Como elaborar um plano de negócio

aprenda como elaborar um plano de negócio passo a passo

Um bom plano é a etapa inicial de qualquer empreitada a que nos dispomos na vida. Com um negócio não seria diferente. Muitos empreendedores acreditam que podem pular esta etapa, ou não sabem como elaborar um plano de negócio e por isso deixam de fazê-lo, mas ele é fundamental para o sucesso da sua futura empresa.

Para que serve um plano de negócio

A ideia central de qualquer plano de negócio é responder a uma pergunta: É viável abrir este negócio que o empreendedor está propondo?

Para responder essa pergunta é importante que o plano de negócios contemple algumas questões, tais como: quem é o público-alvo do negócio, qual é a viabilidade financeira de criar este tipo de empresa, como serão feitas as operações do negócio e assim por diante.

A estrutura de um plano de negócio

Alguns tópicos-chave fazem parte de um bom plano de negócios. Eles dizem respeito às diferentes áreas dentro do negócio, tais como o planejamento financeiro e de marketing, assim como algumas análises de mercado. Confira os tópicos principais:

Informações sobre o negócio

Este tópico aborda dados como a relação dos sócios, a missão da empresa, o regime tributário em que ela irá se enquadrar e outros aspectos importantes, como a formação do capital inicial da empresa e a fonte destes recursos.  

Análise de Mercado

A análise de mercado compreende o estudo de aspectos externos da empresa, como os concorrentes, público-alvo e possíveis parceiros e fornecedores para o seu negócio. Aqui vale incluir os dados encontrados nas suas pesquisas de mercado.

Plano de marketing

O seu plano de marketing irá mostrar as diretrizes de toda a comunicação da sua empresa. Nesta etapa do seu plano de negócio você deverá descrever quais são os produtos oferecidos pela sua empresa, seus respectivos preços, a estrutura e as técnicas que serão utilizadas para vendê-los e agregar valor ao seu negócio.

Plano operacional

O plano operacional diz respeito aos processos internos do seu negócio. Você deve planejar qual será a metodologia de trabalho, as ferramentas de gestão que serão utilizadas, a necessidade de funcionários para cumprir os processos e até a sua disposição física dentro da empresa.

Plano Financeiro

Um dos pontos mais importantes do seu plano de negócio é o planejamento financeiro. É esta fase do seu plano que dirá quais são as necessidades financeiras do seu negócio. São destacados aqui pontos como as estimativas de gastos fixos, despesas com promoção e vendas, capital de giro necessário, faturamento mensal estimado, entre outros aspectos das finanças do seu negócio. É muito importante ser realista na construção deste planejamento e não deixar passar nada, assim você minimiza a chance de ter surpresas.

Construção de cenários

Neste ponto do plano de negócios, você já deve saber quais são as necessidades da sua futura empresa. A construção de cenários serve como um exercício de futurologia. Você deve verificar as variáveis do mercado e pensar em um ambiente otimista, onde as oportunidades são abundantes, um cenário equilibrado, onde há dificuldades e oportunidades, e um cenário pessimista, onde as dificuldades superam as oportunidades. Este exercício serve para que você consiga avaliar corretamente a viabilidade do seu negócio.

Avaliação estratégica do negócio

A matriz SWOT é a sua principal ferramenta para analisar a sua empresa dentro do ambiente do mercado e possa verificar quais são as suas oportunidades e ameaças neste cenário.

Avalie também quais são as forças internas do seu negócio que podem ser usadas para neutralizar as ameaças e aproveitar as oportunidades, bem como as dificuldades internas que precisam de aprimoramento.

Se você se interessou nas estratégias para elaborar o seu plano de negócios e quer ter acesso a sacadas exclusivas sobre empreendedorismo, assine a nossa newsletter gratuitamente. Basta cadastrar o seu e-mail no campo destacado nesta página e receber dicas exclusivas na sua caixa de mensagens!

 

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *