Como Ter Planejamento e Controle Financeiro em Seus Negócios

planejamento e controle financeiro

Quando um empreendedor começa um novo negócio, normalmente define quais são os seus objetivos para a empresa no curto, médio e longo prazo, certo? As esperanças de conquistar o mercado, crescer e realizar sonhos estão mais afloradas do que nunca e é possível que o pensamento prático seja deixado de lado por alguns momentos. Contudo é extremamente importante que o empreendedor coloque os pés no chão e foque em criar um bom planejamento e controle financeiro para atingir todas as metas.

A importância de ter planejamento e controle financeiro

Criar um planejamento financeiro é necessário para descobrir quais são as necessidades do negócio, verificar a sua viabilidade econômica e encontrar o seu verdadeiro potencial de rentabilidade.

Já o controle financeiro é importante para que o empreendedor possa manter os planos, verificar desperdícios e aprimorar processos de forma a otimizar os ganhos da empresa.

Juntos, planejamento e controle financeiro, representam o coração de qualquer empresa, pois é através do sucesso destas ações que a empresa conseguirá apresentar resultados positivos e aproveitar o máximo das suas potencialidades.

Como começar?

O primeiro passo para conquistar a saúde das contas do seu negócio através do planejamento e controle financeiro é criar um bom planejamento.

É o seu plano financeiro que irá demonstrar onde é necessário investir, quais são os resultados esperados, as metas a alcançar e as reais possibilidades de ganho com a oferta dos produtos e serviços, a projeção de gastos e demais informações necessárias para o funcionamento do seu negócio.

O ideal é que você faça do planejamento um processo contínuo, alinhando as suas diretrizes conforme a realidade presente do negócio e de olho nas metas para o futuro.

Controle financeiro: a chave para o sucesso

Uma vez que o planejamento financeiro já tenha estabelecido as diretrizes para um determinado período, começa o papel do controle das finanças.

Este processo também é contínuo, já que é através dele que o empreendedor conseguirá acompanhar o dia a dia das finanças. Operações como fluxo de caixa, demonstrações contábeis, como o DRE – Demonstração dos Resultados do Exercício – fazem parte do controle financeiro necessário para qualquer negócio.

As suas principais vantagens são a redução de desperdícios, um controle maior sobre os custos de operação do negócio e o fornecimento de material para fazer projeções financeiras mais realistas, colaborando para uma gestão mais eficiente do negócio e maior lucratividade.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância de ter planejamento e controle financeiro sempre em dia, descubra novas sacadas sobre empreendedorismo e gestão de negócios diretamente na sua caixa de e-mails. Para ter acesso a elas basta assinar gratuitamente a newsletter do Ignição Digital cadastrando o seu e-mail no box destacado nesta página.

 

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *