Passo a Passo Como Fazer Uma Página Na Internet

O acesso à internet tem aumentado consideravelmente nos últimos anos e as pessoas utilizam a rede para procurar informações. Marcar presença on-line é fundamental para as empresas de todos os portes e segmentos. Para isso, elas precisam saber como fazer uma página na internet.

Essa tarefa vai muito além de ter um endereço na rede. Site de sucesso deve ser funcional, intuitivo e atrativo.  Saber utilizar adequadamente os recursos disponíveis torna seu negócio conhecido e acessado por qualquer pessoa e qualquer parte do mundo.

Quer começar com tudo no mundo digital? Elaborei um passo a passo com as principais orientações de como fazer uma página na internet.

Como fazer uma página na internet

1º Passo – Criar um domínio

O domínio é seu endereço na internet (modelo: www.nomedasuaempresa.com.br). Você deverá registrá-lo por meio de um prestador – nacional ou internacional – no site Registro.br, órgão responsável pela regulamentação de endereços da web no Brasil.

Recomendo escolher um domínio que utilize o nome da sua empresa, como no modelo que indiquei. Pode acontecer desse endereço não estar disponível, nesse caso, é importante optar por outro bastante próximo à sua marca.

CLIQUE e baixe o ebook!

Evite, no entanto, nomes complicados de serem escritos e longos para evitar problemas de digitação ou outros que prejudiquem o acesso dos usuários. Se o nome da sua empresa não for dos mais fáceis, facilite essa tarefa por meio de abreviações, por exemplo.

Outra dica é registrar todas as possíveis grafias do domínio para que elas sejam direcionadas ao endereço correto. Algumas das principais empresas que fazem registro de domínio e hospedagem são:

2º Passo – Hospede seu site

Para as pessoas acessarem seu site, é necessário que ele esteja hospedado em um local denominado de servidor. Diversas empresas oferecem esse serviço em troca de uma mensalidade. É como se você pagasse um aluguel pela utilização do espaço.

O orçamento está apertado? Acalme-se! A taxa de hospedagem não costuma ser muito alta por aqui e custa, em média, R$ 30. Mas por meio de pesquisa, você pode comparar serviços e recursos disponíveis para encontrar o serviço com melhor custo-benefício para seu site institucional. Sugiro que não feche negócio com o mais barato sem antes avaliá-lo bem, uma vez que problemas com lentidão e falta de suporte pode torná-lo bem caro no final das contas.

Algumas empresas também oferecem hospedagem sem custo, como é o caso da HDFree, HPG, CriandoSite, entre outros. Terra e UOL, por exemplo, também disponibilizam o serviço free a assinantes. Mas grande parte deles obriga a vincular anúncios em seu site.

Ah, também há opção de você contratar o domínio juntamente com a hospedagem, o que facilitará muito a sua vida.

3º Passo – Dê cara ao seu site

Comece a pensar na aparência de seu site. Existem diversas ferramentas disponíveis na internet por meio das quais você pode criar e editar sua página para que ela ganhe o modelo que você deseja expressar. Confira algumas delas:

Google Sites

O Google Sites oferece o serviço de criação de sites gratuitamente. Por meio ele, é possível criar sua página sem dificuldade.

WebNode

O WebNode é considerado um dos melhores criadores de site, por disponibilizar recursos muito interessantes. Por meio dele, é possível a criação de páginas estatísticas, seção de comentários, blog, galeria de fotos, enquetes, fóruns, entre outros.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Winx

Se você quer utilizar recursos em flash no seu site (ou seja, animações), utilize o Wix. Ele facilita muito a elaboração desse tipo de página. Por outro lado, não é possível incluir scripts na página, o que impede a adição de contadores de visita e chats.

4º Passo – Conteúdo

O conteúdo para site empresarial deve ser estrategicamente bem pensado para que as pessoas possam conhecer melhor sobre você e os produtos que oferece. Coloque logotipo, slogan, nome da empresa e informações de contato no rodapé/capa da sua página. Na homepage, destaque o que sua empresa faz e diferenciais de forma resumida. O usuário deve encontrar informações rápidas e suficientes sobre a sua especialidade.

5º Passo – Meça resultados

De nada adiantará aprender como fazer uma página na internet se você não acompanhar os resultados constantemente. Saber quais são as seções mais visitadas pelos seus clientes, quando eles a acessam, sua localização geográfica, como ele chegou até você, entre outras informações permite conhecer melhor sobre seu cliente e investir em estratégias mais assertivas.

Recomendo o Google Analytics, por meio do qual você pode analisar o tráfego do seu site e a eficiência do marketing empregado, tudo isso sem custo algum. Você pode avaliar apenas o site como um todo ou apenas páginas específicas no período desejado (diário, semanal, mensal e anual). Para utilizá-lo, é necessário inserir na sua página.

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Inscrições Encerradas!

QUERO ENTRAR PARA LISTA DE ESPERA

Um comentário sobre “Passo a Passo Como Fazer Uma Página Na Internet”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *