O Que Você Deve Levar em Conta na Formação de Preço de Venda dos Seus Infoprodutos?

O Que Você Deve Levar em Conta na Formação de Preço de Venda dos Seus Infoprodutos?

Uma dificuldade que muitos empreendedores enfrentam é a formação de preço de venda. Quando se fala em precificar um produto digital então, a maioria não sabe nem por onde começar.

A tarefa de dar preço a qualquer produto está baseada no aspecto mercadológico e no aspecto financeiro. Resumidamente, a precificação pode ser definida sobre três pilares: os custos de produção, o lucro e as despesas variáveis.

Diante disso, provavelmente a primeira questão que surge na sua mente é: qual é a diferença entre custos e despesas variáveis?

Custos

Como Fazer a Formação de Preço de Venda de Infoprodutos: Custos

Os custos estão relacionados à produção. Um bem de consumo, como uma caneta, por exemplo, tem como custos o valor de reposição do plástico, da tinta e das pontas metálicas usadas na sua fabricação, o salário dos funcionários que a produzem e todos os custos relativos ao funcionamento da fábrica em que ela é produzida.

No caso de infoprodutos, esses custos funcionam da mesma maneira. Entretanto, você não vai calcular materiais físicos. Você deve calcular, dentre outras variáveis:

A mão de obra necessária para a execução do produto;
A depreciação dos equipamentos usados para a produção;
 Licenças de software.

Despesas variáveis

Já as despesas variáveis dizem respeito aos gastos gerados com a venda do produto. Dentre eles, o frete de transporte até o ponto de venda, a comissão dos vendedores, as taxas bancárias relacionadas à transação da venda e os impostos sobre a sua comercialização (ICMS, PIS, COFINS, IRPJ, CSSL, Simples).

Lucro

Como Fazer a Formação de Preço de Venda de Infoprodutos: Lucro

Como terceiro pilar da formação de preço de venda, temos o lucro. Ele é um pouco mais complexo, pois depende de uma série de questões além das despesas para ser estabelecido.

A porcentagem de lucro deve obedecer:

 A rentabilidade esperada para a sua empresa no plano de negócios;
O ponto de equilíbrio entre o valor máximo que as pessoas estão dispostas a pagar pelo seu produto e o mínimo que você deseja receber por ele;
 Os preços médios da concorrência;
Sua capacidade de produção.

Pense comigo: quanto menos produtos você puder criar ao longo de um mês, maior deverá ser a sua margem de lucro. Agora, se os preços médios dos seus concorrentes forem baixos, a sua porcentagem de lucro cairá um pouco, para evitar que você perca mercado. O mesmo acontece se o valor que você espera receber pelo seu produto for considerado muito caro pelo seu cliente.

No entanto, a taxa de rentabilidade da sua empresa deve ser obedecida, caso contrário será mais difícil que você obtenha o retorno sobre o que foi investido. É preciso examinar esta questão com muito cuidado antes de bater o martelo por uma ou outra porcentagem.

Outros fatores a considerar na formação de preço de venda

Além dos três pilares clássicos da formação de preço de venda que vimos anteriormente, é importante que o empreendedor observe outras questões, tais como a demanda pela sua solução e o reconhecimento sobre a sua autoridade no mercado.

Quanto maior for a demanda pelo seu infoproduto, mais liberdade você terá para aumentar a sua lucratividade. Idem em relação ao seu reconhecimento no mercado. Como a autoridade é a base do sucesso dos empreendimentos digitais, quanto melhor você for conhecido, mais lucro você terá com seus produtos.

Não se esqueça de se inscrever na nossa newsletter para receber mais dicas sobre empreendedorismo digital, estratégias de vendas e planejamento!

Fórmula de Lançamento - Ebook

Mundo Paralelo Virtual

O caminho do zero aos 2 milhões por ano - participe do maior evento virtual de lançamentos da América Latina com Erico Rocha.

Mais Informações

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever autorizo Erico Rocha a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concordo com sua Política de Privacidade.

One thought on “O Que Você Deve Levar em Conta na Formação de Preço de Venda dos Seus Infoprodutos?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *