Como Montar uma Proposta de Parceria entre Empresas

Saiba como montar uma proposta de parceria entre empresas

Negócios que se apoiam ganham muitas vantagens competitivas e se tornam mais atraentes aos clientes. Porém, para que tudo dê certo, é interessante saber como montar uma proposta de parceria entre empresas. Você sabe?

Ter esse conhecimento vai contribuir significativamente com seu marketing de relacionamento e vai, inclusive, favorecer as chances de realmente fechar uma parceria. Então, é isso que será tratado neste artigo que terá:

•o que é uma proposta de parceria entre empresas?;

•por que fazer uma proposta de parceria entre empresas?;

• como montar uma proposta de parceria entre negócios?

O que é uma proposta de parceria entre empresas?

A proposta de parceria consiste, basicamente, em um convite. Nesse documento, é possível que você mostre o porquê a união dos dois negócios pode trazer resultados e como isso pode ser feito.

Na prática, é simples montar uma proposta de parceria entre empresas. Mas desde que você já tenha definido qual é o seu objetivo.

Analise: por que você quer que outra companhia seja a sua aliada? O que ela pode fazer pelo seu negócio e vice-versa?

Lembre-se de que a parceria é uma via de mão dupla e, portanto, os dois lados devem sair ganhando!

Por que fazer uma proposta de parceria entre empresas?

Sabe aquele ditado de que a união faz a força? Ele traduz perfeitamente o intuito de uma proposta de parceria empresarial.

Muitas vezes, as companhias precisam enfrentar desafios sozinhas — inclusive como conquistar o público.

Porém, quando elas se unem, elas podem se fortalecer e se tornar mais poderosas no mercado. Por isso, fazer parcerias pode ser importante para o seu negócio!

Como fazer uma proposta de parceria empresarial?

Para fazer a  proposta de parceria empresarial você pode seguir alguns passos. Veja só:

Saiba para quem fazer a proposta de parceria entre empresas

A primeira recomendação é pesquisar qual marca você deseja ter como parceira. Nessa etapa, leve em consideração o porte da empresa, a representatividade e até mesmo as notícias relacionadas e ações já realizadas por ela.

A partir do momento que é apoiado ou começa a apoiar uma companhia, a imagem dela pode favorecer ou  prejudicar a sua. Então, acima de tudo, priorize credibilidade e confiança!

Explique a ideia central e as ações que serão realizadas

Assim como acontece na proposta comercial, na proposta de parceria entre empresas você também precisa deixar claro o que ela significará.

Portanto, defina o propósito central e explique isso detalhadamente, citando quais ações devem acontecer, como e em qual período. Esse cuidado é importante para que não ocorram cobranças futuras e, principalmente, para que a parceria seja devidamente respeitada.

Crie uma proposta com vias de mão dupla

Esse é outro ponto importantíssimo de uma proposta de parceria entre empresas, afinal, todos os envolvidos precisam ser beneficiados — e não basta você dizer apenas o quanto o apoio da companhia é importante para o crescimento da sua.

Para se sair bem nesse tipo de apresentação, o principal segredo é mostrar e destacar o que você dará em troca.

Saiba o que oferecer

Ao oferecer vantagens, pode mencionar a divulgação da marca para o seu público-alvo, que deve ser igual ou muito semelhante ao do seu possível parceiro. Mas também pode oferecer cupons de descontos, produtos e serviços em troca.

Tudo é uma negociação e você precisa estudar minuciosamente a outra companhia para saber o que ela precisa e como vocês podem favorecer um ao outro.

Conclusão

Como visto, se você deseja ter aliados no mercado, é muito importante que saiba fazer uma proposta de parceria. Neste artigo, você viu que é simples de fazer esse documento e os principais pontos que ele deve abordar.

Mas, se precisar de mais ajuda para montar uma proposta matadora, continue navegando pelo blog e confira também a maior dica de como fazer parcerias.

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8 thoughts on “Como Montar uma Proposta de Parceria entre Empresas”

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