O Que É e Como Fazer a Gestão do Conhecimento da Sua Empresa

Aprenda o que é e como fazer a gestão do conhecimento na sua empresa

Se você é do tipo de pessoa que pesquisa sobre empreendedorismo e administração, com certeza você já se deparou com o termo gestão do conhecimento. Mas o que ele é? Como implementar no seu negócio? Calma, ele é bem mais simples do que parece e hoje eu vou te explicar como isso funciona. Confira a seguir.

A Gestão do Conhecimento

De forma sintetizada o seu nome autoexplicativo. O objetivo dessa gestão é facilitar a identificação, além de analisar e aplicar de conhecimentos existentes no seu negócio, assim como apontar conhecimentos não existentes, porém necessários para o desenvolvimento da empresa.

Mas como funciona a gestão do conhecimento? O primeiro passo é identificar os conhecimentos que todos os colaboradores da empresa têm, independentemente do nível hierárquico. O segundo passo é transformar esses conhecimentos em processos e normas, para que o seu negócio não fique “refém da inteligência e capacidade” de alguns colaboradores.

Além disso, outra vertente da gestão do conhecimento é identificar conhecimentos necessários para o desenvolvimento da empresa, mas que você ainda não dispõe na equipe. A partir desses dados você pode investir em treinamento e desenvolvimento e maximizar os seus resultados de forma assertiva.

Como implementar a Gestão do Conhecimento na sua empresa

CLIQUE e baixe o ebook!

Comece com análises minuciosas da sua equipe. Levante os conhecimentos dos colaboradores através de pesquisas, questionários e relatórios dos gestores.

Posteriormente você precisa usar esses indicativos para elaborar uma estratégia, em que toda a empresa utilize esses conhecimentos. Num primeiro momento através de aprimoramento e treinamento, depois através de novas normas e regras.

Quer um exemplo? Imagine uma marcenaria, em que um dos profissionais sabe aproveitar melhor as peças de madeira, pois ele utiliza uma técnica de corte especial. Sendo assim a empresa identifica essa técnica, repassa para os outros colaboradores e implementa ela como novo método obrigatório para todos.

Além disso, a gestão do conhecimento serve para identificar se todos os profissionais desempenham suas funções com a plenitude necessária para a qualidade. Por exemplo, um dos marceneiros dessa empresa pode até aprender a nova técnica, mas ele também pode quebrar as regras e não a implementar, ocasionando prejuízos. Entendeu?

Novas competências

Ao longo do tempo a empresa, os processos e os colaboradores tendem a ficar saturados, e cabe a gestão do conhecimento identificar novas competências que maximizem os resultados do negócio.

Por exemplo, a marcenaria citada acima pode identificar nas concorrentes uma nova técnica de corte com a mesma máquina, que diminui o tempo de trabalho em até 35%. Incrível, não é mesmo?

A partir de oportunidades como essa sua empresa tem a possibilidade de adquirir muito conhecimento, para capacitar os colaboradores e potencializar os resultados.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Essa gestão é um processo cíclico e colaborativo

A gestão do conhecimento deve ser cíclica, sendo implementada sempre que for identificada uma pendência ou oportunidade para sua empresa.

Mas é extremamente necessário contar com a colaboração da equipe, para que eles se sintam parte integrante da empresa além de compartilhar seus conhecimentos e proporcionar insights para todos.

Aprendeu sobre a valiosa gestão do conhecimento? Acompanhe o Ignição Digital através da newsletter e receba muito mais sacadas como essa!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *