Como Aproveitar o Google Imagens Para Divulgar o Site Do Seu Negócio

Como Aproveitar o Google Imagens Para Divulgar o Site Do Seu Negócio

O Google se tornou uma plataforma cada vez mais importante para as empresas. Atualmente, há sempre uma disputa pelo melhor posicionamento no site de busca, com o foco de atrair mais tráfego para seu negócio. Mas você sabia que também é possível utilizar o google imagens nessa estratégia?

Tal ferramenta pode fazer com que as imagens do seu site sejam posicionadas em uma área exclusiva do buscador, destinado apenas a elas. Com isso, é possível tirar proveito de mais uma fonte de tráfego, garantindo um maior alcance da sua marca aos seus clientes.

Neste artigo você verá:

  • – o que é e como funciona o google imagens;
  • – como aparecer bem no google imagens;
  • – como funciona a pesquisa por imagem.

O que é e como funciona o google imagens

O Google Imagens foi criado em 2001, três anos depois da fundação do Google. Sua criação foi motivada após a cantora Jennifer Lopez surgir usando um vestido Versace na premiação do Grammy em 2000.

O vestido fez tanto sucesso, que os fãs da artista passaram a buscar pelas fotos da peça no Google, em uma época em que ele ainda não possuía uma seção dedicada somente a imagens, e os resultados apontavam apenas para links com textos.

Com isso, foi necessário atualizar a plataforma para atender a essas buscas. Após o surgimento dessa demanda, os engenheiros trabalharam para desenvolver o Google Imagens, que foi lançado no ano seguinte.

Por meio dessa ferramenta, é possível encontrar sites, conteúdo ou fotos específicas, utilizando uma pesquisa por imagem, em vez de texto. Isso é conhecido como reverse image search, ou busca reversa de imagem.

Alguns setores possuem a imagem como ponto principal, ou seja, empresas de decoração, arquitetura, roupas, comida, dentre outras. Com isso, o marketing visual ocupa um papel importante para o negócio.

Como aparecer bem no google imagens

Ficar nas primeiras posições da SERP (Search Engine Results Page, que em português significa “Página de Resultados”) de imagens do Google é muito mais fácil do que na barra de pesquisas. Portanto, otimizar as imagens é uma ótima oportunidade para a sua empresa.

Com isso, também é possível conseguir uma melhor posição na barra de pesquisas, pois o Google geralmente prioriza sites que possuem imagens otimizadas.

Confira como aparecer bem no google imagens:

Adicione Alt text (texto alternativo)

Adicionar o texto alternativo, com a palavra-chave principal do seu texto, no momento de colocar a imagem em seu site, é essencial. Essa pequena informação pode parecer irrelevante, mas é essa alteração que fará com que sua imagem apareça quando alguém fizer uma pesquisa por palavra-chave.

Renomeie as imagens

É importante renomear as imagens antes de subi-las em seu site. Para isso:

  • – dê um clique sob a imagem que deseja renomear;
  • – com o botão direito do mouse clique sobre a imagem e escolha a opção renomear;
  • – renomeie a imagem de acordo com o que ela representa e utilizando a palavra-chave principal do conteúdo;
  • – as palavras devem ser separadas por hífen no lugar de espaços, sem que haja caracteres especiais.

Reduza o tamanho das imagens

Sites que têm um carregamento lento costumam ser “penalizados” pelo Google, o que, consequentemente, acaba prejudicando o seu ranking. Por isso, fazer a compactação é essencial.

Existem algumas ferramentas de SEO e plugins no WordPress – como o Smush – que você pode usar para comprimir o tamanho das suas imagens e convertê-las em JPG. Também existem ferramentas manuais e gratuitas disponíveis para isso – como o iloveimg.

Crie imagens únicas

Quando utilizamos a ferramenta do google imagens, por mais que estejamos bem posicionados no ranking, ela também precisa chamar atenção.

Com isso, se o seu negócio tem como foco as fotografias, é necessário ir além dos bancos de imagem para que possa refletir e, realmente, chamar atenção para sua empresa.

Além disso, fotos originais só podem ser rastreadas até o seu site, quando feita uma pesquisa por imagem. Assim, se houver uma produção original, de alta qualidade e visualmente atraente, as pessoas podem querer replicar esse conteúdo, utilizando links externos que direcionam para seu site.

Como funciona a pesquisa por imagem?

É possível fazer a pesquisa por imagem de quatro formas, são elas:

  • – fazer upload de uma imagem;
  • – arrastar e soltar uma imagem;
  • – usar uma URL;
  • – clicar com o botão direito em uma imagem.

Vamos detalhar cada uma delas:

Pesquisa por upload de imagem

Para pesquisar por upload de imagem, basta clicar no ícone da câmera na caixa de pesquisa do Google. Em seguida, escolha a opção “Envie uma imagem” e faça o upload da foto que deseja buscar.

Arrastar e soltar uma foto

Essa opção é bastante simples. Basta arrastar o arquivo do seu computador e soltar na caixa de pesquisa.

Usar uma URL

Semelhante ao primeiro item, basta clicar no ícone da câmera, mas, em vez de enviar a imagem, você vai selecionar a opção de “Colar o URL da imagem”.

Pesquisa pelo botão direito

Se você estiver navegando na internet e quiser saber mais sobre uma imagem, basta clicar sobre ela com o botão direito do mouse e selecionar “Procurar imagem no Google”.

Gostou de saber as vantagens de utilizar o google imagens para seu negócio? Confira mais artigos como esse no blog da Ignição digital. 

Fórmula de Lançamento - Ebook

Entre os dias 26 e 29 de janeiro de 2021, vai acontecer o Desafio 6 em 7. Uma série de 4 encontros onde eu vou mostrar como faturar 6 dígitos em 7 dias no seu negócio atual ou em um novo negócio online.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever autorizo Erico Rocha a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concordo com sua Política de Privacidade.

2 thoughts on “Como Aproveitar o Google Imagens Para Divulgar o Site Do Seu Negócio”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *