Passo a passo para fazer uma pesquisa de mercado para o seu negócio online

pesquisa de mercado para negócios digitais

A pesquisa de mercado é uma etapa fundamental para o sucesso de qualquer negócio online. É com ela que você poderá mensurar o real interesse do público na sua proposta. Através de uma pesquisa de mercado bem feita você saberá qual é o tamanho do seu público, quais são as suas pretensões e descobrir se a sua solução é adequada.

Existem dois tipos principais nos quais você deverá investir:

1 – Pesquisas quantitativas;

São aquelas baseadas em números. Elas servem para descobrir dados mensuráveis, tais como a quantidade de pessoas interessadas no seu produto, a faixa de renda que elas possuem, possibilidades de lucro, entre outros dados quantificáveis. Este tipo de pesquisa exige a coleta, tabulação e interpretação de dados.

2 – Pesquisas qualitativas.

CLIQUE e baixe o ebook!

Os métodos qualitativos de pesquisa são mais adequados para descobrir aquilo que não pode ser medido, tais como os objetivos e sonhos dos clientes, as suas principais angústias e expectativas em relação à vida, impressões gerais sobre o produto e uma série de informações importantes para o sucesso da sua empresa. Estas pesquisa se baseiam em entrevistas e conversas com as pessoas que fazem parte do seu público alvo.

Você irá me perguntar: Erico, como eu posso fazer para criar uma boa pesquisa de mercado para o meu negócio sem precisar investir rios de dinheiro?

Existem algumas formas acessíveis de fazer a sua pesquisa de mercado que exigem pouco dinheiro e muita dedicação. Por isso elaborei um passo a passo detalhado para que você possa realizar a sua pesquisa sem precisar gastar muito.

Passo 1: Defina muito bem os seus objetivos.

A primeira coisa que você deve fazer é definir muito bem quem é o seu público e o que você deseja saber sobre ele. Imagine que a sua ideia de negócios é criar um serviço online de consultoria de moda para noivas. O que você gostaria de saber sobre elas?

Você pode começar por perguntas mais práticas, como:

  • Qual é a faixa etária dessas mulheres?

  • Quanto elas pretendem gastar com o casamento?

  • Elas gastariam parte do orçamento para obter ajuda profissional para escolher vestido de noiva, acessórios e maquiagem?

E então partir para questões mais abrangentes:

  • Com o que elas sonham para o casamento?

  • Qual é a importância da moda na vida destas mulheres?

  • Quais são os seus principais medos em relação a auto-estima?

E assim por diante, até você descobrir tudo o que deseja saber sobre as suas potenciais clientes.

Passo 02: Colete a maior quantidade de dados que puder.

Descobrindo os seus objetivos chega a hora de coletar dados. Você pode elaborar formulários online com entrevistas e espalhá-las pela web através de ferramentas como o Survey Monkeys ou os Formulários do Google Drive. Você também pode criar um blog com conteúdo sobre casamentos e monitorar os dados no Analytics.

Também é uma boa opção fazer entrevistas pessoalmente com algumas pessoas que fazem parte do seu público-alvo. É muito tentador fazer isso com amigos e familiares, mas evite, pois eles nunca conseguirão dar uma opinião totalmente isenta a você.

Passo 03: Pesquise os concorrentes

Sempre haverá uma empresa com serviços parecidos com o seu, por isso é legal dar uma olhada no que eles vêm praticando. Antes de abrir a sua consultoria especializada em noivas você pode procurar os sites de outras consultoras que oferecem este tipo de serviço, você também pode procurar associações de profissionais e observar se há algum tipo de regulamentação sobre preços e serviços.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Quem quer investir em algum segmento que possua empresas com capital aberto tem uma grande vantagem nesta etapa da pesquisa. Empresas com acionistas devem, por lei, divulgar o seu balanço patrimonial ao público, lá você irá encontrar informações valiosas sobre investimentos, custos e lucros.

Passo 04: Teste a sua ideia

Após reunir todos os dados, você já tem uma boa noção do que pode funcionar ou não para o seu negócio online. A partir disso você pode elaborar um estudo sobre o que irá oferecer aos seus clientes e testar a sua aceitação.

Existem algumas formas de fazer isso: a primeira delas é usar a base de contatos que você conquistou criando conteúdo. No caso da consultoria para noivas é possível sortear consultas grátis com as noivas que acessam o blog e monitorar as reações delas.

Outro modo é usar as plataformas de crowdfunding. Com elas você poderá medir não só quem se interessa pelo seu serviço, mas também o quanto as pessoas apostam financeiramente no seu negócio. Crie uma campanha com uma meta realizável e ofereça pacotes de serviço como recompensa.

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

2 thoughts on “Passo a passo para fazer uma pesquisa de mercado para o seu negócio online”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *