Qual a Diferença Entre Estratégia e Tática?

diferença entre estratégia e tática

Todo empreendedor já se perguntou qual a diferença entre estratégia e tática. Os dois conceitos administrativos são de extrema importância na hora de gerenciar um negócio, seja ele virtual ou físico. Para o Marketing Digital, eles também são necessários.

Para te ajudar a entender cada um deles, decidi escrever esse artigo e tentar, assim, te mostrar de uma maneira prática como eles podem ser aplicados no seu dia a dia e quais as diferenças de cada um.

Conheça os conceitos

Um estrategista chinês (Sun Tzu) disse uma certa vez que “ (…) todos os homens podem ver as táticas pelas quais eu conquisto, mas o que ninguém consegue ver é a estratégia (…)”. Tzu é famoso não apenas pela frase, mas por ser autor de um dos livros mais conhecidos do mundo que aborda os conceitos, A Arte da Guerra.

CLIQUE e baixe o ebook!

Para entender a diferença entre estratégia e tática precisamos, primeiro, entender o conceito de estratégia. A palavra foi usada pela primeira vez na Grécia e dizia respeito a arte do general, que conduzia suas tropas pelo caminho  da vitória.

Já tática, que também é grega, nada mais é do que a arte de manobrar as tropas no campo de batalha, fazendo dessa maneira com que se tenha mais eficácia durante o combate.

Afinal, qual a diferença entre estratégia e tática?

Para resumir, estratégia emite a ideia das ações futuras realizadas por você ou seu time com uma intenção, que pode ser vender mais, conquistar mais clientes, aumentar sua presença nas redes sociais, entre outros.

Por isso, ao definir a sua estratégia você mostra não apenas a posição administrativa na qual se encontra, mas também qual o melhor caminho para que consiga conquistar o que tanto procura. Para os negócios é o que chamamos de planejamento estratégico.

Já a tática é uma parte importante da implementação da sua estratégia, já que é uma habilidade na qual você consegue conduzir da melhor maneira possível seu negócio ou time, para que a estratégia seja alcançada.

Se pudesse opinar, eu diria que os empreendedores são bem mais familiarizados com a tática, já os administradores se preocupam mais com a estratégia.

Para entender ainda melhor sobre o que táticas, estratégia e sucesso eu o aconselho a ler o meu ebook exclusivo, os 10 hábitos de um empreendedor de sucesso. Garanto que com ele você saberá melhor como aplicar estratégia e tática em seus negócios.

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *