O Que É Venture Capital?

O Que É Venture Capital

Você sabia que a sua empresa tem uma grande possibilidade de receber investimentos? Irei explicar o que é Venture Capital, algo que pode alavancar o seu negócio de um jeito que você jamais conseguiria fazer.

Quem acompanha o mercado já ouviu falar do termo, mas é importante saber exatamente o que ele significa, já que apresenta uma ótima oportunidade para empresas de pequeno e médio porte darem um salto rumo ao sucesso.

Acompanhe este texto e entenda o que é Venture Capital — e de que forma ele pode ajudar o seu negócio. Continue lendo!

Entenda o que é Venture Capital?

Bem disseminado no meio empresarial, assim como outras modalidades de aporte como o private equity e o investidor-anjo, o Venture Capital é um tipo de investimento que empresas podem receber para alavancar o crescimento.

Ele parte de investidores que podem ser fundos de investimento especializados, companhias de participações ou mesmo gestores que tenham grande capital disponível para injetar em empresas, especialmente as de médio porte.

As companhias e os fundos são pessoas jurídicas compostas por grupos de investidores, chamados de cotistas, que compram cotas das companhias nas quais fazem investimentos. Quem recebe o valor, por sua vez, são os negócios que tem alto potencial de crescimento e estão com as contas em dia, e só precisam de um “empurrãozinho” para decolar de vez.

E como funciona o Venture Capital?

Normalmente, quem consegue o Venture Capital são negócios de porte médio, que estejam com as contas em dia e, principalmente, com um bom plano de negócios que demonstre alto potencial de crescimento nos próximos anos.

Portanto, se você quer receber um investimento desse tipo, precisa mostrar que a saúde financeira do seu negócio está excelente, o que aumenta as chances de os investidores injetarem capital na empresa.

Mas é fundamental saber também que, no Venture Capital, não há apenas o investimento financeiro. Ao contrário de um financiamento ou empréstimo, essa modalidade de aporte traz outros pontos de atenção:

  • Quem recebe o investimento abre mão de parte do controle empresarial, e os investidores passam a ter uma participação de até 40% no negócio;
  • Há uma parceria operacional, na qual quem aplica o Venture Capital pode trazer profissionais para ocupar cargos importantes na empresa beneficiada pelo investimento;
  • Os investidores aplicam o dinheiro durante 2 a 10 anos, geralmente;
  • Os valores são recuperados após o crescimento do negócio, com a venda da participação para o proprietário, com a venda da empresa ou caso ela abra capital na bolsa de valores.

 

Agora que você conheceu mais sobre Venture Capital, descubra outros tipos de aporte de capital!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *