Como Calcular o Custo de um Produto Digital

Como calcular o custo de um produto digital

Nós conversamos recentemente sobre os principais fatores que devem ser levados em conta ao calcular o preço de um produto digital, você se lembra? Um dos principais pilares da formação de preço é o custo do produto. Hoje vamos falar sobre como calcular o custo de um produto digital.

O custo de qualquer produto abrange  fatores como as despesas necessárias para a sua criação, divulgação e venda. Além disso também devem ser levados em consideração os custos gerais de funcionamento da empresa.

Como Calcular o Custo de um Produto

Os custos estão divididos em três categorias principais:

  • custos fixos: aqueles que devem ser pagos todos os meses;
  •  custos de produção: que variam conforme o ritmo de produção do produto digital;
  • custos variáveis: que flutuam de acordo com o volume de vendas.

Custos fixos

CLIQUE e baixe o ebook!

Aluguel, telefone, energia elétrica, internet, folha de pagamento dos funcionários… todas estas despesas devem ser pagas todos os meses, independentemente da sua empresa ter vendido algum produto ou não,são consideradas custos fixos do seu negócio.

Manter esta estrutura de custos baixa é uma das formas mais seguras de manter a lucratividade do seu negócio.

Gastos com a sua página na internet, domínio e manutenção também entram nesta categoria.

Custos de Produção

São os custos necessários para a criação do produto.  Para saber  como calcular o custo de um produto, você deve incluir custos que das licenças de softwares necessárias para o desenvolvimento e a depreciação das máquinas usadas na criação do produto (como computadores, câmeras e equipamento de áudio que estão envolvidos na produção e devem ser trocados de tempos em tempos). Também é preciso incluir o valor da sua mão de obra por hora trabalhada no produto.

Custos Variáveis

Nesta categoria de custos estão os impostos, a comissão dos afiliados e vendedores, o custo por clique dos seus anúncios de links patrocinados, taxas e demais valores que estejam, necessariamente, atrelados à venda dos seus produtos digitais.

É importante que você fique atento à legislação do seu estado para verificar a tributação e a emissão de notas fiscais.

Com estes três tipos de custos definidos, você consegue ter uma perspectiva real de quanto custa criar cada produto e pode adicionar uma margem de lucro compatível com o seu preço de venda.

Quer saber mais sobre estratégias de preço para produtos digitais? Continue acompanhando o blog!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *