Entenda Para Que Serve O Balanço Patrimonial

Entenda Para Que Serve O Balanço Patrimonial

Entre as diversas dúvidas que estão na cabeça de empreendedores, seja os que estão começando alguns veteranos, é: para que serve o balanço patrimonial?

Ter essa dúvida pode até ser normal para iniciantes, mas ela tem que ser respondida o mais rápido possível dada a importância do balanço patrimonial na vida de qualquer empresa. Não saber para quê serve nem entender as suas possibilidades deixará o seu negócio carente de informações que, com o passar do tempo, você sentirá muita falta.

Vou te ajudar a entender para que serve o balanço patrimonial e você perceberá como ele vai ajudar a sua vida de empreendedor. Confira!

Mas afinal, o que é balanço patrimonial?

CLIQUE e baixe o ebook!

A ideia do balanço patrimonial é ser uma “balança”, ou seja, dar condições para que um negócio consiga balancear informações essenciais para a atividade empresarial. Em resumo, ele é uma demonstração contábil na qual consta todos os bens, direitos e obrigações do negócio em um determinado período, que normalmente é de um ano.

De uma maneira mais simplificada posso dizer que o balanço patrimonial é o registro de qualquer movimentação financeira. Ao contrário do fluxo de caixa, que traz uma visão diária e específica, ele oferece dados de maneira mais ampla sobre pagamentos, recebimentos etc.

E para que serve o balanço patrimonial?

Já dá para ter uma ideia, pelo parágrafo anterior, de como o balanço patrimonial é importante, não é? Pois agora eu vou te contar um pouco sobre qual uso você pode fazer dele, e dos vários benefícios que esse documento traz para uma empresa. Vamos lá?

Para ser transparente

É essencial lembrar que o balanço patrimonial é obrigatório para qualquer empresa, assim como outras demonstrações financeiras. Mas você não deve fazer isso apenas porque a legislação te obriga, pois existem várias vantagens em produzir o documento com qualidade e atenção.

Uma delas é dar mais transparência no relacionamento com stakeholders. Eles precisam verificar a situação da empresa para fazer parcerias e inclusive investimentos. Além disso, é fornecendo o balanço para instituições financeiras que você conseguirá buscar crédito para o negócio, mostrando a real situação financeira dele para a instituição que irá conceder o dinheiro.

Para fazer análises mais apuradas

Como o balanço patrimonial traz informações financeiras sobre um período específico, você consegue ver tudo o que o negócio tem (e o que deve) nesse tempo. O registro traz informações como:

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!
  • Ativos: são bens, direitos e recursos da empresa, como duplicatas a receber, saldo no caixa e equipamentos;
  • Passivos: obrigações ou dívidas, como empréstimos e pagamento de fornecedores;
  • Patrimônio líquido: a diferença entre o total de ativos e passivos, como o lucro;

Com essas informações, você pode medir o crescimento do lucro, ver quais as maiores fontes de despesa e observar o comportamento dos números ao longo do tempo analisado. E dessa forma, é possível realizar projeções, se antecipar a quadros adversos e praticar medidas que tenham respaldo na realidade mostrada pelo registro, algo que exemplifica muito para que serve o balanço patrimonial.

Com o balanço patrimonial resolvido, chegou a hora de definir os próximos passos! Por isso, veja como estabelecer metas para crescer constantemente!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *