Como Fazer Balanço Patrimonial Para a Minha Empresa?

Como Fazer Balanço Patrimonial Para a Minha Empresa?

Analisar custos, estoques, quantidade de vendas e a presença de lucro nas atividades da empresa é uma operação complexa, feita pelo setor contábil da empresa.

Contudo é muito importante que o empreendedor também saiba como fazer balanço patrimonial para verificar a situação corrente da sua empresa.

É sobre isso que falarei neste artigo!

Como fazer balanço patrimonial e quais são os elementos que o compõe?

O balanço patrimonial é um documento obrigatório para todas as empresas e a sua realização anual é prevista no código civil brasileiro. Ele também é necessário para as retiradas de lucro feitas pelos sócios.

Na definição técnica, o balanço anual (ou patrimonial) é o levantamento dos ativos e passivos da empresa e a demonstração do resultado do ano anterior para verificar se houve lucro ou prejuízo nas operações.

O balanço anual é muito importante para que haja um completo entendimento da situação financeira da empresa, o que permite análises de mercado precisas e mais certeza da posição do seu negócio perante os concorrentes.

O documento é composto por diversos elementos, que devem ser baseados nas informações do fluxo de caixa. Identificá-los de forma correta é o primeiro passo para aprender como fazer balanço patrimonial corretamente. São os seguintes:

Ativos patrimoniais

Nesta categoria estão todos os bens e direitos que pertencem à empresa. Valores como o saldo em caixa, veículos, imóveis e até mesmo o direito sobre investimentos financeiros e o saldo devedor de clientes são contabilizados nesta categoria.

São considerados ativos os lançamentos contábeis que trouxeram saldo positivo para o patrimônio da empresa.  Ou seja, tudo o que está sob posse legal da empresa e também aquilo que ela tem direito de possuir.

Passivos Patrimoniais

Ao contrário dos ativos, os passivos patrimoniais correspondem às obrigações da empresa. Entram nesta categoria os custos, salários, as dívidas, impostos a pagar, etc.

Todo lançamento que faça o dinheiro sair do caixa da empresa é considerado um passivo, mesmo que essas obrigações sejam direcionadas aos sócios. Deste modo, os pró-labores também são considerados lançamentos passivos.

Patrimônio Líquido

O patrimônio líquido é justamente aquele relativo às obrigações da empresa com os sócios. São contados os valores referentes ao capital social da empresa e todas as entradas de dinheiro proporcionadas pelos sócios, que futuramente, a empresa deverá pagar de volta aos funcionários.

A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) também deve ser contabilizada nesta categoria do balanço patrimonial. É ela quem indica a presença de lucro ou prejuízo no período examinado por aquele balanço.

O resultado do balanço patrimonial sempre será igual em ambos os lados, uma vez que todos os ativos possuem lançamentos correspondentes no passivo e no patrimônio líquido.

Agora que você já sabe como fazer balanço patrimonial, confira mais novidades e dicas de empreendedorismo digital. Assine a newsletter do Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Ebook

GARANTA SEU INGRESSO PARA O MAIOR EVENTO DE MARKETING DIGITAL DA AMÉRICA LATINA
Preencha o formulário e faça parte do Mundo Paralelo

Mais Informações

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever autorizo Erico Rocha a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concordo com sua Política de Privacidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *