só tem te deixado mal acostumado? Aprenda a lidar com os seus ganhos reais!

Aprenda a guardar

Não importa se você tem um plano a longo prazo de viajar pela Europa, fazer um curso ou comprar um carro, guardar dinheiro não é só para esses momentos, é para a vida. O que eu recomendo é que você separe pelo menos 10% do que ganha. Esse montante poderá se mostrar útil em emergências ou até mesmo quando você quiser aproveitar um desconto comprando algo à vista. Pense a longo prazo!

Invista

Se você só quer ter um dinheiro guardado, a poupança pode ser uma boa opção. Mas, se você quer ver o seu dinheiro render, existem outras formas de investimento que podem ser bem melhores! Procure pesquisar sobre títulos públicos, fundos de investimento e ações. Hoje existem até mesmo aplicativos de investimento que avaliam quais aplicações se encaixam melhor às suas finanças.

Mantenha o controle

Como eu disse anteriormente, organização é algo que se aprende e, depois de seguir as dicas anteriores, sei que você já virou mestre. Agora é só repetir esses passos todos os meses e você vai conseguir manter as suas finanças totalmente sob o seu controle!

Este artigo foi útil? Assine a newsletter e receba mais conteúdos excelentes em primeira mão!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *