O Que É Venture Capital?

O Que É Venture Capital

Você é dono de uma startup, possui um empreendimento ou está em busca de investimento para iniciar o seu negócio? Alguns termos sobre o assunto podem ser novos para o seu vocabulário, mas eu vou simplificar um deles para ajudar você: aprenda tudo sobre o venture capital.

Capital de risco ou venture capital

Não se espante, as duas denominações estão corretas! Porém, existem várias modalidades de investimento, como investidor anjo, love money, capital semente, venture capital, entre outros. Para você ficar bem contextualizado eu vou apresentar de forma resumida os principais:

Love money: investimento por parte da família ou amigos.

IPO: quando uma empresa abre capital através da bolsa de valores.

Private equity: um investimento com objetivo de preparar o negócio para IPO ou fusões futuras.

Seed capital: investimento originário de fundos que administram recursos de vários investidores.

Os quatro tipos de investimentos citados acima contemplam empresas de porte micro, grande e gigante. Em contrapartida, o venture capital é focado nas PME (Pequenas e Médias Empresas). Dessa forma, o investimento é destinado para negócios que já possuem um faturamento considerável, mas ainda tem muito potencial para crescimento.

O objetivo principal do venture capital é fazer a empresa avançar, expandir e alcançar máximos resultados com um valor X de investimento. Esse valor tem uma média de R$2 milhões a R$10 milhões, sendo que o resultado final do processo de investimento pode ser a venda da empresa, fusão com outro empreendimento ou abertura de capital.

Quando o investimento é bem aproveitado pela empresa, todos saem ganhando, pois os investidores lucram, a empresa encorpa e os empreendedores prosperam.

Dicas para receber venture capital em seu negócio

O Que É Venture Capital
A primeira dica é organizar o
planejamento e controle financeiro do seu negócio! Assim você poderá calcular com exatidão quanto vale a sua empresa, um dado extremamente essencial para você negociar com os investidores.

Além disso, você precisa ter vários indicadores em mãos, como fluxo de caixa, balanço patrimonial, entre outros.

A segunda dica é preparar uma apresentação interessante e completa do seu negócio. O chamado pitch permite que você apresente sua empresa como um todo, com o objetivo de convencer o investidor a confiar em seu potencial. Para isso, estude os seus pontos fortes, reúna dados, treine e domine completamente o conteúdo da apresentação.

A terceira dica é se preparar para muitos desafios. Venture capital significa crescimento para sua empresa em todos os sentidos, seja financeiro, lucrativo, de trabalho, de concorrência, de problemas, resumindo: empresas grandes, grandes responsabilidades!

Entendeu o que é venture capital? Gostou da minha explicação e dicas? Então assine a newsletter do Ignição Digital e surpreenda-se com várias outras sacadas sobre empreendedorismo.

Fórmula de Lançamento - Ebook

Mundo Paralelo Virtual

O caminho do zero aos 2 milhões de faturamento por ano. Participe do maior evento virtual de lançamentos da América Latina com Erico Rocha.

Mais Informações

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever autorizo Erico Rocha a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concordo com sua Política de Privacidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *