Endereço Fiscal — O Que É e Quais São as Vantagens de Utilizar

endereço fiscal

Quem não consegue alugar um ponto comercial ou não acha viável utilizar o endereço de sua residência para assuntos empresariais, agora tem a praticidade de obter um endereço fiscal — serviço exclusivo para fins tributários e formais.

Para abrir uma empresa, por lei, é necessário que contar com um endereço comercial. Isso é essencial para ela ser regularizada e comprovar sua existência diante os órgãos públicos. 

Porém, com a dificuldade de encontrar um espaço operacional, surgiu a ideia de criar um documento oficial que facilitasse a regularização do ponto físico.   

Hoje, as pessoas físicas ou jurídicas que não possuem um alto capital de investimento, adquirem de maneira ágil e por um custo baixo a garantia de seu funcionamento. Essa funcionalidade fiscal veio para facilitar! 

No artigo você vai aprender:

  • – o que é endereço fiscal;
  • – quais as vantagens;
  • – a diferença entre endereço comercial e fiscal.

Afinal, o que é endereço fiscal?

O endereço fiscal — ou domicílio fiscal — é um documento utilizado por empresas para comprovar a sua existência física e jurídica para os órgãos públicos e privados.

Quando a prefeitura municipal precisa contatar ou verificar alguma informação sobre o negócio, por exemplo, no endereço fiscal será possível encontrar, além do local, o CNPJ, inscrição municipal, entre outros dados oficiais. 

Essa funcionalidade tem sido utilizada por microempreendedores e por aqueles que moram de aluguel e o proprietário da residência não permite que o local seja utilizado como uma empresa. 

Além disso, pessoas que possuem um escritório em uma outra cidade, mas precisam de um endereçamento de recebimento de correspondência também podem usufruir desse benefício.

Quais são as vantagens?

Há seis principais vantagens de ter um endereço fiscal para o seu negócio, seja ele um pequeno escritório ou uma startup. Veja só:

  • – regularização: sem uma localização não é possível entrar no procedimento de retirada de documentos, como o CNPJ, e nem fazer o cadastro na Junta Comercial. O domicílio fiscal ajuda e facilita o processo de regularização;
  • – redução de custos: como não é preciso ter um endereço físico para atuação, o que muitas vezes pode gerar gastos em excesso, é possível reduzir custos aderindo à funcionalidade;
  • – redução de burocracia: alugar um espaço pode gerar muitas dores de cabeça o processo pode demorar além do desejado. Sem um contrato locatário, é mais fácil começar as atividades empresariais;
  •  – baixo custo: não é preciso desembolsar um alto investimento para garantir essa funcionalidade;
  • – comprovação de existência: garantir e comprovar a existência do negócio é bem simples e rápido com o domicílio fiscal;
  • – facilidade de busca: os órgãos federais, públicos e estaduais acham com mais agilidade as informações referente à empresa.

Endereço comercial x fiscal — é a mesma coisa?

Quando você abre a sua empresa ela deve estar registrada em um ponto físico. O nome da rua, bairro, número e CEP representam exatamente o local que o negócio deve estar devidamente instalado. Chamamos essa junção de informações de endereço comercial. 

Porém, como vimos acima, caso ainda não tenha conseguido esse espaço para o estabelecimento, a opção é obter o serviço de endereço fiscal. 

Os dois têm um custo bastante acessível, mas, geralmente, o comercial é um pouco mais em conta. 

Além disso, trazem muito mais credibilidade para um negócio ter uma localização conhecida como pontos comerciais do que residenciais. 

Imagine que você entregue seu cartão de contato para um cliente. Nele consta as seguintes informações:

  • – Rua Ana Maria, n° 10, bloco D, apartamento 52 — Vila Municipal, São Paulo. 

Para você, esse tipo de destino tem mais a ver com domicílio ou escritório comercial? Com certeza, domicílio. 

Veja agora a diferença se o endereço no cartão fosse:

  • – Avenida Brigadeiro Faria Lima, n°1970 — 7° andar, sala 174 — Pinheiros, São Paulo.

Traria muito mais confiabilidade e visibilidade para o seu negócio. 

Conclusão

Hoje você aprendeu o que é e quais são as principais vantagens do endereço fiscal. Viu também a diferença entre esse tipo de serviço com o endereço comercial. 

Aprendeu que uma localização pode significar muito para o seu negócio e complementa em aspectos positivos, como credibilidade, visibilidade e confiança. 

Gostou do conteúdo? Não deixe de comentar! Para continuar acompanhando mais assuntos assim, continue de olho no blog da Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Ebook

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero

DOWNLOAD GRATUITO DO EBOOK

Ao se inscrever, você também irá receber e-mails de promoção/marketing do Erico Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *